- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SENAR certifica 400 pessoas no Bico do Papagaio

Mais Lidas

senar4O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – AR/TO em parceria com o Banco do Brasil, a Fundação do Banco do Brasil através do programa BB EDUCAR realizam as formaturas de oito turmas do Programa AJA – Alfabetização de Jovens e Adultos no meio rural.

Em Augustinopólis, a formatura aconteceu no dia 09 de Outubro, às 9h, na Câmara Municipal e foram entregues 98 certificados. Já em Tocantinopólis, foram entregues 58 certificados no dia 10 de Outubro, às 19h, também na Câmara Municipal. Para o aluno do povoado rural Cachoeirinha em Tocantinópolis, Edson Cesar, “foi muito bom aprender a ler, eu gostava mais de fazer as contas, mas a professora me mostrou como é bom ler” – disse emocionado.

O AJA – Alfabetização de Jovens e Adultos é um programa que atua em todos os municípios do Estado. O programa tem como objetivo principal contribuir para a superação do analfabetismo no meio rural do Tocantins, por meio das atividades educacionais voltadas para a leitura, a escrita, a compreensão de texto e contexto, realização de operações matemáticas básicas, com vistas na melhoria do perfil profissional e na qualidade de vida do trabalhador rural e suas respectivas famílias.

Giljane Dourado, gerente da Superintendência do Banco do Brasil informou durante as formaturas que o convênio com o SENAR será renovado para o ano de 2010. “Teremos novas turmas para o próximo ano, pois compensa ver no olhar de cada aluno que o aprendizado chegou e que eles podem melhorar de vida com o apoio do Banco do Brasil e Fundação BB Educar, seguindo sempre nosso lema Ler, escrever, libertar”.

Já o presidente do Sistema FAET/SENAR, Junior Marzola, agradeceu pela parceria com o banco e ressaltou a importância do programa. “Ler é a primeira porta de entrada para a melhoria da vida de todo ser humano. Foram muitos dias de luta de cada homem e mulher do meio rural para conciliarem os estudos com os trabalhos do dia-a-dia para que hoje estivessem aqui, nessa formatura. Com toda certeza e confiança no trabalho da equipe do SENAR e do Banco do Brasil, essas pessoas terão agora mais e melhores oportunidades de acesso ao trabalho e melhoria da renda familiar” – acrescentou.

As turmas possuem 25 alunos cada e os dias e horários das aulas são definidos de acordo com a disponibilidade dos alunos, prevendo uma carga horária de 8 horas semanais e o total do curso em 180 h/aula.  

Certificados

No dia 08 de Outubro foram entregues 242 certificados aos alunos dos cursos realizados no Escritório Regional do SENAR – Extremo Norte Câmara Municipal de Araguatins, ás 17h. Os cursos foram de Tratorista, Piscicultura, Inseminação Artificial, Apicultura, Olericultura, Pintura em Tecido, Salgados, Cerca Convencional, Manejo de Pastagem, Cooperativismo e Associativismo, Doma Racional e Avicultura realizados nas cidades de Sampaio, São Miguel e Araguatins. (Poliana Macedo)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias