Connect with us

Maranhão

Semana do Livro Infantil e Juvenil começa nesta segunda-feira, 23

Publicado

em

A leitura estará em alta nos próximos dias. É que a III Semana do Livro Infantil e Juvenil acontece a partir desta segunda-feira (23) e se estende até a próxima segunda (30), com uma vasta programação que permitirá ao público, ler, ouvir e escrever histórias explorando as mais variadas linguagens artísticas. A abertura acontece na sede da Rede Leitora, no Coroadinho, em São Luís.

As atividades são voltadas para crianças a partir de 7 anos. Além de celebrar os 400 anos de São Luís, a Semana é alusiva ao Dia Internacional do Livro (2 de abril), ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e ao Dia Mundial do Livro e dos direitos autorais (23 de abril).

A programação de abertura destaca atividades como Salão Literário e a Caravana da Leitura Monteiro Lobato. Além da Biblioteca Pública, a Semana percorrerá as comunidades do Vinhais,  Desterro e Rio dos Cachorros. O encerramento será no Teatro Arthur Azevedo, dia 30 de abril, às 9h, para comunidades envolvidas no projeto.

Todas as comunidades terão como programação as atividades Salão Literário, Caravana da Leitura Monteiro Lobato, Poesia ao pé do ouvido e Coral Curumim “Louvação a São Luís”. “Vamos incentiva o habito da leitura entre as crianças e jovens”, declarou a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima.

Serão realizadas as oficinas Hora do Conto, Fazendo Livro (Concurso de Histórias) ministrado pela bibliotecária Cláudia Féres Leite. Nas atividades, as crianças confeccionarão livros com as histórias criadas durante a oficina, Leitura Teatralizada e Jogos Literários, Carro Biblioteca, Exposição de livros premiados e o espetáculo teatral “Era Uma Vez… Uma História Que Todo Mundo Conta” (Silvana Cartágenes).

Espetáculo de encerramento

No encerramento, no Teatro Arthur Azevedo, dia 30, às 9h, será apresentada performance literária, entrega de prêmios aos vencedores  do concurso melhores  historias criadas. Entre as atrações do roteiro, o espetáculo “Era Uma Vez… Uma História Que Todo Mundo Conta”, de Silvana Cartágenes, baseado na Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil com o intuito de despertar a curiosidade e o interesse pela leitura através dos contos de fadas.

O espetáculo direcionado ao público infantil, baseia-se na mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil com o objetivo de despertar curiosidade e o interesse pela leitura através dos contos de fadas.

O texto é de Silvana Cartágenes e foi concebido a partir de estudos acerca da evolução histórica dos contos de fadas. Pretende fazer um elo entre a fantasia infantil contemporânea e os elementos de composição tradicional das histórias dos contos de fadas, com castelos dragões e princesas. Para a autora, tais elementos ainda transmitem valores culturais questionáveis e contraditórios para os dias de hoje, mas de indiscutível valor emocional e moral para o crescimento das crianças.

“A fantasia infantil tem uma linguagem universal, as crianças a compreendem para além de suas nacionalidades e contextos culturais. E os contos de fadas são da mesma matéria da imaginação, faz parte do crescimento humano, do amadurecimento das suas emoções, e em qualquer lugar do mundo”, afirmou Silvana Cartágenes.

Mês da Literatura Infantil

Abril é o mês um mês da Literatura Infantil. No dia 2 é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem a Hans Christian Andersen, considerado o patrono da literatura infantil; dia 11, nasceu o escritor brasileiro Viriato Corrêa, autor do clássico “Cazuza”; dia 18, Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato; e o dia 23,data do falecimento do escritor espanhol Miguel Cervantes, criador do personagem Dom Quixote de La Mancha, é o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, instituído pela Unesco.

“Portanto, essa homenagem que a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), órgão da secretaria de estado da Cultura presta ao longo de 20 anos, antes com a Quinzena do Livro Infantil, e nos últimos três anos, com a Semana do Livro Infantil, torna-se cada vez mais expressiva, ao constatar-se sua abrangência na capital e no estado, difundindo o livro e a leitura de qualidade, valorizando o trabalho de autores e ilustradores”, afirmou Rosa Maria Ferreira Lima.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze