Connect with us

Tocantins

SENAR promove Curso de Guasqueiro pela primeira vez no TO e capacita profissionais para o preparo do couro

Publicado

em

Doze alunos que participaram do Curso de Guasqueiro (artesão que usa o couro cru como principal matéria-prima de seus trabalhos), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins SENAR, receberam no sábado, 12, os certificados de conclusão da capacitação, que teve início na última segunda-feira, 7. O curso foi realizado pela primeira vez no Tocantins e foi uma solicitação da senadora Kátia Abreu, presidente do Sistema CNA / FAET / SENAR, que fez questão de trazer o curso para o Estado por entender da importância do treinamento para profissionais que trabalham na cadeia produtiva do couro.

Para manter viva essa tradição, que remonta ao período das colonizações espanhola e portuguesa, o SENAR Tocantins trouxe a Palmas o instrutor César Augusto Nunes, do Rio Grande do Sul, que trabalha há sete anos como especialista na área. Durante o encontro, foi demonstrada a confecção de laços, manilhas, rédeas, cabeçadas, buçais, arreadores e rebenques, conjunto de peças necessárias para encilhar o cavalo.

O guasqueiro é o artesão que usa o couro cru como principal matéria-prima de seus trabalhos. O termo tem origem na palavra “guasca”, que significa pedaço ou tira de couro não curtido, sendo o profissional aquele que faz trançados exclusivamente com este material. (Assessoria de Comunicação FAET / SENAR Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins acumula 113.924 casos de Covid-19 com 1.526 óbitos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 28 de fevereiro, foram contabilizados 338 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 97 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 359.932 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 113.924 casos confirmados da doença. Destes, 101.612 pacientes estão recuperados e 10.786 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.526 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Rumo ao Lockdown. “Se organizem”

Publicado

em

Continue lendo

Tocantins

Seis mortes por Covid-19 são confirmadas no Tocantins nesta sexta dia 26

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, foram contabilizados 788 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 215 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 357.025 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 112.823 casos confirmados da doença. Destes, 101.042 pacientes estão recuperados e 10.272 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.509 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo
publicidade Bronze