- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Saúde continua com testes rápidos de Covid-19 à disposição de municípios do Bico

Mais Lidas

Em continuidade às ações do Plano Nacional de Expansão da Testagem para covid-19, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ainda tem disponível milhares de testes rápidos, que aguardam retirada, por parte de municípios biquenses.  As entregas que começaram no final de outubro deste ano, ocorrem na sede do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/TO) em Palmas e no Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA).

Para a retirada dos testes no Lacen/TO os municípios devem apresentar ofício emitido da gestão municipal de saúde solicitando a entrega dos testes rápidos para detecção de antígeno Sars-Cov-2/Covid-19; e o termo de compromisso e responsabilidade também assinados pelo gestor, além de caixa térmica ou de isopor com gelox, higienizada e sem nenhum outro item para o armazenamento e transporte exclusivo dos kits.

“Vale lembrar que estes testes deverão ser realizados por profissionais capacitados e aptos ao procedimento da coleta da amostra e protocolo técnico de execução do teste e devem ser armazenados e conservados em temperatura ambiente, refrigerada entre 2 a 3 graus, a depender das orientações do kit”, destacou a diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas.

A diretora reforçou que a importância dos municípios retirarem os kits e realizarem a testagem da população. “É a forma mais eficaz de monitoramento epidemiológico e também da vigilância genômica. Ou seja, aqueles que tiverem resultado positico pelo teste rápido podem ser submetidos a coleta para o teste de RT-PCR para, de acordo com os critérios técnicos, complementar a estratégia de vigilância das variantes do vírus SARS-CoV-2”, completou.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias