Connect with us

Bico do Papagaio

SES alerta para que municípios do Bico evitem o desperdício da vacina contra o HPV

Publicado

em

A vacina papilomavírus humano, conhecida como HPV, está no Calendário Básico de Vacinação como estratégia de saúde pública, e atua no reforço às ações de prevenção ao câncer do colo do útero, o mais habitual no Tocantins e o terceiro mais comum no Brasil. Mesmo durante a pandemia decorrente do novo Coronavírus, a população deve manter sua regular imunização, o que não está ocorrendo.

Como o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), ampliou o público-alvo da vacina para abranger mulheres e homens de até 26 anos de idade, a Secretaria de Saúde do Tocantins (SES) alerta para que os gestores de saúde dos municípios providenciem a vacinação em suas localidades para que não haja desperdício do imunizante.

A gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Diandra Rocha, explica que essa ampliação só será permitida nos locais que tiverem vacina com estoque a vencer em até seis meses.

“Portanto, é urgente e necessário ampliar o seu uso no país e no Estado, e que o vencimento dos estoques municipais seja analisado com a maior brevidade possível, para que não haja desperdício de nenhuma forma dessa vacina, o que pode implicar em um desperdício de dinheiro público. Além disso, reforçamos a aplicação das demais vacinas do Calendário Básico. A população não está procurando as unidades para se imunizar”, ressalta.

O Ministério da Saúde já disponibiliza a vacina quadrivalente contra HPV para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos com esquema de duas doses, em um intervalo de seis meses. Outros públicos que têm direito à vacinação são pessoas imunossuprimidas do sexo masculino (pacientes acometidos por HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e, também, pacientes oncológicos) de nove a 26 anos de idade e, para o sexo feminino, na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.

O que é HPV

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais.

Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV que está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Como ocorre o contágio

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. (Laiany Alves / Foto: André Araújo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO BENTO: Wanderley lança pré-candidatura a deputado

Publicado

em

O empresário são bentense, Wanderley Milhomem, oficializou sua intenção de disputar uma cadeira da Assembleia Legislativa em 2022. Para isso, ele realizou uma reunião com a presença dos senadores Irajá Abreu (PSD) e Kátia Abreu (PP), em sua residência, na semana passada, ao lado de líderes, vereadores e do prefeito do município, Paulo Wanderson (PSD), que hipotecou apoio a pré-candidatura.

Wanderley será o primeiro líder de São Bento, a disputar com chances uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Na reunião, ele também oficializou que se candidatará pelo PSD.

Além do apoio do prefeito Paulo Wanderson, Wanderley tem conversas adiantadas com outros cinco chefes de executivo municipal, além de vereadores e líderes em vários municípios.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Jovem de 17 anos é a 45ª vítima da Covid-19

Publicado

em

O município de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, teve nesta segunda, 2, a 45ª morte por Covid-19, oficializada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A vítima é uma jovem de 17 anos, com lúpus eritematoso disseminado. Ela faleceu em 04/06/21 no Hospital Municipal de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Município recebe caminhão compactador de lixo

Publicado

em

O município de Araguatins recebeu do Governo Federal, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), um novo caminhão compactador, para ser usado na coleta de lixo.

O veículo é um 275 CV e custou cerca de R$ 322.250,00.

A Prefeitura informou que o caminhão já está trabalhando no suporte da coleta de lixo nos bairros da cidade.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze