Connect with us

Pará

Sefa apreende mais de 482 mil maços de cigarro em Dom Eliseu-PA

Publicado

em

Uma carreta com 482.500 maços de cigarros contrabandeados foi apreendida nesta quarta-feira (29), ao tentar entrar em território do Pará. O motorista fugiu do local, abandonando o veículo. O termo de apreensão é de R$ 1,346 milhão, e foi lavrado em nome do transportador, pois ainda não foi identificado o dono da carga. A Secretaria da Fazenda vai comunicar a apreensão à Receita Federal, por se tratar de contrabando.

A apreensão foi feita por servidores da Carreira da Administração Tributária, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito do Itinga, em Dom Eliseu, na divisa com o Maranhão.

A carga estava escondida em meio a tubos de PVC oriundos do Mato Grosso do Sul com destino a Belém, acompanhados de nota fiscal. A mercadoria foi localizada depois que a equipe de fiscalização inspecionou os documentos fiscais e pesou o caminhão, por desconfiar do peso da mercadoria. “Como havia indícios de irregularidade, por causa do excesso de peso, o veículo foi levado para o pátio da unidade fazendária e descarregado, quando foi localizado o cigarro”, informou o coordenador do Itinga, fiscal de receitas estaduais Eduardo Gonçalves.

O diretor de Fiscalização da Sefa, Shu Yung Fon, explicou que como o cigarro é considerado mercadoria supérflua, a alíquota do ICMS (imposto sobre mercadorias e serviços) é de 30%, o que significa uma alta margem de lucro para quem vende o produto sem recolher o tributo.

A unidade fazendária do Itinga é a maior das oito unidades de fronteira mantidas pela Sefa, e por ela entram 82% das mercadorias enviadas ao território paraense.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MARABÁ: Águia pega o Tapajós neste domingo

Publicado

em

Neste domingo, 7, o Águia de Marabá, vai até Belém, enfrentar o Tapajós, da cidade de Santarém, pela segunda rodada do Campeonato paraense 2021. A partida será realizada no estádio Luiz Omar Pinheiro, o Mamazão, no distrito de Outeiro, região metropolitana de Belém, às 10h, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Boto não vai mandar nenhuma partida em Santarém, no estádio Colosso do Tapajós.

Segundo a comissão técnica, o Boto deve mandar outras partidas do Parazão no mesmo local.

O Águia estreou na competição, vencendo a Tuna luso, no Zinho de Oliveira, em Marabá, por 3 a 2. Já o Tapajós, perdeu para o Independente em Tucuruí por 1 a 0.

Continue lendo

Pará

TUCURUÍ: Independente fica no empate com Tuna Luso em Belém

Publicado

em

Tuna Luso e Independente Tucuruí empataram em 2 a 2 na manhã deste sábado, 6. O confronto aconteceu no Estádio do Souza, em Belém, pela segunda rodada do Campeonato Paraense 2021. No primeiro tempo, a Lusa saiu na frente com Pedrinho, aos 34, mas sofreu o empate do Galo Elétrico um minuto depois, através do artilheiro Danrlei. Na volta do intervalo, Railson, aos 14, se aproveitando de uma falha do goleiro Evandro Gigante, virou o resultado a favor do time tucuruiense. Aos 20, entretanto, Neto, em um bonito gol de fora da área, deixou tudo igual. No geral, a Cruz de Malta foi melhor, mas errou demais diante de um Galo eficiente.

A Tuna – que ainda não venceu – somou o primeiro ponto no Grupo B, está na segunda colocação, mas corre o risco de ficar na lanterna ao final da rodada. No Grupo C, o Independente, com quatro pontos, só pode perder a liderança para o Águia de Marabá, que tem três e enfrenta o Tapajós, em Belém, neste domingo – clique e confira a tabela de classificação e os jogos do Parazão.

Na quarta-feira, dia 10, a Tuna mede forças com o Castanhal no Modelão, a partir das 10h. O Independente Tucuruí só volta a campo no dia 14, um domingo, contra o Gavião Kyikatejê, no Zinho Oliveira, às 16h.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Idosos com 80 anos começam a ser vacinados

Publicado

em

Com a chegada de mais 890 doses da vacina Covishield, referente à 4ª remessa da 1ª fase de imunização, Parauapebas dá seguimento ao plano de vacinação. 15% deste quantitativo atenderá os profissionais de saúde, entre eles, os que trabalham no presídio.

As demais doses serão destinadas aos idosos. Além das pessoas com mais de 90 anos, o município começou a imunizar esta semana idosos a partir de 80 anos. A secretaria municipal de Saúde (Semsa) reforça que a vacinação segue normalmente, de acordo com disponibilidade das vacinas.

A vacinação pode ocorrer em domicílio, caso o idoso tenha dificuldade de locomoção. Para isso, um familiar e/ou responsável deverá solicitar o atendimento preferencial na secretaria de saúde, localizada na rua E, nº 481 – bairro Cidade Nova, das 7h às 11h e das 13h às 17h.  

“Pedimos a compreensão da população, principalmente para o público prioritário. Conforme Nota Técnica nº 013, emitida pelo Ministério da Saúde, devemos antecipar a imunização dos idosos, paralelamente a vacinação dos profissionais de saúde”, explicou Michele Ferreira, Diretora da Vigilância em Saúde.

“No atual cenário, a quantidade de doses disponibilizada para os estados e municípios ainda não é suficiente para alcançar todo o esquema vacinal da primeira fase. Assim, à medida em que as doses forem chegando, os calendário será devidamente seguido para cada grupo populacional”, conclui Gilberto Laranjeiras, secretário de saúde. (Nívea Lima / Foto: Elienai Araújo)

Continue lendo
publicidade Bronze