Connect with us

Tocantins

Saúde é questionada sobre medidas para evitar variante indiana da Covid-19 no Tocantins

Publicado

em

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) requisitou, nesta terça-feira, 25, informações sobre as medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para a contenção da nova variante indiana da Covid-19 (chamada de B.1.617) no Estado do Tocantins.

A promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital e autora dos pedidos, cita a confirmação de casos da nova variante no estado do Maranhão, bem com o acompanhamento de casos suspeitos nos estados do Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

Por fim, o MPTO estabelece um prazo de cinco dias para que a Sesau forneça informações sobre medidas preventivas de contenção, barreira e bloqueio que o Estado do Tocantins está adotando nas fronteiras com os estados do Maranhão e Pará. (João Lino Cavalcante)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

De janeiro até a primeira quinzena de setembro, foram cerca de 1,5 mil acidentes de trânsito no Tocantins

Publicado

em

Estabelecido no Brasil como referência à regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorrido em 23 de setembro de 1997, o Dia Nacional do Trânsito se transformou, praticamente, em símbolo de alerta máximo, e não como data para celebrar avanços, progressos e conscientização, de fato, de condutores e pedestres.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), uma das principais forças de atendimento às ocorrências envolvendo trânsito no Tocantins, já registrou 1.419 acidentes este ano, entre janeiro e a primeira quinzena de setembro.

Na avaliação do comandante Operacional do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, “o Dia Nacional, nesse momento, é uma data para alertar”, reforça.

Um levantamento realizado pelo Sistema de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (Siocb), identificou 467 atendimentos a ocorrências de trânsito definidas pela corporação como colisão veículo leve x motocicleta, em oito meses e meio.

É o maior volume de atendimento entre as diversas naturezas de ocorrências no dia a dia dos militares.

Contudo, segundo o coronel Peterson Ornelas, há o que se comemorar. “Não podemos esquecer as diversas tentativas feitas pelos órgãos do setor de trânsito, como os investimentos nas vias públicas, nas campanhas de conscientização, nas blitzes educativas, entre outros. E por outro lado, há também muitos cidadãos mais conscientes, responsáveis”, destaca.

“Todos os esforços são válidos e precisam continuar ocorrendo, pois o trânsito ainda é violento. A conscientização para uma direção veicular cada vez mais cuidadosa não pode parar, para que assim tenhamos um Dia Nacional do Trânsito, de fato, para celebrar a vida e o respeito entre aqueles que integram o ambiente das vias públicas”, completa o coronel.

Estatísticas

A segunda maior quantidade de ocorrências atendidas pelo CBMTO é a de natureza queda de motocicleta. Desde o começo do ano, já são 370 registros.

A colisão entre motocicletas é a terceira em maior quantidade de atendimentos no Tocantins, chegando a 133 casos.

Os demais tipos de acidentes estão bem abaixo no comparativo. Para se ter uma ideia, a quarta natureza de ocorrência é relacionada a capotamento/tombamento, somando 83 ocorrências. E a quinta é de colisão entre veículos, com 68 registros.

As motocicletas estão presentes em 1.076 atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar, enquanto os veículos leves somam 680 atendimentos. (Luiz Henrique Machado)

Continue lendo

Tocantins

Grupo no Tocantins é suspeito de seduzir mulheres, conseguir “nudes” e espalhar em redes sociais

Publicado

em

Com o objetivo de apreender dispositivos de mídia que estariam sendo utilizados para armazenar e também divulgar fotos íntimas de jovens da cidade de Paraíso do Tocantins, a Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 6ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (6ª DEIC), daquele município deflagrou, nesta quinta-feira, 23, a operação Nympha Erratum.

Durante a ação, que foi coordenada pelo delegado-chefe da  6ª DEIC, Antônio Onofre Oliveira, os agentes deram cumprimento a nove mandados de busca e apreensão em endereços de indivíduos suspeitos de integrar um grupo da rede social WhatsApp que estaria divulgando fotos íntimas de mulheres na cidade.

De acordo com a autoridade policial, as investigações sobre o caso foram iniciadas depois que duas mulheres compareceram a Delegacia e relataram que fotos íntimas suas estavam sendo divulgadas em grupos de aplicativos de conversas e outras redes sociais. “De imediato, foi instaurado inquérito policial para apurar a prática dos crimes de divulgação de fotos íntimas, bem como de associação criminosa, uma vez que supostamente estariam sendo praticado por nove homens que se uniram para divulgar as imagens sem autorização das vítimas”, disse.

No decorrer dos trabalhos investigativos, foi apurado que os indivíduos se utilizavam de métodos de dissuasão para convencer vítimas a encaminharem os “nudes”, envolvendo até promessas em dinheiro que não eram cumpridas. Em outros casos, era realizada invasão do aparelho celular da vítima para obter as fotos. “Uma vez de posse das imagens, os investigados compartilhavam o material no grupo e passavam a “vazar” as imagens. Durante as investigações , foi possível constatar que as fotos das vítimas eram compartilhadas sempre com um comentário depreciativo e pejorativo, rebaixando as mulheres vítimas. As fotos eram divulgadas com o propósito de satisfazer a lascívia dos participantes”, disse o delegado.

A operação foi batizada de Nympha em alusão aos seres femininos da mitologia grega e erratum de enganadas.

Continue lendo

Tocantins

PARAÍSO: Festival do Chambari será lançado nesta quinta, 23

Publicado

em

O Sebrae e a Prefeitura de Paraíso do Tocantins lançam nesta quinta-feira, 23, às 19h30, o Festival do Chambari. O evento será realizado no Hall do Palácio da Cultura Cora Coralina e contará com a presença do prefeito de Paraíso, Celso Morais; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos; do presidente da Câmara Municipal, João Camargo, expositores do festival, entre outras autoridades.

O Festival do Chambari acontece este ano de 30/09 a 02/10, na Praça José Torres. Esta quarta edição será realizada no formato drive-thru, uma alternativa para otimizar o tempo dos clientes e promover maior segurança neste período de pandemia.

De acordo com a gerente do Sebrae em Paraíso, Sirlene Martins, essa ação tem o objetivo de fortalecer o turismo gastronômico da cidade. “O Festival do Chambari é uma iniciativa que nasceu para divulgar a cidade, atraindo visitantes para provar os nossos sabores, uma oportunidade para aquecer as vendas, fortalecer o comércio local e o turismo gastronômico”, destacou.

Já a secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Paraíso, Patrícia Nascimento, pontuou que o evento é aguardado ansiosamente todos os anos. “É uma das mais deliciosas experiências gastronômicas que a nossa cidade vive. E, além disso, gera emprego e renda, dando a devida visibilidade que o nosso município merece”, pontuou.

Chambari
O chambari é uma adaptação tocantinense do “ossobuco” italiano, que significa, literalmente, osso furado. No Tocantins, o osso é cortado horizontalmente e cozido com pimenta e temperos. O chambari é servido com arroz, cheiro verde e, com frequência, também com farinha de mandioca e muita pimenta. Uma curiosidade do chambari é que, em várias partes do Tocantins, ele é servido pela manhã, antes de as pessoas irem para o trabalho. Para fazer o chambari, basta adicionar água, sal, cebola e corantes ao osso, depois colocar para ferver em panela de pressão por pelo menos uma hora. É um prato simples, nutritivo e delicioso. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze