Tocantins
Secretária admite falta de controle nas filas para cirurgias no HGP
A secretária da saúde, Vanda Paiva, admitiu que há falta de controle nas filas para realização de cirurgias no Hospital Geral de Palmas (HGP). De acordo com a secretária, até o momento não existe uma regulação eficiente e algumas pessoas que são conhecidas de funcionários do hospital teriam privilégios na hora de agendar a cirurgia.
“A pessoa chega no hospital é conhecida de alguém, precisa de atendimento, não tem a fila, ela consegue ser operada. Alguns tipos de cirurgia nós já estamos conseguindo regular” confirma a secretária.
Os números oficiais apontam que a demanda no estado é de apenas 800 cirurgias eletivas, mas o número seria bem maior, 3 mil só na ortopedia. A cirurgia eletiva é aquela que não precisa ser realizada em caráter de urgência, ou seja, o paciente pode aguardar para realizar o procedimento. Em geral, elas são agendadas e o controle é feito no próprio hospital.
A auditoria de rotina feita pelo departamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, ainda não terminou. Os técnicos apuram situações denunciadas pelo Ministério Público. Segundo o procurador federal, Fábio Conrado Loula, o Estado é responsável pela gestão do hospital, então é “ele que deve apurar os fatos constatados na auditoria para responsabilizar aqueles que de fato cometeram ilegalidade”. (G1)

Tocantins
PALMAS: Rumo ao Lockdown. “Se organizem”
Tocantins
Seis mortes por Covid-19 são confirmadas no Tocantins nesta sexta dia 26

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, foram contabilizados 788 novos casos confirmados para Covid-19.
Deste total, 215 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.
Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 357.025 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 112.823 casos confirmados da doença. Destes, 101.042 pacientes estão recuperados e 10.272 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.509 óbitos.
Clique AQUI e veja o boletim completo.
Tocantins
Superintendente do Sebrae Tocantins discute projetos para MPE em Brasília

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, esteve reunido nesta quinta-feira, 25/02, em Brasília-DF com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e o presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), Cláudio Mendonça. Na pauta foram discutidos projetos importantes e de interesse das micro e pequenas empresas que estão em andamento no Congresso.
Moisés Gomes comentou que estes projetos que estão em discussão irão contribuir com um ambiente cada vez mais favorável para o desenvolvimento e a produtividade dos pequenos negócios num momento tão delicado como este causado pela pandemia.
“Aproveitamos também para discutir pontos importantes relacionados à implantação abrangente do Cidade Empreendedora no país. Este projeto terá o objetivo de tornar os municípios muito mais competitivos na gestão pública e no fomento ao fortalecimento dos pequenos negócios”, disse o superintendente, acrescentando que no mês de março iniciará um circuito de visitas nos municípios tocantinenses para tratar sobre esta pauta.