Connect with us

Bastidores

Saúde do Tocantins apresenta prestação de contas na Assembleia Legislativa

Publicado

em

O secretário de Estado da Saúde, doutor Edgar Tollini, esteve na manhã desta quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa (AL), para participar da Audiência Pública de prestação de contas dos recursos da saúde dos 1° e 2° quadrimestres de 2020. Os números foram expostos na Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, da Casa de Leis.

Segundo o doutor Edgar Tollini, a Audiência Pública é uma oportunidade relevante para mostrar como estão sendo utilizados os recursos públicos. “A Secretaria tem como primazia, a transparência. Sabemos da nossa responsabilidade e buscamos apresentar com clareza, para os deputados e a sociedade, os gastos feitos. E esse detalhamento faz uma diferença, para saber onde estão os nossos gargalos”, explicou o gestor.

O orçamento aprovado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2020, foi de R$ 1.713.196.009. Durante a audiência, foram apresentados os gastos e os investimentos na saúde do Tocantins nos primeiros meses deste ano. A previsão anual de 2020 era aplicar 16,37% de recursos próprios em saúde, entretanto, já no segundo quadrimestre a SES aplicou 17,61%, superando a meta estabelecida.

O Tocantins também superou, nos dois quadrimestres, as metas de taxa de mortalidade infantil e a redução ao ano da proporção de nascidos vivos de mães adolescentes de 10 a 19 anos, bem como zerou a fila da hemodiálise. Quanto à qualificação profissional, a SES, nos primeiros meses de 2020, promoveu, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, 202 capacitações nas unidades administradas pela Secretaria.

Ações no enfrentamento à Covid-19

A SES, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, trabalha de maneira proativa e responsável no combate à doença. O Tocantins não encaminhou nenhum paciente acometido pela Covid-19 para outros estados da federação. Porém, a Secretaria esclarece que as unidades hospitalares tocantinenses receberam pacientes de pelo menos quatro Estados.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) tem sido referência no país e, atualmente, realiza 2.000 testagens diárias em Palmas e 300 em Araguaína, sendo os resultados dos exames disponibilizados em 24 horas. O Tocantins também é destaque pelos leitos montados para o enfretamento à Covid-19. Em Augustinópolis, por exemplo, foram instalados 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  

Presentes na audiência

Estiverem presentes na Audiência Pública os deputados estaduais: Nilton Franco, Valderez Castelo Branco, Elenil da Penha, Zé Roberto, Vanda Monteiro, Ivory de Lira, Junior Geo, Cleiton Cardoso, Olyntho Neto, além da promotora de Justiça responsável pelas questões relacionadas à saúde pública, doutora Araína D’Alessandro. (Erlene Miranda)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Terceiro prefeito no Tocantins morre por Covid

Publicado

em

O prefeito de Dois Irmãos do Tocantins, João Carlos Botelho (PSD), morreu na manhã desta quinta-feira (13), vítima da Covid-19. Ele ficou mais de 50 dias internado tratando da doença. A informação foi confirmada pelo superintendente de administração Gustavo Neto.

João Carlos tinha 57 anos. Ele teve confirmação de coronavírus em março e foi internado em Palmas. Depois, no dia 18 de março, foi transferido para a UTI do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), em São Paulo.

Continue lendo

Bastidores

Comitê de Crise de Combate à Covid-19 se reúne

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 13, o Comitê de Crise de Combate à Covid-19 se reuniu virtualmente para discutir sobre as ações de combate à pandemia no Tocantins.

Durante a reunião o secretário da Saúde, Edgar Tolini, falou que o Tocantins hoje tem fila zero de pacientes esperando por leitos clínicos e por leitos de UTI.

A secretária da Educação, Adriana Aguiar, falou sobre os vários pontos favoráveis para o retorno das aulas presenciais.

Já o governador Mauro Carlesse afirmou que o Estado precisa voltar à normalidade, mas priorizando todos os protocolos de segurança.

Continue lendo

Bastidores

Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 é criada pelo Governo Federal

Publicado

em

Foi publicada, em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (10), a criação de uma Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, que será vinculada ao Ministério da Saúde.

De acordo com nota encaminhada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a Secretaria vai exercer a função de representante da pasta na coordenação das medidas que serão executadas durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da pandemia da Covid-19.


Além disso, caberá ao órgão “propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e o Distrito Federal, bem como definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação”. (Brasil 61)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze