Connect with us

Bico do Papagaio

SEBRAE prepara cursos, eventos e consultorias para 2012 no Bico do Papagaio

Publicado

em

Consultorias especializadas para empresas, novos cursos, eventos, oficinas e feiras. Estes são alguns dos atendimentos que devem ser oferecidos, de 2012 a 2014, em 25 municípios ma região do Bico do Papagaio pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO), por meio do Programa Nacional Territórios da Cidadania.

Conforme o Sebrae, a proposta é levar os serviços para localidades que não são atendidas pela instituição e estimular o empreendedorismo nesses territórios, de modo que haja uma inclusão produtiva na área urbana e rural. Nas localidades escolhidas há grande concentração de agricultores familiares, empresas optantes pelo Simples Nacional e negócios informais, que devem ser atendidos.

A diretora técnica do Sebrae-TO, Mila Jaber, destaca que a proposta norteadora é desenvolver o território agregando toda a parte de políticas públicas, para um grupo de pessoas que vivem em localidades cujo Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) é baixo. “O Sebrae vai definir quais produtos e soluções serão levados e ainda este ano deve acontecer o processo de seleção e capacitação dos agentes locais para trabalhar no programa”, explica, acrescentando que o Empreendedor Individual (EI) é uma boa alternativa para as regiões.

Requisitos

Para ser definido como Território de Cidadania, o conjunto de municípios precisa ter o menor IHD territorial; baixo dinamismo econômico, maior concentração de beneficiários do Programa Bolsa Família; maior concentração de agricultores familiares, assentados de reforma agrária, populações tradicionais, quilombolas e indígenas; densidade populacional média abaixo de 80 habitantes por km²; população média municipal de até 50 mil habitantes.

O Território do Bico do Papagaio abrange uma área de 15.852,60 km² e é composto por 25 municípios, com população total de 180.500 habitantes, dos quais 61.012 vivem na área rural, o que corresponde a 33,80% do total. Possui 7.201 agricultores familiares, 5.732 famílias assentadas e 2 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,62.

Municípios queserão atendido no Bico

Axixá do Tocantins, Nazaré, Riachinho, Sítio Novo do Tocantins, Sampaio, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Buriti. do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Tocantinópolis. (Com informações do Jornal do Tocantins e Agência Sebrae)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

STJ afasta Carlesse do Governo por 6 meses

Publicado

em

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por 6 meses, em uma investigação sobre suposto pagamento de propina e obstrução de investigações. A Polícia Federal faz buscas na casa de Carlesse e na sede do governo do Tocantins na manhã desta quarta-feira (20).

Segundo a Polícia Federal, as buscas fazem parte de duas operações simultâneas que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Motocicleta furtada é localizada em Araguaína

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite desse domingo, 17, no Setor Vila Couto Magalhães em Araguaína, um adolescente de 14 anos, por ato infracional de receptação. Com o menor infrator foi localizada uma motoneta Honda POP 100, cor preta e um smartphone.

Durante patrulhamento no endereço informado, a equipe de policiais militares deparou-se com um adolescente de 14 anos, conduzindo uma motoneta Honda POP 100 de cor preta e de posse de um smartphone. Durante a abordagem, o menor informou que teria pego o veículo emprestado de um indivíduo, não identificado, na cidade de Arguianópolis, no Bico do Papagaio, e que teria comprado o smartphone por R$ 100,00 (cem reais) no mesmo município.

A guarnição entrou em contato com o destacamento militar na cidade de Arguianópolis e constatou que o veículo teria sido furtado no mesmo dia, 17/10 do corrente ano, no Setor Central do município.

Diante dos fatos, o veículo e o smartphone foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Araguaína, para os procedimentos legais. O adolescente foi entregue ao Conselho Tutelar para as medidas cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Homem mantinha companheira em cárcere privado no povoado Jatobal

Publicado

em

As Polícias Militar e Civil prenderam no domingo, 17, um homem de 37 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, cárcere privado, falsa identidade e posse irregular de munição, no povoado Jatobal, em Praia Norte, no Bico do Papagaio.

Inicialmente, os policiais militares do 9º Batalhão da PM (9º BPM), receberam informação de um agente da Polícia Civil (PC), de que o suspeito estaria em sua própria casa, naquele povoado, mantendo sua companheira, 20 anos, em cárcere privado.

Já no local, as equipes de policiais foram recebidas pela vítima. A mulher relatou que estava em Axixá, quando recebeu ligações e mensagens do autor, determinando que ela fosse ao encontro dele, caso contrário, ele mataria ela e a família. Com medo, a vítima foi ao encontro do companheiro e acabou ficando proibida de sair da casa, sendo mantida em cárcere privado no interior da própria residência. 

Ao ser preso, o autor ainda forneceu nome falso para os policiais. No interior da casa, os policiais apreenderam duas munições calibre 22 e cerca de 17 gramas de cocaína. Segundo a vítima, a mando do indivíduo, a mulher escondeu a droga em seu sutiã, mas acabou entregando o entorpecente aos policiais.

Além dos crimes que levaram à sua prisão, os policiais constataram que o homem era foragido, desde 2018, do sistema prisional paraense, onde responde por roubo. Ele também é suspeito de integrar a facção criminosa Comando Vermelho (CV), e teve participação direta em um homicídio ocorrido há anos no interior da Cadeia Pública de Araguatins.

O suspeito, a mulher e todo o material apreendido na ação foram apresentados na Central de Flagrantes para as devidas providências. 

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze