Connect with us

Bico do Papagaio

SESAU e parceiros coletam dados sobre parto domiciliar

Publicado

em

Com objetivo de identificar o perfil de atenção ao parto domiciliar realizado por parteiras tradicionais no Tocantins, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), com o apoio do Ministério da Saúde (MS) está desenvolvendo no Bico do Papagaio coleta de dados in loco, para cadastramento de parteiras em banco de dados estadual e realização de pesquisa de campo.

A pesquisa de campo, intitulada “As parteiras tradicionais e a situação do parto domiciliar no Tocantins”, faz parte de um projeto ampliado que inclui capacitações para profissionais de saúde, workshop com gestores e encontros de saberes com parteiras tradicionais, com intuito de dar visibilidade e amparo ao parto domiciliar realizado por estas mulheres.

Para a pesquisa foram selecionados 4 municípios: Esperantina, Maurilândia do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Tocantinópolis. Nestes municípios residem parteiras tradicionais na zona urbana, rural e tribo indígena.

Os técnicos da SESAU, UFT e do DSEI estão visitando o município de Tocantinópolis, no período de 29 de maio a 1º de junho.

Segundo a gerente da Área Técnica da Saúde da Mulher da Sesau, Karine Vasconcelos, um dos critérios para a inclusão dos municípios na pesquisa foi a ocorrência de parto domiciliar no período de 2006 a 2008, conforme o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).

Em 2000, o Ministério da Saúde iniciou o programa trabalhando com parteiras tradicionais da Área Técnica de Saúde da Mulher (Secretaria de Atenção á Saúde) é uma das estratégias para a redução da mortalidade materna e neonatal.

Parteira tradicional

A parteira tradicional é aquela que atende o parto domiciliar na comunidade que reside. Seu aprendizado é adquirido por outras parteiras experientes.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze