Connect with us

Araguatins

Sedes do Incra em Araguatins e Araguaína são ocupadas pelo MST e MAB

Publicado

em

Cerca de 300 famílias da Via Campesina – ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) – ocuparam ontem a sede regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Araguaína, a 400 quilômetros de Palmas, região Norte do Tocantins. Outras 200 famílias, estas do MST, fizeram o mesmo na unidade de Araguatins, a 660 quilômetros da Capital, no Extremo Norte do Estado.

Em passeata, famílias de Babaçulândia, Palmeiras do Tocantins, Barra do Ouro, Estreito (MA) e outros municípios afetados pela construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Estreito, no Rio Tocantins, entre o Tocantins e o Maranhão, percorreram ruas de Araguaína e se instalaram na sede do órgão, onde a Prefeitura montou uma tenda para que os manifestantes se alojassem, pois as instalações do prédio não comportavam todos.

Conforme o coordenador estadual do MST, Daniel Souza Lima, o objetivodestas ocupações é cobrar do Incra o cumprimento das vistorias das áreas, a desapropriação dos latifúndios e a implementação dos Projetos de  Assentamento (PA). Cirineu da Rocha, do MAB, ressaltou que nesse momento de luta é cobrar do Incra a vistorias das áreas para assentar as famílias atingidas pela UHE Estreito, “que foram cadastradas e ainda continuam esperando a terra.”

Reivindicações

Em nota, a Assessoria de Comunicação do Incra disse que os movimentos sociais não apresentaram pauta de reivindicações ao órgão e que a superintendência regional já solicitou às lideranças da Via Campesina, MST e MAB a desocupação pacífica de suas instalações.

Ainda segundo a nota, desde outubro de 2010 o Incra realiza reuniões mensais com representantes dos movimentos sociais para discutir as demandas e que o último encontro ocorreu nesta segunda-feira, em Palmas, quando a superintendência apresentou balanço das ações executadas e dos atendimentos das demandas apresentadas anteriormente.Sobre as reivindicações do MAB, a Assessoria de Comunicação do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela construção da UHE Estreito, informou que ainda não tinha conhecimento dessa ocupação e que assim que eles fossem notificados pelo Incra ou outro órgão competente tomariam as providências cabíveis.

Reunião

O superintendente regional do Incra, Ruberval Gomes da Silva, se reunirá com os integrantes da Via Campesina, MST e MAB amanhã, às 9 horas, na unidade de Araguaína, para ouvir as reivindicações dos trabalhadores rurais sem terra e dos atingidos por barragens. O atendimento ao público continua normal nas duas unidades. (Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze