Connect with us

Maranhão

Sedes e Sebrae capacitam empresas em elaboração de projetos de Agricultura Familiar

Publicado

em

Representantes de empresas maranhenses de assistência técnica participaram de capacitação em “Elaboração de Projetos Produtivos de Agricultura Familiar e Empreendimentos de Economia Solidária”, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O curso, realizado de 16 a 20 deste mês, foi ministrado pelo consultor em Orientação Empresarial do Sebrae, João Conrado Carvalho.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, informou que as empresas qualificadas foram responsáveis pela elaboração dos projetos produtivos que participaram da seleção pública do edital 01/2011, lançado no ano passado pelo Governo do Estado e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para apoiar financeiramente projetos produtivos e empreendimentos de economia solidária focados nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Maranhão. “São ações fundamentais para fixar o homem ao campo assegurando-lhes produtividade e inserção no mercado local”, enfatizou Fialho.

As empresas foram capacitadas ainda na elaboração dos projetos que vão participar da seleção pública do edital 01/2012, lançado pelo governo do Maranhão e BNDES, no início do mês. Também participaram do curso as empresas que prestam consultoria ao Sebrae nas regiões em que a instituição trabalha com os Arranjos Produtivos Locais, visando o fortalecimento de uma parceria com a Sedes.

“A necessidade do curso surgiu a partir da análise dos projetos apresentados no primeiro edital, lançado no ano passado. A perspectiva é melhorar os projetos apresentados para contribuir com o desenvolvimento local, obedecendo ao que preconiza o edital 01/2012, de que sejam projetos produtivos e empreendimentos de economia solidária, visando a inclusão produtiva”, declarou o gerente de Operações do Sebrae, Mauro Borralho de Andrade.

De acordo com o consultor João Conrado Carvalho, “os técnicos das empresas foram treinados para fazer o diagnóstico inicial nas associações e cooperativas, identificando as suas necessidades; a projeção de investimentos aproveitando as potencialidades da região de acordo com os Arranjos Produtivos Locais; definição de objetivos e meta a serem alcançadas pelos investimentos, além de fazer o levantamento da viabilidade econômica e financeira dos projetos para que sejam auto sustentáveis”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze