- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Sesau capacita técnicos para vigilância da Doença de Chagas de 2 munípios do Bico do Papagaio

Mais Lidas

Com objetivo de estimular os municípios a implantar e executar a vigilância laboratorial de triatomíneos – barbeiros transmissores da Doença de Chagas, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) por meio do Núcleo de Entomologia está capacitando técnicos de sete municípios do Estado, classificados como alto e médio risco de transmissão da doença. A “Capacitação taxonômica e exame parasitológico de triatomíneos” termina na sexta-feira, 30 e está sendo realizada no laboratório de Entomologia da Sesau, Anexo I, das 8h às 18h, em Palmas.

O curso é ministrado pela bióloga em saúde da Sesau, Adriana Feitosa e pela bióloga, Maria das Dores Ferreira da Silva e conta com a participação de novos servidores da Secretaria que irão trabalhar no núcleo de Entomologia do Estado e técnicos da Gerência de Núcleo da Doença de Chagas.

Hoje cerca de 80% dos municípios do Estado estão em risco de transmissão da doença devido à existência de espécies silvestre do vetor. Dos 139 municípios, 37 são de alto risco de transmissão da doença, 70 estão com médio risco e apenas 32 são de baixo risco. A região norte, pela ocorrência de um surto familiar por transmissão oral em dezembro de 2008 se tornou prioridade na vigilância do agravo para a Secretaria.

Do Bico do Papagaio participam do curso representantes dos municípios de Axixá do Tocantins e Colméia.

A doença

Doença de Chagas é uma doença infecciosa, causada pelo Trypanosoma cruzi, protozoário flagelado, de curso clínico bifásico, que se caracteriza por fase inicial aguda, com sinais ou sintomas quase sempre inespecíficos, que pode evoluir para a fase crônica, com comprometimento cardíaco (cardiopatia chagásica) ou digestivo (megaesôfago e megacólon).

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias