Connect with us

Tocantins

Sebrae TO apresenta principais números de 2019 e comemora balanço positivo

Publicado

em

A diretoria executiva do Sebrae Tocantins apresentou os principais números das ações realizadas em 2019. Segundo o balanço, foram mais de 25 mil horas em consultorias, 40 mil clientes presentes em palestras, seminários, oficinas, feiras, missões e rodadas de negócios, além de 37 mil participantes em cursos presenciais e a distância.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Rogério Ramos, os resultados mostram que o Sebrae termina o ano com a satisfação de ter conseguido cumprir um grande número de atendimentos, atingindo as metas propostas para o ano.

O superintendente Moisés Gomes destacou as ações de políticas públicas feitas em parceria com as instituições estaduais e municipais do Estado. “Participamos ativamente na construção de políticas públicas nos municípios tocantinenses. As pessoas conhecem o Sebrae comumente por atuarmos diretamente com as empresas. No entanto, buscamos também melhorar o ambiente de negócio como um todo, por isso temos uma linha de atuação muito forte de políticas públicas nos municípios, forçando a estruturação dos mesmos para que os negócios sejam gerados de forma sustentável e se mantenham ativos”, afirmou Moisés.

Ao todo, foram 56 municípios foram acompanhados com ações continuadas de gestão empreendedora. Destes, 40 possuem políticas públicas de desenvolvimento já implantadas. Além disso, o Estado possui 136 agentes de desenvolvimentos e 80 salas do empreendedor em funcionamento. Entre os eventos realizados, destacam-se os 5 seminários de agenda cidadã realizados em parceria com o Tribunal de Contas e o Encontro Atores do Desenvolvimento. 

Educação Empreendedora

Outro grande destaque no ano foi o Programa Educação Empreendedora, como pontua a diretora técnica Eliana Machado. O programa promove ações para fortalecer a cultura empreendedora em escolas dos municípios tocantinenses, através de iniciativas que buscam desenvolver novas formas de pensar e agir, conectando professores e alunos.

“Nós acreditamos que a educação empreendedora é uma das melhores soluções que o Sebrae tem atualmente. Acreditamos as crianças e jovens que passaram por esse projeto são transformadas, e que, através dela, teremos um amanhã mais promissor, no que diz respeito as iniciativas empreendedoras.  Esses jovens serão os agentes transformadores no meio em que fazem parte”, pontuou a diretora.

Neste programa foram mais de 28 mil potenciais empreendedores atendidos, entre crianças e jovens. O Sebrae tem parceria com mais de 160 instituições de ensino em todo o Estado, tendo realizado cerca de 1.200 cursos em 44 municípios atingidos com o projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), além de 140 feiras do JEPP.

Convênios

O Sebrae juntamente com os parceiros geraram convênios na ordem de mais de R$1.600.000, visando o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e do fomento ao empreendedorismo. Foram mais de 40 instituições parceiras, entre elas, federações do setor produtivo, prefeituras, sindicatos rurais, associações comerciais, universidades, cooperativas, governo do estado e instituições privadas. Por meio destas parcerias foram realizados vários festivais gastronômicos e feiras de liquidação para incentivar o turismo e aquecer o comércio, respectivamente.

Agronegócio

O agronegócio atendeu cerca 2.000 produtores rurais com as ações de palestras, seminários, missões, dias de campo e consultorias em inovação e tecnologia. Destaque para o Sebraetec, que teve mais de 150 produtores beneficiados com o programa de melhoramento genético, através das tecnologias de fertilização in vitro (FIV) e Inseminação artificial por tempo fixo (IATF).

Artesanato

O artesanato também teve sua evidência com mais de 200 artesãos que colheram como resultados maior diversificação nos produtos, mais divulgação e aumento das vendas com a participação em feiras dentro e fora do Estado que gerou cerca de 600 mil reais em negócios, sendo o grande destaque o  lançamento da coleção Tesouros do Tocantins, no Senado Federal.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Pesquisa Vetor mostra Vagner liderando com 45% seguido de Elenil com 24%

Publicado

em

Foi publicada no site www.fieto.com.br a pesquisa de intenção de votos nas eleições de 2020 para o cargo de prefeito no município de Araguaína, no norte do Tocantins, encomendada ao Instituto Vetor, pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e TV Jovem/Record Tocantins.

As entrevistas foram realizadas de 13 a 15 de outubro com intervalo de confiança de 95% e margem de erro estimada em 4,4 pontos percentuais. O registro da pesquisa foi feito no Tribunal Regional Eleitoral (TO – 03533/2020 – Prefeito).

Continue lendo

Tocantins

Tocantins tem 7 novas mortes por Covid-19 oficializadas nesta terça

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta terça-feira, 20 de outubro, foram contabilizados 365 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 118 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 224.311 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 73.065 casos confirmados da doença. Destes 59.719 pacientes estão recuperados e 12.291 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.055 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Servidor do Detran no Tocantins é preso por cobrar para agilizar processos

Publicado

em

A 1ª Central de Flagrantes da Polícia Civil do Tocantins lavrou na segunda-feira, 19, um Auto de Prisão em Flagrante (APF) de um servidor contratado do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) pela prática de corrupção passiva. O servidor em questão foi conduzido pela equipe do Núcleo de Inteligência do Detran-TO até à Central, onde foi lavrado o APF depois de cobrar vantagens indevidas para iniciar processos no setor de veículos do Detran.

Conforme apurado, a corrupção por parte do servidor foi descoberta porque um agente do Núcleo de Inteligência presenciou o momento em que um homem, ao sair de perto de outros, um que estava em pé e o outro sentado, disse que não pagaria nada a nenhum “malandro” para ter suas questões no Detran-TO resolvidas. Ao ouvir isso, o agente se aproximou dos outros dois homens e percebeu que o que estava em pé pegou uma pasta das mãos do que estava sentado. Ao perceber do que se tratava e que o homem em pé era servidor do órgão, o agente deu voz de prisão a ele.

No desenrolar dos fatos, o subornado relatou que estava na fila quando o homem, que ele não sabia ser servidor do órgão, se aproximou e disse que poderia agilizar a transferência que ele precisava desde que ele pagasse a quantia de R$ 50,00. Assegurou ainda que seria mais em conta dos que os despachantes cobram e que seria bem mais rápido também.

Alerta

O Detran-TO alerta aos usuários que ato suspeito ou criminoso deve ser reportado para que as devidas providências sejam tomadas. A atual gestão reafirma não compactuar com tais práticas criminosas e tem o compromisso de seguir as normas e leis estabelecidas.

Continue lendo
publicidade Bronze