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Tocantins

SECAD muda sistema e centenas de funcionários ficam sem salários

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Sem títuloUma mudança no sistema que processa a folha de pagamento dos servidores públicos estaduais deixou cerca de 960 funcionários sem salários. A Secretaria Estadual da Administração (SECAD) deixou de utilizar o SIGESP, adotado em 1995, e passou a usar o ERGON. A migração, que provocou constrangimentos e prejuízos, só deve ser concluída em uma semana, conforme a SECAD.

O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Tocantins (SINPEF), Luciano Lucas, disse que a principal reclamação é de servidores que têm os pagamentos de cartão de crédito e cheque especial descontados automaticamente em conta bancária. Sem o salário, os débitos podem gerar saldo negativo e levar ao pagamento de juros.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (SISEPE), Cleiton Pinheiro, só na manhã de ontem mais de 20 servidores estaduais procuraram o sindicato para reclamar da situação. “Eu estou sem saber como vai ser, pois recebi meu salário com um valor bem menor do que esperava. E as contas, como ficam? Não sei como vou pagá-las se não for corrigido”, questionou uma servidora, que não quis se identificar.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET), José Roque Santiago, contou que também recebeu da SECAD a informação para orientar os servidores a procurar os departamentos de recursos humanos de seus órgãos de lotação. “Nós vamos acompanhar a regularização, e não iremos permitir que o RH seja o causador de mais um problema na liberação do pagamento”, enfatizou.

SECAD

Em entrevista o secretário Lúcio Mascarenhas explicou que o problema ocorreu devido à migração de um sistema para outro e que já estava previsto que iria acontecer. “Nós estávamos prevendo que isso aconteceria, afinal a gente está migrando 20 anos de informação do antigo sistema SIGESP para o novo sistema ERGON, e é impossível fazer isso sem problemas de ajuste” complementou.

Mascarenhas estimou que 2% (960) dentre os 48 mil servidores tiveram problemas. “Nós vamos resolver, basta que eles reclamem no local certo”, disse, acrescentando que os sindicatos foram avisados da mudança e devem orientar os servidores sobre os procedimentos que devem ser adotados.

“O contracheque está disponibilizado no site da SECAD, mas sem correção. Só serão corrigidos após o problema ser resolvido”, alertou, acrescentando que os servidores que procurarem os seus respectivos RHs hoje e amanhã terão o problema resolvido até o dia seguinte. Já os que procurarem depois terão o serviço normalizado somente na sexta-feira.

Sistema

Segundo Mascarenhas, o antigo sistema utilizado para rodar a folha de pagamento foi desenvolvido em 1992 e usava uma linguagem obsoleta e precisava ser trocado. “Nós estamos trabalhando com sistema de pessoas e não apenas com um sistema de folha de pagamento. O novo sistema tem três benefícios, que é de descentralizar a elaboração da folha de pagamento para todos os órgãos; controle mais moderno e efetivo e um sistema de auditoria com mais precisão”, concluiu.

Mudanças


SECAD estima que cerca de 960 servidores públicos estaduais tenham ficado sem salários devido à mudança no sistema operacional da folha de pagamento. O sistema passou do SIGESP para o ERGON. A secretaria estima que o problema com a migração seja resolvido em uma semana. (JT)

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Tocantins

Tocantins oficializa 7 novas mortes por Covid-19. Acumulado chega a 1.308

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste sábado, 16 de janeiro, foram contabilizados 577 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 130 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 309.179 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 96.058 casos confirmados da doença. Destes, 85.083 pacientes estão recuperados e 9.667 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.308 óbitos.

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Tocantins

PALMAS: Novo desligamento da Estação de Tratamento de Água e acontecerá na próxima semana

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Na próxima segunda-feira, 18/01, a BRK Ambiental dá sequência no cronograma da obra de ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tocantins, a ETA 006, que abastece 80% da população de Palmas. A retomada no cronograma acontece após a paralisação das intervenções em razão do período de fim de ano. Iniciada no ano passado, estas ações visam realizar as interligações de novas unidades do sistema de tratamento de água. As ações anteriores aconteceram em 6 e 13 de dezembro de 2020.

As obras de interligação serão realizadas a partir das 07h00 da manhã e finalizadas até as 19h00. A partir deste horário, a distribuição de água é reiniciada e o sistema entra em recuperação. Áreas mais baixas da cidade recebem água primeiro e, em seguida, partes mais altas. Toda a normalização do abastecimento deve acontecer durante a madrugada. A paralisação do abastecimento atingirá todos bairros do Plano Diretor e das regiões Norte e Sul. Os distritos de Buritirana, Taquaruçu e o Setor Jardim Taquari não serão afetados pela paralisação.

A BRK Ambiental deu início à obra em 2019, um investimento de mais de R$ 28 milhões que irá tornar a capacidade de tratamento da estação duas vezes maior que a atual, beneficiando cerca de 80 mil famílias da Capital. Atualmente, a ETA 006 tem capacidade de produção de 750 litros de água tratada por segundo. Com a reforma, a estrutura poderá produzir até 1.500 litros por segundo. Além do objetivo de acompanhar o crescimento da população da capital nos próximos 40 anos, a ampliação visa também a modernização do tratamento, com a inclusão de equipamentos de medição instantânea de parâmetros de qualidade e acionamentos e visualizações remotas de várias etapas do processo de produção de água tratada.

Interrupções programadas

Para minimizar os impactos da interrupção do fornecimento de água, durante as obras de interligação das novas unidades do sistema de tratamento, as equipes da BRK Ambiental analisaram os dias com menor tendência de consumo e os horários que favorecem a recuperação do sistema após a intervenção. Desta vez, o trabalho será realizado na segunda-feira para diminuir a necessidade de interrupções sequenciais já que uma intervenção na rede elétrica que atende à unidade de tratamento de água também está programada pela Concessionária de energia para ser realizada no mesmo dia. 

Além disso, em razão da análise de consumo, os trabalhos vão ser iniciados no começo da manhã, com toda a população abastecida. A recuperação após o desabastecimento acontecerá durante a noite e madrugada. “Estamos trabalhando com uma grande quantidade de equipes na obra e com um cronograma que permitirá uma recuperação segura. Sempre contamos com a população para manter o consumo consciente no dia anterior e durante a realização da interrupção do abastecimento. Isso colabora muito para uma retomada tranquila. Quem possuir caixa d´água e mantiver o consumo ao mínimo necessário não terá maiores problemas”, destaca Sandra Leal, gerente de Operações em Palmas.

A recomendação é válida para o domingo (17), dia anterior à paralisação, e vem junto de outras recomendações. “Caso o cliente perceba qualquer alteração na água, após o retorno do abastecimento, é importante entrar em contato com a concessionária por meio dos nossos canais de atendimento”, pontua Sandra. Os clientes serão informados das interrupções por SMS, carro de som e comunicados em redes sociais. Para garantir o recebimento das mensagens, a concessionária reforça a importância de os clientes manterem seus cadastros atualizados. 

Qualquer dúvida durante as interrupções, o cliente também pode contatar a BRK Ambiental por meio do 0800 6440 195 ou ainda pelas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram). Caso precise de atendimento para outros serviços, o cliente também pode mandar uma mensagem de texto para o Whatsapp (11) 99988-0001, que é o serviço de atendimento mantido pela concessionária em razão da pandemia e funciona em horário comercial.

Tratamento de água

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) a água passa por diversas etapas de tratamento até ser distribuída e chegar à torneira do cliente. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas. Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após essas etapas, a água é distribuída para os reservatórios.

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Tocantins

Tocantins se aproxima de 95 mil casos de Covid-19

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quinta-feira, 14 de janeiro, foram contabilizados 594 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 146 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 305.703 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 94.945 casos confirmados da doença. Destes, 84.733 pacientes estão recuperados e 8.918 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.294 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

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