Connect with us

Araguatins

SENAR certifica 400 pessoas no Bico do Papagaio

Publicado

em

senar4O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – AR/TO em parceria com o Banco do Brasil, a Fundação do Banco do Brasil através do programa BB EDUCAR realizam as formaturas de oito turmas do Programa AJA – Alfabetização de Jovens e Adultos no meio rural.

Em Augustinopólis, a formatura aconteceu no dia 09 de Outubro, às 9h, na Câmara Municipal e foram entregues 98 certificados. Já em Tocantinopólis, foram entregues 58 certificados no dia 10 de Outubro, às 19h, também na Câmara Municipal. Para o aluno do povoado rural Cachoeirinha em Tocantinópolis, Edson Cesar, “foi muito bom aprender a ler, eu gostava mais de fazer as contas, mas a professora me mostrou como é bom ler” – disse emocionado.

O AJA – Alfabetização de Jovens e Adultos é um programa que atua em todos os municípios do Estado. O programa tem como objetivo principal contribuir para a superação do analfabetismo no meio rural do Tocantins, por meio das atividades educacionais voltadas para a leitura, a escrita, a compreensão de texto e contexto, realização de operações matemáticas básicas, com vistas na melhoria do perfil profissional e na qualidade de vida do trabalhador rural e suas respectivas famílias.

Giljane Dourado, gerente da Superintendência do Banco do Brasil informou durante as formaturas que o convênio com o SENAR será renovado para o ano de 2010. “Teremos novas turmas para o próximo ano, pois compensa ver no olhar de cada aluno que o aprendizado chegou e que eles podem melhorar de vida com o apoio do Banco do Brasil e Fundação BB Educar, seguindo sempre nosso lema Ler, escrever, libertar”.

Já o presidente do Sistema FAET/SENAR, Junior Marzola, agradeceu pela parceria com o banco e ressaltou a importância do programa. “Ler é a primeira porta de entrada para a melhoria da vida de todo ser humano. Foram muitos dias de luta de cada homem e mulher do meio rural para conciliarem os estudos com os trabalhos do dia-a-dia para que hoje estivessem aqui, nessa formatura. Com toda certeza e confiança no trabalho da equipe do SENAR e do Banco do Brasil, essas pessoas terão agora mais e melhores oportunidades de acesso ao trabalho e melhoria da renda familiar” – acrescentou.

As turmas possuem 25 alunos cada e os dias e horários das aulas são definidos de acordo com a disponibilidade dos alunos, prevendo uma carga horária de 8 horas semanais e o total do curso em 180 h/aula.  

Certificados

No dia 08 de Outubro foram entregues 242 certificados aos alunos dos cursos realizados no Escritório Regional do SENAR – Extremo Norte Câmara Municipal de Araguatins, ás 17h. Os cursos foram de Tratorista, Piscicultura, Inseminação Artificial, Apicultura, Olericultura, Pintura em Tecido, Salgados, Cerca Convencional, Manejo de Pastagem, Cooperativismo e Associativismo, Doma Racional e Avicultura realizados nas cidades de Sampaio, São Miguel e Araguatins. (Poliana Macedo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze