Connect with us

Bico do Papagaio

Seduc lança cursos de formação continuada para educadores das redes municipais

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) lançou na manhã desta quarta-feira, 15, em reunião on-line, os Cursos de Formação Continuada direcionados a profissionais do magistério das redes municipais de ensino, em regime de colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A pauta refere-se à concretização do plano de fortalecimento das ações colaborativas em prol da educação pública no Tocantins, com a oferta de formação continuada a professores e a gestores escolares das redes municipais de ensino. Participaram da reunião a titular da Seduc, Adriana Aguiar; o presidente do diretório estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/TO), Wesley Lopes Fonseca; e a professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Rosilene Lagares, como palestrante.

Para Adriana Aguiar, a educação deve ser observada como um todo. “Temos na secretaria uma gerência voltada especificamente para formação continuada, que está sendo colocada à disposição dos municípios para tratar desse assunto e ainda a gerência de Tecnologias e Mídias Educacionais, que também estará disponível para apoiar os municípios. Temos em comum, tanto na rede estadual de ensino como nas redes municipais, profissionais que são proativos e comunicativos. Assim, mesmo em período de isolamento, é possível discutir as práticas pedagógicas que melhor se adaptem com a realidade de cada situação”, ponderou.

Wesley Lopes Fonseca, presidente da Undime no Tocantins, destacou a importância da cooperação. “É um momento histórico para a educação do Estado como um todo. Ação grandiosa esse regime de colaboração do Tocantins com os municípios para o fortalecimento da educação. A Undime recebe com satisfação essa atitude da Secretaria da Educação e reforço aos dirigentes municipais de educação que motivem os professores a participarem dos cursos ofertados”, destacou.

Cursos e inscrições

Ao todo, estão sendo ofertados cinco cursos com 60 horas cada. São 12 mil vagas proporcionadas aos professores dos municípios que queiram participar. Os professores devem realizar o autocastro na plataforma, entre os dias 15 e 22 de julho. Já as matrículas devem ser feitas, entre os dias 22 e 29 de julho.

Para se inscrever os interessados devem acessar o link disponível na página de formação da Seduc. Ao entrar no ambiente virtual, os educadores devem clicar em Nova Conta e preencher os dados solicitados para criar uma senha. Passada essa etapa, deve-se preencher os demais campos obrigatórios e cadastrar novo usuário. Também está disponível na página as orientações gerais para os cursistas e um tutorial de como realizar o cadastro no Moodle.

Estão sendo ofertados os seguintes cursos: Gestão Escolar: (re)fazer a partir do Documento Curricular do Tocantins (DCT)/ Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – 1.000 vagas; Educação Básica: (re)pensando o currículo a partir do Documento Curricular do Tocantins (DCT)/ Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Ensino Fundamental I (EFI) – 2.000 vagas; Educação Básica: (re) pensando o currículo a partir do Documento Curricular do Tocantins (DCT)/ Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Ensino Fundamental II (EFII) – 1.000 vagas; Recursos Educacionais Digitais no trabalho escolar – 3.000 vagas; Educação Infantil: organização e currículo a partir da BNCC/DCT – 5.000 vagas.

Apoio às redes e sistemas de ensino

Durante a reunião, foram discutidas, ainda, estratégias de fortalecimento e apoio quanto à institucionalização das redes e sistemas de ensino. O objetivo é esclarecer sobre as diferentes atribuições institucionais e as ações para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem. “Hoje, existem dúvidas sobre o que são e quais as diferenças entre redes e sistemas de ensino. Por isso precisamos auxiliar os municípios no sentido de identificar atribuições e traçar estratégias colaborativas dentro de seu contexto”, completou Odaléa Barbosa de Sousa Sarmento, assessora de Apoio aos Municípios da Seduc.

Rosilene Lagares, professora da Universidade Federal do Tocantins, proferiu uma palestra na qual discorreu sobre o sistema de Educação do Tocantins desde o ano de 1994 até os dias atuais. Para a doutora em Educação, que é pesquisadora em gestão de educação, o regime de colaboração deve envolver as esferas municipais, estaduais e federal, além dos profissionais de educação. “No Estado do Tocantins, esse envolvimento tem ocorrido de forma contextualizada em contextos específicos com possibilidades de superação que esses contextos exigem. Outro ponto importante a ser considerado no Tocantins é a formação dos profissionais de educação, que é construída pelos profissionais do quadro da Seduc, isso é fundamental. É um processo que reconhece e valoriza os profissionais do Tocantins”, pontuou.

Municipalismo

Cabe destacar que, na atual gestão da Seduc, o municipalismo ganhou maior destaque com a Gerência de Apoio aos Municípios, agora ligada diretamente ao gabinete da secretária. Além disso, como forma de assessorar as políticas públicas para a educação infantil, foi criada, no organograma da Seduc, uma Unidade Técnica Executiva (UTE) para esta área.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Justiça Eleitoral reforma decisão e defere candidatura de Cláudio Santana

Publicado

em

No final da tarde desta quinta, 22, o juiz eleitoral, José Carlos Tajra Reis Júnior, deu provimento aos Embargos de Declaração, pedindo revisão de decisão que havia indeferido a candidatura de Cláudio Santana (MDB), a prefeito de Araguatins, pela Coligação “Juntos Por Araguatins”.

Na origem, Cláudio Santana teve o seu registro de candidatura indeferido, em razão de contas, relativas ao exercício de cargo público, julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, publicado no BO nº 1983 em 15/12/2017, em razão da Prestação de Contas de Ordenador de 2011, quando presidia a Câmara Municipal de Araguatins.

Publicada a sentença, em 15 de outubro de 2020, Cláudio manejou Embargos de Declaração, com pedido de efeitos infringentes, alegando que “na data de 14/10/2020, dia anterior à disponibilização da sentença ora embargada, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, deu provimento à Ação de Revisão proposta pelo Embargante, reformando o Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, julgando as contas de ordenador do Embargante na condição de Presidente da Câmara regulares com ressalva”.

O Ministério Público Eleitoral também havia se pronunciado pelo deferimento após a apresentação dos Embargos.

Agora, a candidatura de Cláudio a reeleição está deferida. Clique AQUI e veja a decisão completa.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Patrícia Evelin irá inaugurar comitê de campanha nesta quinta, 22

Publicado

em

A Prefeita Patrícia Evelin (Democratas), o candidato a vice-prefeito Dr. Fidélis, os candidatos a vereadores da coligação “Pra frente Xambioá”, dos partidos Democratas, PSL e Podemos, irão realizar a inauguração do seu comitê de campanha nesta quinta-feira, 22, em Xambioá.

A Prefeita Patrícia Evelin é candidata a reeleição para governar o Município por mais quatro anos, dessa vez ao lado do advogado militante em Xambioá, vereador pelo sexto mandato e presidente da Câmara pela segunda vez, Raimundo Fidélis (Podemos).

O comitê atenderá ao público na avenida Presidente Juscelino, no centro de Xambioá na praça do Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa, a partir das 17h, logo após será realizada uma reunião no Assentamento Recanto, às 19h.

A Prefeita Patrícia Evelin, nasceu em Xambioá, é filha do ex-prefeito de Xambioá Francisco Evelin e da ex-vereador de Xambioá, Fátima Matos Câmara, reside em Xambioá desde que nasceu, foi eleita em 2016 com 3.084 votos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Pesquisa Qualiquanti Gauss, Armindo lidera com 60,83%

Publicado

em

Pesquisa do instituto Qualiquanti Gauss aponta que o candidato Armindo Cayres (SD), lidera a disputa a prefeito de Sampaio, com 60,83% das intenções de votos.

Em seguida está a candidata do MDB, Maria Marques com 29,17%. Juvenil Almeida (PSB) e Coracy de Melo (PT), tem 2,5% cada.

Não Sabe/Não Opinou somaram 5%. Já brancos, nulos ou nenhum 0%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número de identificação TO-05793/2020. Foram entrevistadas 120 pessoas, no dia 14 de outubro.

A margem de erro é de 3,5% (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada

Armindo Cayres (SD) – 60,83%

Maria Marques – 29,17%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 5%.

Brancos, nulos ou nenhum – 0%

Pesquisa espontânea

Armindo Cayres (SD) – 57,50%

Maria Marques – 27,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 10%.

Rejeição

Maria Marques – 27,50%

Coracy de Melo (PT) – 20,83%

Armindo Cayres (SD) – 17,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 15,83%

Não Sabe/Não Opinou – 17,50%

Nenhum desses – 0,83%

Continue lendo
publicidade Bronze