- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 15 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

Sectec e Ufma firmam convênio que garante pós-graduação em Direito

Mais Lidas

Parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) garante a implantação e a promoção de curso de pós-graduação em Direito. Convênio neste sentido foi assinado pela secretária Olga Simão e o reitor Natalino Salgado, nesta quinta-feira (21), em ato realizado na Sectec. A princípio, serão ofertadas 15 vagas, com inscrições até o dia 5 de julho.

Também participaram da solenidade, como testemunhas e colaboradores, a diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Maria do Rosário Guimarães Almeida; o secretário-adjunto da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), José Torres; o coordenador de Mestrado da Ufma, Paulo Barbosa Ramos; e o deputado estadual Roberto Costa.

Segundo explicou a secretária Olga Simão, o objetivo da gestão da Sectec, por determinação da governadora Roseana Sarney, é o de articular e o de fomentar a ciência e tecnologia no estado por intermédio de parcerias. Ela também fez questão de agradecer a colaboração que tem recebido da Ufma, assim como de outras universidades, fundações e faculdades – peças fundamentais nas ações voltadas a qualificar o maranhense.

“Reconheço a Ufma como parte importante no que chamo de Sistema de Ciência e Tecnologia. Por meio destas parcerias, daremos mais condições para que o maranhense possa se capacitar. São ações, como essa que celebramos com a Ufma, que estão fazendo do Maranhão um estado do futuro”, afirmou a secretária Olga Simão.

Na avaliação do reitor da Ufma, o curso de pós-graduação de Direito vem suprir uma demanda histórica e que em breve, dois ou três anos, se tornará referência nacional. Natalino Salgado enfatizou a importância da Secretaria de Ciência e Tecnologia no processo de retomada de qualificação da comunidade jurídica. “Vamos dispor do prédio, onde funcionava a antiga Faculdade de Direito, no início do próximo semestre para a realização do curso de Direito. E como apoio da secretária Olga Simão, mais parcerias ocorrerão”, afirmou.

Para o deputado Roberto Costa – autor da emenda parlamentar na Assembleia Legislativa que possibilitou a criação do curso de pós-graduação – essa implantação demonstra a sintonia do Governo do Estado junto às instituições federais. “É com essa sensibilidade e o compromisso da governadora Roseana em destacar a educação como um dos pontos primordiais de seu governo que a população será beneficiada, proporcionando mais qualidade vida aos maranhenses”, declarou o deputado.

Produção jurídica

Estão abertas, até o dia 5 de julho, as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Direito, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O objetivo da criação do Programa de Pós-graduação em Direito é beneficiar todo o estado, permitindo que os profissionais usufruam de um programa de qualidade, que deve atrair também pesquisadores de outras partes do país, o que vai fomentar um ambiente de capacitação e de produção jurídica de referência.

Serão oferecidas 15 vagas para o mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, destinadas aos graduados em cursos aprovados pelo MEC, com formação em Ciências Jurídicas ou Ciências Sociais. A seleção será realizada em três etapas. Os interessados devem comparecer ao prédio da antiga Faculdade de Direito, que fica na Rua do Sol, em frente ao Teatro Arthur Azevedo, de segunda e sexta-feira, das 14h às 18h para receber a ficha de inscrição e o Guia de Recolhimento da União (GRU).

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias