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Tocantins

Sem receber, médicos voltam a suspender atendimentos pelo PLANSAÚDE

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Usuários do PLANSAÚDE, plano de saúde dos servidores públicos estaduais, voltam a reclamar da suspensão nos atendimentos por parte dos médicos. Eles contam que os profissionais estão deixando de atender justificando a falta de pagamento por parte do governo. O plano conta com mais de 90 mil usuários, dentre titulares e dependentes.

Uma usuária do plano, servidora da Secretaria Estadual da Educação e Cultura, que preferiu não se identificar, declarou que está com dificuldades para achar médicos conveniados. “Tenho ligado para marcar consulta com dermatologista e endocrinologista e não acho nenhum. Ninguém quer mais atender o PLANSAÚDE porque diz que não recebe”, disse.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE), Cleiton Pinheiro, contou que já são mais de 100 reclamações de usuários feitas ao sindicato pela falta do serviço. Segundo ele, o governo do Estado permanece com pendências financeiras e que alguns dos repasses do PLANSAÚDE estão sendo feitos com atraso. “São muitas reclamações ao sindicato, principalmente, de mulheres que estão grávidas e de pessoas que precisam de atendimento especializado. Só que nenhum profissional é obrigado a trabalhar de graça”, frisou.

Pinheiro lembrou que, na assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), ocorrida em abril, o governo havia proposto repassar os recursos financeiros referentes ao pagamento dos atendimentos realizados através do PLANSAÚDE, diretamente a hospitais e médicos, mas que isso não está sendo cumprido. “Nós pagamos todo mês o mesmo valor e quando precisamos do plano ele está suspenso. O governo diz que está fazendo o repasse e joga culpa na operadora Unimed, mas, conforme a lei de saúde, ele tem que gerenciar quem está operacionalizando o serviço”, frisou, acrescentando que quer conhecer o projeto do governo de criação do Conselho de Administração do PLANSAÚDE, que será responsável por fixar as políticas e diretrizes do plano.

Atraso

A presidente do Sindicato dos Médicos do Tocantins (SIMED), Janice Painkow, contou que a fatura de pagamento dos médicos está atrasada em um mês. “A fatura que era para ser paga em 25 de maio até hoje [ontem] não foi quitada. Com isso, os médicos vão ficando descontentes e deixam de atender, prejudicando assim o usuário. O governo não está dando a devida importância ao PLANSAÚDE “, comentou.

O defensor público Arthur Luiz Padua Marques, que contribuiu na elaboração do TAC, informou que ficou sabendo do problema de atrasos nos repasses pela imprensa e que hoje solicitará informações do governo sobre os repasses e empenhos feitos. De posse das informações, poderá pedir a punição prevista no TAC.

A Unimed Centro-Oeste foi procurada para comentar o problema, através de sua coordenação no Estado, mas nenhum representante foi localizado até o fechamento desta edição.

SECAD

Em nota, a Secretaria da Administração do Estado (SECAD) negou o descumprimento do TAC e afirmou que os pagamentos das parcelas em atraso estão sendo feitos dentro dos prazos estipulados. A secretaria solicitou que o usuário que tiver problemas com atendimento médico e hospitalar deve entrar em contato com a Diretoria de Assistência ao Segurado, pelos telefones 3218-6960, 3218-7218, 3218 7233, 3218-7221, e informar o nome do médico\unidade de atendimento, a data e o motivo alegado para o não atendimento.

PLANSAÚDE 


Em março passado, os médicos e clínicas credenciados ao PLANSAÚDE fizeram mais de dez dias de paralisação devido à falta de repasses. Após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), os atendimentos foram normalizados, mas agora voltam a ser afetados devido a um novo atraso nos pagamentos. (JT)

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Tocantins

Tocantins oficializa 7 novas mortes por Covid-19. Acumulado chega a 1.308

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste sábado, 16 de janeiro, foram contabilizados 577 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 130 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 309.179 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 96.058 casos confirmados da doença. Destes, 85.083 pacientes estão recuperados e 9.667 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.308 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

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Tocantins

PALMAS: Novo desligamento da Estação de Tratamento de Água e acontecerá na próxima semana

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Na próxima segunda-feira, 18/01, a BRK Ambiental dá sequência no cronograma da obra de ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tocantins, a ETA 006, que abastece 80% da população de Palmas. A retomada no cronograma acontece após a paralisação das intervenções em razão do período de fim de ano. Iniciada no ano passado, estas ações visam realizar as interligações de novas unidades do sistema de tratamento de água. As ações anteriores aconteceram em 6 e 13 de dezembro de 2020.

As obras de interligação serão realizadas a partir das 07h00 da manhã e finalizadas até as 19h00. A partir deste horário, a distribuição de água é reiniciada e o sistema entra em recuperação. Áreas mais baixas da cidade recebem água primeiro e, em seguida, partes mais altas. Toda a normalização do abastecimento deve acontecer durante a madrugada. A paralisação do abastecimento atingirá todos bairros do Plano Diretor e das regiões Norte e Sul. Os distritos de Buritirana, Taquaruçu e o Setor Jardim Taquari não serão afetados pela paralisação.

A BRK Ambiental deu início à obra em 2019, um investimento de mais de R$ 28 milhões que irá tornar a capacidade de tratamento da estação duas vezes maior que a atual, beneficiando cerca de 80 mil famílias da Capital. Atualmente, a ETA 006 tem capacidade de produção de 750 litros de água tratada por segundo. Com a reforma, a estrutura poderá produzir até 1.500 litros por segundo. Além do objetivo de acompanhar o crescimento da população da capital nos próximos 40 anos, a ampliação visa também a modernização do tratamento, com a inclusão de equipamentos de medição instantânea de parâmetros de qualidade e acionamentos e visualizações remotas de várias etapas do processo de produção de água tratada.

Interrupções programadas

Para minimizar os impactos da interrupção do fornecimento de água, durante as obras de interligação das novas unidades do sistema de tratamento, as equipes da BRK Ambiental analisaram os dias com menor tendência de consumo e os horários que favorecem a recuperação do sistema após a intervenção. Desta vez, o trabalho será realizado na segunda-feira para diminuir a necessidade de interrupções sequenciais já que uma intervenção na rede elétrica que atende à unidade de tratamento de água também está programada pela Concessionária de energia para ser realizada no mesmo dia. 

Além disso, em razão da análise de consumo, os trabalhos vão ser iniciados no começo da manhã, com toda a população abastecida. A recuperação após o desabastecimento acontecerá durante a noite e madrugada. “Estamos trabalhando com uma grande quantidade de equipes na obra e com um cronograma que permitirá uma recuperação segura. Sempre contamos com a população para manter o consumo consciente no dia anterior e durante a realização da interrupção do abastecimento. Isso colabora muito para uma retomada tranquila. Quem possuir caixa d´água e mantiver o consumo ao mínimo necessário não terá maiores problemas”, destaca Sandra Leal, gerente de Operações em Palmas.

A recomendação é válida para o domingo (17), dia anterior à paralisação, e vem junto de outras recomendações. “Caso o cliente perceba qualquer alteração na água, após o retorno do abastecimento, é importante entrar em contato com a concessionária por meio dos nossos canais de atendimento”, pontua Sandra. Os clientes serão informados das interrupções por SMS, carro de som e comunicados em redes sociais. Para garantir o recebimento das mensagens, a concessionária reforça a importância de os clientes manterem seus cadastros atualizados. 

Qualquer dúvida durante as interrupções, o cliente também pode contatar a BRK Ambiental por meio do 0800 6440 195 ou ainda pelas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram). Caso precise de atendimento para outros serviços, o cliente também pode mandar uma mensagem de texto para o Whatsapp (11) 99988-0001, que é o serviço de atendimento mantido pela concessionária em razão da pandemia e funciona em horário comercial.

Tratamento de água

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) a água passa por diversas etapas de tratamento até ser distribuída e chegar à torneira do cliente. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas. Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após essas etapas, a água é distribuída para os reservatórios.

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Tocantins

Tocantins se aproxima de 95 mil casos de Covid-19

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quinta-feira, 14 de janeiro, foram contabilizados 594 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 146 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 305.703 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 94.945 casos confirmados da doença. Destes, 84.733 pacientes estão recuperados e 8.918 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.294 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

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