Connect with us

Bico do Papagaio

Seagro, Prefeituras e instituições discutem projeto de piscicultura no Lago de Estreito

Publicado

em

Gestores e representantes de instituições dos Estados do Tocantins e Maranhão se reuniram nesta segunda-feira, 17, para discutir estratégias de desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe, como alternativas de compensação das comunidades afetadas pela barragem da Usina Hidrelétrica de Estreito. A reunião, que foi coordenada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, contou com a participação de diversos agentes públicos, como do chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luiz Sabanay; dos prefeitos de Carolina (MA), João Alberto, e José Gomes Coelho, de Estreito (MA), entre outros.

Para o secretário da Agricultura, esses encontros são “imprescindíveis” para a elaboração de um projeto eficaz de desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe, na região afetada pela construção da usina. “Estamos discutindo um tema de extrema importância e com essa união de forças entre os governos do Tocantins e Maranhão, Ibama, Ministério da Pesca, Ministério Público e Sebrae, será possível desenvolver essa região”, afirmou Jaime Café, durante a primeira parte da reunião, que aconteceu pela manhã, na sala de reuniões da Fieto, em Palmas.

Esse é o segundo encontro dos representantes dos governos do Tocantins e Maranhão, voltado para discutir uma alternativa de desenvolvimento dos impactados da Usina de Estreito. Contudo, nas duas reuniões, o Consórcio Estreito Energia não enviou representantes, o que dificulta o processo de discussão dessa alternativa, como afirmou o secretário da Agricultura. Apesar de lamentar a ausência do Consórcio nas reuniões, Jaime Café avaliou o encontro de forma “positiva”, em razão da participação dos demais agentes.

Após a realização desta reunião, será possível elaborar um projeto de desenvolvimento sustentável da região afetada pela construção do Lago de Estreito, a partir da piscicultura. De acordo com o chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luiz Sabanay, o desenvolvimento dessa região é uma das prioridades do Governo Federal. “Estamos em um processo de articulação institucional, onde propomos parcerias entre diversas instituições, e tudo isso é importante para a visibilidade da proposta”, avaliou o representante do Governo Federal.

A subsecretária de Aquicultura e Pesca do Tocantins, Miyuki Hyashida, que esteve envolvida diretamente na organização da reunião, também pontuou a “importância” do encontro e chamou a atenção para a força dos diversos agentes envolvidos. Também participaram da reunião, o superintende do Ibama/TO, Joaquim Henrique Moura; o procurador da República no Tocantins, Álvaro Manzano e o superintendente de Pesca e Aquicultura do Governo do Maranhão, José Ribamar Pereira.

UHE Estreito

A Usina Hidrelétrica Estreito está em funcionamento desde março deste ano e gera 258,81 MW médios de energia assegurada acumulada, o suficiente para abastecer uma cidade de um milhão de habitantes. Para funcionamento do lago foi preciso fazer um reservatório, localizado no Rio Tocantins, na divisa dos Estados do Maranhão e Tocantins. Foram afetados com a construção do Lago, moradores dos municípios de Carolina (MA), Estreito (MA), Barra do Ouro (TO), Babaçulândia (TO), Filadélfia (TO), Itapiratins (TO) e de Palmeiras (TO).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Kátia entrega perfuratrizes para municípios do Bico. Wanderlei participa

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 25, a senadora Kátia Abreu (PP), entregou aos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Bico do Papagaio (COINBIPA), duas perfuratrizes.

A solenidade teve a participação do governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem Partido).

O evento foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). (Fotos: Whashigton Luís)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Caminhão roubado no Maranhão é localizado em pátio de posto

Publicado

em

Na manhã de sexta-feira, 22, por volta das 08h30, a Polícia Militar localizou um caminhão com sinais de identificação adulterados, estacionado no Pátio de um posto de combustível em Aguiarnópolis, no Bico do Papagaio.

A guarnição da Polícia Militar estava em patrulhamento, quando recebeu  informação, via telepatrulha, que poderia haver um veículo com restrição de furto/roubo nas proximidades.


Após diligências, a guarnição suspeitou de um caminhão estacionado em um posto de combustível do município e, após o emprego de técnicas de identificação veicular, confirmou que o veículo, caminhão M.BENZ/ATRON 2324, estava com as placas clonadas, já que o chassi apontava para um outro veículo com restrição de roubo ocorrido no Estado do Maranhão.

Diante da situação,  o caminhão foi conduzido até a Delegacia de Plantão, em Tocantinópolis, para as demais providências, tendo a equipe contactado o proprietário para informá-lo da localização do bem e demais procedimentos necessários para a sua restituição

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta segunda, dia 25

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze