Connect with us

Bico do Papagaio

Segunda parcela do FPM é antecipada para sexta, 18. Valores continuam em alta

Publicado

em

Os valores do segundo decêndio de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) serão creditados nas contas das Prefeituras do Bico do Papagaio e restante do país, nesta sexta-feira (18).

O segundo decêndio de junho de 2021, comparado com o mesmo decêndio do ano anterior, apresentou um crescimento de 26,24% em termos nominais, sem considerar os efeitos da inflação. No acumulado deste mês, em relação ao mesmo período de 2020 o crescimento foi de 88,45%. O economista e especialista em Orçamento Público, César Lima, explicou os motivos desse crescimento.

“Ano passado, nessa época, estávamos com uma economia bem mais fechada, vários lockdowns mais abrangentes no Brasil. A atividade econômica realmente estava bem mais arrefecida. Esse ano já há uma melhoria na atividade econômica, e houve também o fator inflação, que pressionou bastante os preços.”


Mas segundo o especialista, os resultados referentes ao crescimento só poderão ser comprovados no próximo ano. “Nós só vamos conseguir comparar se houve um crescimento real da economia em 2022 (muito provavelmente já com uma população quase que completamente vacinada e uma normalidade da atividade econômica) com 2019, que é o período pré-pandemia. Por enquanto, 2020 e 2021 são pontos fora da curva, só que este ano apresenta uma melhora significativa em relação ao ano passado, por conta da atividade bem mais liberada em todos os estados”, explica. 

Os valores relativos ao fundo são pagos aos municípios a cada dez dias (10, 20 e 30) de todo mês. Como em junho a data cai no domingo, o repasse foi antecipado para o primeiro dia útil anterior. 

O dinheiro é creditado pelo Banco do Brasil S/A, que disponibiliza, na sua página na internet, os avisos referentes às distribuições decendiais das contas dos Fundos de Participação, com os lançamentos a crédito e débito.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é a maneira como a União repassa verbas para os municípios brasileiros, cujo percentual, dentre outros fatores, é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes.

Como é feito o cálculo do FPM?

O cálculo do FPM leva em conta um coeficiente, determinado com base na quantidade populacional de cada município, e o percentual de participação dos estados. Os coeficientes variam de 0,6 a 4,0.

Os municípios são divididos em três categorias: capitais, interior e reserva. As capitais dos estados e Brasília recebem 10% do FPM. Interior são os demais municípios brasileiros e representam 86,4% do FPM. Já os municípios de reserva são aqueles com população superior a 142.633 habitantes e recebem – além da participação como município de interior – uma cota adicional de 3,6% do fundo.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: “Hoje, poder realizar esse projeto é motivo de muita emoção”, diz Carlesse durante lançamento do curso de Medicina

Publicado

em

O curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, agora é uma realidade. Depois de aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o funcionamento do curso foi autorizado nesta quinta-feira, 5, pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), ao mesmo tempo em que foi lançado o primeiro vestibular para o curso na cidade.

A solenidade foi realizada no câmpus da instituição e foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade; pelo prefeito local, Antônio do Bar; deputados estaduais, líderes políticos e autoridades de toda a região do Bico do Papagaio.

Ao todo, a instituição está ofertando 40 vagas, sendo que 50% destas vagas são destinadas a alunos oriundos da rede pública de ensino, como preconiza a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira, 6, e poderão ser feitas até o dia 16, pelo portal http://www.unitins.br. Já as provas estão marcadas para o dia 29 de agosto, em Augustinópolis e Palmas. As aulas terão início no dia 13 de setembro. 


Estrutura

O curso de Medicina da Unitins em Augustinópolis vai iniciar suas atividades disponibilizando, aos alunos, laboratórios altamente tecnológicos e equipamentos de última geração, bem como, um corpo docente devidamente qualificado, como explicou o reitor da instituição, Augusto Rezende. O reitor cita o curso como um divisor de águas para a cidade e para toda a região do Bico do Papagaio. “Vai movimentar o comércio local, inclusive o setor imobiliário, além de atrair mais profissionais para trabalhar no curso, mais investimentos para a área da saúde, o que beneficiará as estruturas, as unidades e as especialidades médicas de toda a região. Já vimos isso começar com a retomada da reforma e a ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis, que já foram autorizadas”, ressaltou Augusto Rezende, ao destacar o empenho do governador Mauro Carlesse para viabilizar esse projeto, que, de acordo com ele, constitui mais um compromisso de campanha. 


Mauro Carlesse falou da alegria de poder cumprir mais esse compromisso assumido, ainda durante a campanha, e também de tornar realidade o sonho de muitos estudantes menos favorecidos de poder cursar Medicina em uma faculdade totalmente gratuita. “Pegar o Estado em dificuldades, ter a audácia de dizer que vai implantar um curso de Medicina e, hoje, poder realizar esse projeto é motivo de muita emoção. É pensar que muitos pais, que não têm condições de pagar os altos custos de uma faculdade para o filho, estão tendo essa oportunidade. O curso é o sonho de muitas crianças e jovens”, frisou.

Asfalto 

Na oportunidade, o governador Mauro Carlesse determinou, à secretária de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Juliana Passarin, que tome as providências necessárias para pavimentar o trecho da rua em frente à faculdade. (Com informações de Jarbas Coutinho)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Inscrições para Vestibular de Medicina da UNITINS começam nesta sexta, 6

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), lançou Edital para realização do Vestibular 2021, do curso de Medicina, no campus de Augustinópolis, no Bico do Papagaio. As inscrições começam nesta sexta, dia 6 e segue até dia 16 de agosto.

Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas. A taxa de inscrição do processo seletivo será de R$ 120,00 (cento e vinte reais).

A prova será no dia 29 de agosto. Clique AQUI e veja as informações completas.

 

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Acusado de render moradores de chácara e praticar roubou é capturado

Publicado

em

Um homem de 24 anos, suspeito de praticar um crime de roubo no mês de abril de 2021, na zona rural de Xambioá, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), em ação conjunta realizada por policiais civis da 23ª Delegacia de Xambioá e da Delegacia de Repressão a Roubos de Araguaína (DRR), na manhã desta quarta-feira, 4. Os policiais efetuaram a prisão mediante cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pelo Juiz da Comarca local.

A ação foi comandada pelo delegado-chefe da 23ª DP, Márcio Lopes da Silva, e realizada quando os policiais civis, das duas unidades, localizaram o paradeiro do indivíduo em uma residência no município. Segundo a autoridade policial, o capturado foi investigado e indiciado pela equipe da 23ª delegacia, em razão de ter praticado em coautoria com um indivíduo de 25 anos, um roubo em uma chácara na zona rural de Xambioá. Na ocasião, os dois suspeitos renderam os proprietários do local e subtraíram vários objetos das pessoas que estavam no imóvel rural.


O delegado Márcio Lopes ressaltou que o indivíduo já havia sido preso por outro crime, no dia 15 de julho de 2021, e se trata de uma pessoa de alta periculosidade. Após a realização das providências legais cabíveis, o homem foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. As investigações terão continuidade a fim de que a Polícia Civil possa localizar o paradeiro do segundo envolvido no crime. (Rogério de Oliveira)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze