- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Secretário de Estado inspeciona unidades de saúde

Mais Lidas

Tentando conhecer de perto a siuação da saúde pública no Bico do Papagaio, o secretário estadual de saúde, Nicolau Carvalho Esteves, visiou na sexta-feira, 13 e sábado, 14, os municípios de Ananás, Xambioá e Wanderlândia.

No município de Wanderlândia, o secretario visitou a Unidade de Atendimento de Saúde; em Ananás, primeiro se reuniu com gestores de saúde de Riachinho, Angico e Luzinópolis; em seguida, visitou o Hospital (de pequeno porte) Nossa Senhora Aparecida, que está passando por reforma e ampliação em alguns dos seus setores.

Na oportunidade, Esteves destacou a importância do trabalho do gestor, responsável que é, entre outros, pelo trabalho de prevenção da qualidade da saúde que cabe a cada município realizar. O secretário falou também sobre as redes de atenção à saúde e a consequente implantação de consorcio intermunicipal de saúde.

Os gestores da região conheceram a experiência de Minas Gerais, que já lida com consórcios há 16 anos, período em que o estado ganhou destaque no país pelos resultados obtidos na melhoria da saúde.

Citou como exemplo a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (ACISPES), uma associação civil sem fins econômicos, com sede em Juiz de Fora (MG), criada em 1996. É um consórcio de municípios que tem como foco a promoção da saúde, com a realização de consultas e exames de média complexidade. Atualmente, conta com 24 municípios consorciados.

Por isso, a união de esforços entre Estado e Municípios, a exemplo dos consórcios municipais e das redes de saúde, é primordial para satisfazerem as necessidades dos usuários do SUS. “A municipalização da saúde irá fortalecer a atenção básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A atenção e a prevenção irão desafogar os hospitais, uma vez que os cuidados tomados nas Unidades de Saúde pode resolver o problema evitando assim as internações hospitalares”, Ressaltou.

Em Xambioá, o secretário visitou o Hospital de Referência, se reuniu com o Diretor Geral Jonas Rocha Neto e o Diretor Técnico João Lopes Machado e demais servidores. Na oportunidade foi-lhe apresentada a equipe da unidade e as demandas da unidade. No sábado, 14, em Araguanã, o secretário visitou a Estrutura do novo Hospital daquele município.

“As avaliações seguem as metas do governo do estado nas questões da saúde pública. As visitas a esses municípios tiveram o objetivo de verificar como está funcionando a saúde. A ideia é visitar todos os municípios tocantinense, para que o usuário do Sistema Único de Saúde possa ser atendido com dignidade e qualidade.” disse o Secretário Nicolau Esteves.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

1 Comentário

  1. vcs devem fiscalizar o baixo salario dos enfermeiros(a), foi uma vergonha qndo eu descobri a mireca q eles recebem. uma classe que tanto leva acerio a saude do povo de ananas, valorizar mais aqueles que cuida da suade de cada cidadão ananaense.abç pra vc futura ou futuro prefeito de ananas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias