Connect with us

Bico do Papagaio

Secretário de Estado inspeciona unidades de saúde

Publicado

em

Tentando conhecer de perto a siuação da saúde pública no Bico do Papagaio, o secretário estadual de saúde, Nicolau Carvalho Esteves, visiou na sexta-feira, 13 e sábado, 14, os municípios de Ananás, Xambioá e Wanderlândia.

No município de Wanderlândia, o secretario visitou a Unidade de Atendimento de Saúde; em Ananás, primeiro se reuniu com gestores de saúde de Riachinho, Angico e Luzinópolis; em seguida, visitou o Hospital (de pequeno porte) Nossa Senhora Aparecida, que está passando por reforma e ampliação em alguns dos seus setores.

Na oportunidade, Esteves destacou a importância do trabalho do gestor, responsável que é, entre outros, pelo trabalho de prevenção da qualidade da saúde que cabe a cada município realizar. O secretário falou também sobre as redes de atenção à saúde e a consequente implantação de consorcio intermunicipal de saúde.

Os gestores da região conheceram a experiência de Minas Gerais, que já lida com consórcios há 16 anos, período em que o estado ganhou destaque no país pelos resultados obtidos na melhoria da saúde.

Citou como exemplo a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (ACISPES), uma associação civil sem fins econômicos, com sede em Juiz de Fora (MG), criada em 1996. É um consórcio de municípios que tem como foco a promoção da saúde, com a realização de consultas e exames de média complexidade. Atualmente, conta com 24 municípios consorciados.

Por isso, a união de esforços entre Estado e Municípios, a exemplo dos consórcios municipais e das redes de saúde, é primordial para satisfazerem as necessidades dos usuários do SUS. “A municipalização da saúde irá fortalecer a atenção básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A atenção e a prevenção irão desafogar os hospitais, uma vez que os cuidados tomados nas Unidades de Saúde pode resolver o problema evitando assim as internações hospitalares”, Ressaltou.

Em Xambioá, o secretário visitou o Hospital de Referência, se reuniu com o Diretor Geral Jonas Rocha Neto e o Diretor Técnico João Lopes Machado e demais servidores. Na oportunidade foi-lhe apresentada a equipe da unidade e as demandas da unidade. No sábado, 14, em Araguanã, o secretário visitou a Estrutura do novo Hospital daquele município.

“As avaliações seguem as metas do governo do estado nas questões da saúde pública. As visitas a esses municípios tiveram o objetivo de verificar como está funcionando a saúde. A ideia é visitar todos os municípios tocantinense, para que o usuário do Sistema Único de Saúde possa ser atendido com dignidade e qualidade.” disse o Secretário Nicolau Esteves.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veículo invade cais e quase bate em mureta

Publicado

em

Um incidente na noite deste sábado, 22, na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, deixou danos matérias após um veículo descontrolado invadir a área de passeio do cais do porto, que fica na Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O carro não chegou a atingir pessoas, mas destruiu um banco e por pouco não se chocou contra a mureta de proteção do cais.

A Polícia ainda não confirmou as circunstâncias do incidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Fabion pede urgência à SES na disponibilização de testes Covid para socorrer município

Publicado

em

Por conta do aumento significativo de casos de Covid-19 em Tocantinópolis, o deputado Fabion solicitou, com urgência, ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, a disponibilização de testes rápidos para aferição dos casos suspeitos de coronavírus no município.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta sexta-feira, 21, o município, que possui quase 23 mil habitantes, está com 183 casos ativos de coronavírus. Desde o início da pandemia, 3.298 pessoas foram contaminadas pelo vírus; 57 vieram a óbito por consequências da doença.

Fabion disse que existe a preocupação de que estes casos ativos sejam multiplicados, uma vez que existem pacientes assintomáticos, que apesar de não sentirem os efeitos da infecção, são potenciais transmissores.

“Nossa intenção, ao solicitar ao governo do estado a disponibilização de testes para Tocantinópolis, é que consigamos fazer o mais breve possível a testagem e identificar os infectados para que possam ser isolados, para assim, controlar a disseminação”, pontou Fabion.

O parlamentar frisou a necessidade de unir forças “para que esses testes sejam disponibilizados para a população de Tocantinópolis, como também para os demais municípios da região do Bico do Papagaio. Acredito que nosso pedido será de imediato atendido, pois o governador Wanderlei Barbosa tem mostrado sensibilidade em atender as demandas, principalmente as que são de urgência, como esta”, ressaltou o deputado. (Com informações de Dirceu Leno)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Casos de Covid-19 explodem, faltam testes e prefeito tira férias no nordeste

Publicado

em

Em Tocantinópolis, município do Bico do Papagaio, um outro problema além da cheia do Rio Tocantins, passou a preocupar a cidade. É a explosão de casos de Covid-19, que mais que dobraram nas últimas 48 horas.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 21, Tocantinópolis tem oficialmente 183 pessoas com a doença. Comparado com o boletim anterior, divulgado na quarta, 19, eram 90 infectados ativos, no anterior eram apenas 33.

Entre esse total, 3 pacientes tiveram de ser transferidos para internação em unidades de saúde fora do município.

A cidade passa por outro problema, este denunciado pelo vereador Roberlan Cokim, que é a falta de teste. O parlamentar esteve na UPA 24 Horas e na Secretaria Municipal de Saúde, que confirmaram a informação.

Paralelo a explosão de casos, o vereador ainda denuncia, que o prefeito do município, Paulo Gomes (PSD), resolveu tirar férias e viajou para o nordeste, aproveitar o litoral.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze