Connect with us

Bico do Papagaio

SÃO SEBASTIÃO: Presidente da Câmara se defende de acusações

Publicado

em

Em entrevista concedida na segunda-feira, 4, o vereador Saturnino Rodrigues de Morais (DEM), respondeu às denuncias feitas pelos vereadores Altair Ferreira Sousa (PPS) Leonildo Evangelista Nunes (PSB) e Valmir Pereira de Sousa (PMDB). O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Tocantins, se declarou surpreso, já que o assunto tinha sido debatido em plena sessão ordinária da casa, e que tinha ficado clara a legalidade do contrato com o prestador de serviços, Valdinez Ferreira de Miranda, para consultoria e assessoria jurídica.

Disse ainda que a denúncia feita ao Ministério Público Estadual, pelo vereador Valmir, é leviana, já que este levantou suspeições, cogitando que ele (presidente) recebe parte do contido no contrato com o prestador de serviços, e que por isso, vai processá-lo.

Sobre o combustível (óleo diesel) constante de requisição da Câmara, sem que esta tenha um só veiculo, como patrimônio ou contratado, Saturnino admitiu ter expedido e assinado o documento, autorizando 25 litros, conforme nota do dia 29/12/2009, mas alegou que se tratava de uma doação. A referida foi feita a um cidadão, que conseguiu o transporte para fazer uma mudança mas não conseguiu combustível, no que ele usou cota da Câmara para atender ao pedido.

Durante a entrevista, prometeu reembolso aos cofres municipais, e ressaltou que é costume abastecer seu próprio veiculo por conta da Câmara de São Sebastião do Tocantins, já que o utiliza para serviços da casa, e prestação de serviços sociais aos munícipes.

Acusação

Valdinez Ferreira de Miranda, o contratado para prestação de serviço jurídico, é contabilista CRC-TO nº 083, com escritório profissional em Palmas, (Rua S-7 nº 35-103 Sul) no que os vereadores questionaram também o exercício da atividade jurídica para a Câmara, quando o profissional é contador.

Também entendem ser o valor mensal, R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais) exorbitante, porque comparando com outras Câmaras da região, outros profissionais (advogados) cobram bem menos. E ainda, quanto a dispensa de licitação, ser controversa, já que existem exemplos diversos tidos como ilegais tais procedimentos.

Defesa

O presidente da Câmara deixou transparecer, que manteve o contrato com o prestador de serviços, baseando-se no artigo 25 da Lei 8.666, que considera “inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição” e estabelece em seu item II que isso vale “para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 da referida Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização”. Entre os serviços previstos no artigo 13 está o “patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas”, o que em tese encerraria qualquer discussão sobre a legalidade do ato praticado pela Mesa Diretora do Legislativo. (Fm Nativa)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Polícia impede furto de sacas de soja em trem

Publicado

em

No início da noite desta segunda-feira, 26, por voltas das 18h45, policias militares da 5ª Companhia Independente em Aguiarnópolis, impediram o furto de 17 sacas de sojas de 50 kg cada, que estavam acondicionadas no compartimento de cargas de um trem estacionado no pátio da ferrovia norte/sul, naquele município. Os suspeitos já haviam retirado a carga dos vagões do trem, quando foram surpreendidos com a aproximação dos patrulheiros.

Os militares faziam patrulhamento e se aproximaram, juntamente com os inspetores de segurança da área em que os trens ficam parados, quando perceberam que três elementos empreenderam fuga do local e adentraram em um matagal próximo, deixando para trás todas as sacas de sojas que haviam sido retiradas dos vagões do trem. Os militares realizaram diversas incursões na tentativa de capturar os suspeitos, que conseguiram fugir.

Diante da situação, os responsáveis foram orientados a procurar a delegacia de plantão, para registrar o fato.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Qualiquanti Gauss mostra disputa acirrada pela Prefeitura. Alberto tem 45,38% contra 40,77% de Elisângela

Publicado

em

Pesquisa Qualiquanti Gauss, realizada no dia 15 de outubro, aponta disputa acirrada pela Prefeitura Municipal de São Miguel, no Bico do Papagaio. O candidato do SD, Alberto Moreira, lidera com 45,38% das intenções de votos. A prefeita e candidata à reeleição, Elisângela (PP), aparece na segunda colocação com 40,77%.

Ronaldo Barbalho (PATRIOTA) e João da Farmácia (PT), vem respectivamente com 3,08% e 2,31%.

Não sabe ou não opinou são 7,69%; Branco e nulo 0,77%; Nenhum 0%.

Espontânea

Na espontânea, a prefeita Elisângela lidera, com 39,23%. Alberto Moreira vem com 37,69%; Ronaldo Barbalho 3,08%; João da Farmácia 1,54%; Não Sabe/Não Opinou 18,46%.

Rejeição

Elisângela é a candidata mais rejeitada, com 27,69%. Em segundo lugar na rejeição vem João da Farmácia com 21,54%, seguido por Alberto Moreira com 13,08% e o menos rejeitado é Ronaldo Barbalho 6,15%. Não sabe/Não opinou 30% e 1,54% não rejeita nenhum dos candidatos.

Dados

O Instituto Qualiquanti Gauss ouviu 130 eleitores. Margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: TO-05800/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta terça, 27

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Araguatins nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta terça, 27. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AQUILES DA AREIA (PP): Às 9h participa de reunião na Associação Comercial e Industrial de Araguatins (ACIAT) e no período noturno tem reunião política com vereadores em bairros da cidade.

CLÁUDIO SANTANA (MDB): Às 16h30 faz caminhada nas ruas Marechal Rondon, Castelo Branco e adjacências. Às 19h40 comício na Rua Alfredo Gonçalves da Silva entre Castelo Branco e Marechal Rondon.

IAN CAVALCANTE (PL): Faz visitas nos bairros Conjunto Vitória e Cristal durante todo o dia.

RONALDINHO: Não divulgou agenda.

ROCHA MIRANDA (PTB): Não divulgou agenda.

Continue lendo
publicidade Bronze