Connect with us

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Na Câmara dos Deputados, Dona Raimunda Quebradeira recebe Diploma Mulher-Cidadã

Publicado

em

Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (26), a Câmara dos Deputados entregou o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós para Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como “Dona Raimunda, a quebradeira”. O prêmio é dedicado às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero.

Dona Raimunda agradeceu a homenagem e disse que o prêmio é um reconhecimento a todas as mulheres quebradeiras de côco que lutam para garantir os seus direitos. “Nós, mulheres quebradeiras, somos discriminadas, mas somos fortes, guerreiras, lutamos juntas e esse prêmio é em homenagem a todas as quebradeiras e extrativistas”, disse.

Sobre a homenageada

Mãe de sete filhos, sendo um de criação, a quebradeira atuou desde muito jovem no trabalho extrativista da quebra de côco babaçu, fundou o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), em 1991, que engloba os Estados do Tocantins, Piauí, Pará e Maranhão.

Também foi responsável pela Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural Extrativista do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), uma das fundadoras da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip), onde contribui na conscientização das mulheres sobre saúde, sexualidade e direitos civis.

Pela sua atuação e história, recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva (Assembleia Legislativa do Tocantins) e o Diploma Bertha Lutz (Congresso Nacional) e também recebeu homenagens internacionais de defesa dos direitos humanos de países como Finlândia e Inglaterra.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Imagens de flat e boate contradizem depoimento de modelo que acusa Irajá de estupro

Publicado

em

A pedido da defesa do senador Irajá Abreu, a boate Café de la Musique e o hotel La Residence entregaram à Justiça de São Paulo imagens que mostram o parlamentar acompanhado da modelo Hellen Haas na noite do último dia 22 e também da madrugada do dia 23.

Ao acusar Abreu de estupro, a modelo alegou ter sofrido um “apagão” e recobrado a consciência “já com o investigado em cima de si, mantendo conjunção carnal”.

Ao se manifestar nos autos do inquérito, o advogado Daniel Bialski afirma que a versão de Haas “não condiz com a realidade”.

“Todas as imagens de CFTV requisitadas, de todos os locais em que estiveram naquela data, revelam justamente o contrário, ou seja, de que eles chegaram de mãos dadas, caminhando tranquilamente, e, mais que isso, mostrando que ela manuseara seu celular, conduta incompatível com alguém que estaria alegadamente sem a capacidade e  discernimento de seus atos.”

O advogado acrescenta que o exame de corpo de delito de Irajá também rebate a tese de que houve luta corporal e que a modelo se recusou a entregar o celular, cujo conteúdo pode ajudar a “esclarecer detalhes ainda não totalmente esclarecidos” do episódio. (O Antagonista)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 4 nomes são cotados para disputar presidência da Câmara

Publicado

em

Com quase 70% de mudança para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Araguatins e o aumento de 11 para 13 cadeiras, promete acirrar a disputa pelo comando da Casa de Leis.

Quatro nomes são cotados para disputar a presidência do Parlamento Municipal, para o biênio 2021/2022. Os novatos Antônio Evangelista (SD) e Roberto Pires (SD), o ex-presidente Rômulo Ferreira (REPUBLICANOS), que volta à Câmara na próxima legislatura e o atual presidente Darlan Pernambuco (DEM).

A eleição acontece dia 1ª de janeiro, logo após a posse dos parlamentares.

Nos bastidores, a informação é que a opinião de Aquiles da Areia (PP), prefeito eleito, deve ser determinante na escolha e deve ser o primeiro teste da composição de sua base na Câmara.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta sexta, 27

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze