Maranhão
Secretaria de Agricultura de Imperatriz-MA inaugura sede na próxima terça-feira
Com estrutura ampla, mais confortável e sede própria, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, SEAAP, inaugura oficialmente, na terça-feira, 12, suas instalações na Avenida Babaçulândia, às 9h. Também será realizado o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA. O prédio já pertencia à administração, porém estava fechado há anos, e agora passou por reformas para ser reativado e vai proporcionar economia à Prefeitura, que não pagará mais aluguel.
“Depois de muito esforço do nosso secretário Paulo Marcelo e do prefeito Assis Ramos, começamos uma reestruturação e readequação deste prédio para o funcionamento da SEAAP. Foi uma reforma geral, na parte do telhado, pintura, piso, todo o espaço físico e está de cara nova” – destacou o coordenador do PAA, Dablhitt Novais.
Ele ressalta que a secretaria tem depósito, equipamentos, maquinários, atendimento sobre poços, produtores e comunidade em geral, além de serviços burocráticos e operacionais. “Diante deste trabalho e dedicação, podemos dizer que agora a nova sede da SEAAP já é uma realidade, onde vamos atuar para melhorar a cada dia e atender da forma que todos têm direito” – afirmou.
Por mês, mais de 100 mil kg de alimentos são adquiridos pelo PAA e doados à população e entidades carentes. São alimentos perecíveis como frutas e verdura, entre elas, couve, abóbora, macaxeira, melancia, e cheiro verde.
Desde o início desta semana, ocorre a mudança dos departamentos da secretaria para a nova estrutura, mas o PAA já funciona no local com o recebimento de alimentos, há um mês. O prédio fica na Av. Babaçulândia, esquina com Rua João Palmeira, Vila Lobão, setor Entroncamento, e atende das 8h às 14h. (Sara Batalha)

Maranhão
IMPERATRIZ: Novo decreto traz medidas mais rígidas de enfrentamento à Covid-19

Em vigor a partir desta quarta-feira, 3, o Decreto nº 16/2021 da Prefeitura de Imperatriz traz medidas mais rígidas contra a proliferação da Covid-19 no município durante 30 dias. A fiscalização da força-tarefa para cobrar o cumprimento do decreto está acontecendo há mais de trinta dias e foi reforçada.
O decreto que entra em vigor mantém medidas do decreto anterior como o fechamento de bares e similares às 23h, sem música ao vivo e os estabelecimentos terão lotação máxima de 50%, conforme prevê alvará de prevenção e proteção contra incêndios emitido pelo Corpo de Bombeiros e não poderão representar, em todo o caso, mais de 100 pessoas a titulo de lotação total.
Também está proibida a realização de todas as modalidades de esporte coletivo, como artes marciais, torneios e campeonatos em geral, incluindo jogos de “pelada”. A exceção será o Campeonato Maranhense de futebol, competição que adota medidas preventivas próprias e específicas. Além disso, as aulas da pré-escola até o ensino superior, passando por cursos técnicos, pré-vestibulares, que antes poderiam ser da forma presencial passam a ser de forma remota para evitar aglomerações de pessoas.
Pela nova medida, bares, restaurantes e similares deverão respeitar o distanciamento de 2 metros entre as pessoas.
O secretario de municipal de Governo, Eduardo Soares, reforçou que não estão descartadas outras medidas mais rígidas nos próximos dias, dependendo do comportamento da população”.
A expectativa da Prefeitura é retirar milhares de pessoas de circulação nas ruas da cidade com a adoção do novo decreto.
“Considerando a a situação atual da pandemia em Imperatriz, Maranhão e todo o Brasil, e as recomendações do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e demais órgãos da saúde, a Prefeitura de Imperatriz editou novo decreto restritivo restringindo todo tipo de ensino presencial, por exemplo, que passa a ser remoto e a Prefeitura, com essa medida vai tirar de circulação mais de 60 mil pessoas que vão deixar de ir para a escola”, pontuou Eduardo Soares, acrescentando que a fiscalização do cumprimento do decreto foi intensificada.
Maranhão
IMPERATRIZ: Defesa Civil prepara plano de ação para desabrigados pela cheia dos rios

Devido às fortes chuvas que atingiram a região e a previsão de mais tempestades para a cidade, que a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, está com plano de ação pronto para ajudar a população no que for necessário em caso de inundação e desabrigados.
A ação conjunta com todos os órgãos do município propõe logística de abrigos e caminhões para deslocamento, visando também a prestação de serviços desde saúde, assistência médica, assistência social, e dependendo da situação, com ajuda de utensílios essenciais, entre outros.
O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, explica que a equipe da Defesa Civil encontra-se em alerta e já está em campo vistoriando alguns pontos da cidade, além de informar aos ribeirinhos a possibilidade de cheia do Rio Tocantins.
“Esse plano de ação visa principalmente diminuir os impactos que o período chuvoso pode causar a essas famílias, por isso estamos fazendo esse trabalho com os ribeirinhas, conversando com a população, além de oferecer esse esquema de prevenção em caso de enchente”, afirma Josiano.

A tendência, segundo o Centro Virtual Para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos Para o Sul da América do Sul, Alert – AS, é de chuvas intensas até o fim de semana para Imperatriz e região, com média de 30 e 60mm ou 50 e 100mm de chuva.
Em caso de dúvidas ou alguma emergência a Defesa está à disposição da população para atendê-los por meio do aplicativo Whatsapp pelo número (99) 99152-0832. (Islene Lima)