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Tocantins

Sebrae TO apresenta principais números de 2019 e comemora balanço positivo

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A diretoria executiva do Sebrae Tocantins apresentou os principais números das ações realizadas em 2019. Segundo o balanço, foram mais de 25 mil horas em consultorias, 40 mil clientes presentes em palestras, seminários, oficinas, feiras, missões e rodadas de negócios, além de 37 mil participantes em cursos presenciais e a distância.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Rogério Ramos, os resultados mostram que o Sebrae termina o ano com a satisfação de ter conseguido cumprir um grande número de atendimentos, atingindo as metas propostas para o ano.

O superintendente Moisés Gomes destacou as ações de políticas públicas feitas em parceria com as instituições estaduais e municipais do Estado. “Participamos ativamente na construção de políticas públicas nos municípios tocantinenses. As pessoas conhecem o Sebrae comumente por atuarmos diretamente com as empresas. No entanto, buscamos também melhorar o ambiente de negócio como um todo, por isso temos uma linha de atuação muito forte de políticas públicas nos municípios, forçando a estruturação dos mesmos para que os negócios sejam gerados de forma sustentável e se mantenham ativos”, afirmou Moisés.

Ao todo, foram 56 municípios foram acompanhados com ações continuadas de gestão empreendedora. Destes, 40 possuem políticas públicas de desenvolvimento já implantadas. Além disso, o Estado possui 136 agentes de desenvolvimentos e 80 salas do empreendedor em funcionamento. Entre os eventos realizados, destacam-se os 5 seminários de agenda cidadã realizados em parceria com o Tribunal de Contas e o Encontro Atores do Desenvolvimento. 

Educação Empreendedora

Outro grande destaque no ano foi o Programa Educação Empreendedora, como pontua a diretora técnica Eliana Machado. O programa promove ações para fortalecer a cultura empreendedora em escolas dos municípios tocantinenses, através de iniciativas que buscam desenvolver novas formas de pensar e agir, conectando professores e alunos.

“Nós acreditamos que a educação empreendedora é uma das melhores soluções que o Sebrae tem atualmente. Acreditamos as crianças e jovens que passaram por esse projeto são transformadas, e que, através dela, teremos um amanhã mais promissor, no que diz respeito as iniciativas empreendedoras.  Esses jovens serão os agentes transformadores no meio em que fazem parte”, pontuou a diretora.

Neste programa foram mais de 28 mil potenciais empreendedores atendidos, entre crianças e jovens. O Sebrae tem parceria com mais de 160 instituições de ensino em todo o Estado, tendo realizado cerca de 1.200 cursos em 44 municípios atingidos com o projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), além de 140 feiras do JEPP.

Convênios

O Sebrae juntamente com os parceiros geraram convênios na ordem de mais de R$1.600.000, visando o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e do fomento ao empreendedorismo. Foram mais de 40 instituições parceiras, entre elas, federações do setor produtivo, prefeituras, sindicatos rurais, associações comerciais, universidades, cooperativas, governo do estado e instituições privadas. Por meio destas parcerias foram realizados vários festivais gastronômicos e feiras de liquidação para incentivar o turismo e aquecer o comércio, respectivamente.

Agronegócio

O agronegócio atendeu cerca 2.000 produtores rurais com as ações de palestras, seminários, missões, dias de campo e consultorias em inovação e tecnologia. Destaque para o Sebraetec, que teve mais de 150 produtores beneficiados com o programa de melhoramento genético, através das tecnologias de fertilização in vitro (FIV) e Inseminação artificial por tempo fixo (IATF).

Artesanato

O artesanato também teve sua evidência com mais de 200 artesãos que colheram como resultados maior diversificação nos produtos, mais divulgação e aumento das vendas com a participação em feiras dentro e fora do Estado que gerou cerca de 600 mil reais em negócios, sendo o grande destaque o  lançamento da coleção Tesouros do Tocantins, no Senado Federal.

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Tocantins

Mais de 250 mil tocantinenses não tomaram a segunda dose de vacina contra Covid-19

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O levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Integra Saúde, apontou que 252.788 tocantinenses não retornaram aos postos de saúde para completar o ciclo vacinal contra a covid-19, ou seja, não tomaram a segunda dose dos imunizantes.

Deste quantitativo, 27.997 pessoas não receberam o imunizante CoronaVac, 62.748 da AstraZeneca e 162.043 da vacina Pfizer. Ainda segundo o levantamento, no recorte por idade, os mais faltosos são aqueles que possuem de 12 a 19 anos e de 20 a 29 anos. São 75.535 pessoas com idades entre 12 e 19 anos que não procuraram o sistema de saúde para receber a segunda dose dos imunizantes contra a covid-19. Além disso, são 67.794 tocantinenses com idades entre 20 e 29 anos que não completaram o esquema vacinal.

“Novamente, precisamos chamar atenção de toda a população. São dados assustadores e que precisam ser reduzidos urgentemente. Para que isso ocorra, é necessário que as pessoas que ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 procurem os postos de saúde dos municípios. Estamos recebendo as doses com frequência, mas a população não está procurando a imunização. Por consequência, somos obrigados a reabrir leitos de UTI Covid, o que acaba por comprometer a programação das cirurgias eletivas”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

A gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena, ressaltou que, além de receber segunda dose, é importante que a população também tome a dose de reforço contra a covid-19. “Além da segunda dose, lembramos que já temos a terceira dose – de reforço – que pode ser feita após quatro meses, preferencialmente com o imunizante da Pfizer”, explicou.

Vacinação

Após um mês de instabilidade, causada após ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde, o Vacinômetro – ligado ao Sistema Nacional de Vacinação – voltou a funcionar nesta terça-feira, 18. O Tocantins já imunizou 54,07% da população. Foram 2.706.655 de doses de vacinas contra covid-19 recebidas e 2.064.324 aplicadas. (Mariana Ferreira)

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Tocantins

ARAGUAÍNA: Saiba como obter cartão que garante vagas de estacionamento para idosos

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Sempre quando vai ao centro da cidade, a aposentada Azélia Rocha consegue estacionar o seu veículo com mais facilidade, benefício que ela atribui ao Cartão do Idoso, documento emitido pela ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) que beneficia os idosos e portadores de necessidades pessoais nas vagas de estacionamento em vias públicas.

“Depois que eu fiz o cartão melhorou, pois consigo comprovar para as pessoas que sou idosa e estacionar. Temos esse benefício garantido e é muito importante, pois já trabalhamos e contribuímos muito com a sociedade, precisamos ter o nosso direito considerado”, afirmou a aposentada.

Em 2021, 103 novos cartões foram emitidos e 162 realizaram a renovação.  O cartão é emitido na hora e tem validade de três anos.

Como obter o cartão
Para conseguir o cartão de estacionamento, basta ter no mínimo 60 anos e ir até à sede da ASTT, levando os documentos originais e as cópias do comprovante de endereço atualizado, CPF e documento pessoal com foto.  

No caso das pessoas portadoras de necessidades especiais, além desta documentação, é necessário apresentar o laudo médico com número de CID da deficiência.
A agência fica localizada na Avenida Castelo Branco, nº 1.601, atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Mais direitos garantidos
De acordo com a legislação, as empresas de transporte de passageiros devem reservar em cada veículo duas vagas gratuitas por viagem para idosos. Caso essas vagas já estejam preenchidas, o idoso tem direito a um desconto de 50% no valor da passagem.

O documento que garante esse benefício é a Carteira do Idoso Interestadual destinada a pessoas com 60 anos ou mais, com renda individual de até dois salários mínimos mensais. Nos últimos dois anos, a emissão do documento aumentou 69,5%, somando as carteiras intermunicipais e interestaduais. Em 2020, foram emitidas 1.172, enquanto em 2021, esse número aumentou para 1.987.

Como solicitar
Para os idosos que pretendem obter esses benefícios em viagens intermunicipais ou interestaduais, podem procurar pela Secretaria da Assistência Social de Araguaína, responsável pela emissão do documento.

“É confeccionada na hora, a partir de dados do Cadastro Único. Caso a pessoa não tenha sido inscrita, deverá entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da sua casa, para ser orientada e encaminhada para inscrição”, explicou a diretora de Proteção Social Básica, Eidila Augusta Mesquita.

Além do Cadastro Único, é necessário comparecer em horário comercial à Secretaria Municipal da Assistência Social, localizada à Rua Humberto de Campos, n° 508, no Bairro São João. Os documentos são: RG, CPF, duas fotos 3×4 recentes, comprovantes de renda e de endereço. (Giovanna Hermice / Fotos: Marcos Sandes)

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Tocantins

PALMAS: Janad Valcari destina emenda para obras de pavimentação da baixada do Aureny III

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A presidente da Câmara de Palmas, vereadora professora Janad Valcari (PODE) destinou parte de suas emendas para a realização de obras de pavimentação asfáltica na baixada do jardim Aureny III, na região sul de capital. Os recursos são oriundos de emendas impositivas que cada parlamentar tem direito e já estão inclusos no orçamento de 2022.

De acordo com a parlamentar, os recursos foram destinados após solicitação dos moradores do bairro que estão convivendo com a falta de infraestrutura no local e que há anos sofrem com a poeira no verão e com a lama no período chuvoso.

A vereadora esteve visitando o bairro e conheceu de perto o sofrimento das famílias. É inadmissível a situação que essas pessoas vivem, pois, aqui é o um dos bairros mais antigos de Palmas e não pode continuar nessa situação.

“Não podemos deixar que o nosso povo continue sofrendo por causa da falta de investimentos do poder público. Quero acreditar que a prefeita fará a pavimentação asfáltica em toda baixada do Aureny III esse ano ainda, pois essa obra, foi motivo de compromisso de campanha eleitoral por parte da atual gestora, porém, ficou no esquecimento após a eleição e os moradores continuaram na poeira no período de seca, e na lama do inverno. Estou fazendo a minha parte como parlamentar, agora a prefeitura tem que fazer a parte que compete a ela”. Frisou Valcari.

Os recursos são oriundos de emendas impositivas que casa parlamentar tem direito e foram destinadas pela presidente da Câmara de Palmas para a realização de obras de infraestrutura na baixada do jardim Aureny III.

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