- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

Sesau realiza seminário sobre saúde municipal

Mais Lidas

Para fortalecer a nova linha de gestão da Saúde no Tocantins, com o foco em planejamento, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde reúne nesta quarta-feira, 23, no auditório do Comando Geral, a partir das 8h, gestores dos 139 municípios do Estado para participar do Seminário de Municipalização, Regionalização e Redes de Saúde. A temática do evento é fortalecer a saúde na gestão municipal, apoiando os gestores na adoção de iniciativas inovadoras, como consórcios de saúde.

Em recente viagem ao Estado de Minas Gerais, a comitiva da Sesau conheceu o trabalho da Acispes – Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra, um consórcio de municípios das microrregiões de Juiz de Fora e Santos Dumont (distante 40 km de Juiz de Fora), incluindo algumas cidades limítrofes com o Rio de Janeiro, voltado para a consulta e exames de média complexidade.

A experiência de Minas com consórcios teve origem há 16 anos. Nesse período, o Estado se destacou no país pelos resultados obtidos na melhoria da saúde.

O diretor executivo da Acispes, Sidnei Sacalioni, foi convidado para ministrar palestra durante o Seminário para relatar sua experiência com consórcios municipais.  Para ele “a política de consórcio vem sendo bastante utilizada, com destaque especial em Minas, pois consegue solucionar demandas específicas de saúde que não poderiam ser resolvidas, de forma isolada,” revela. Segundo Sidnei, isso acontece, uma vez que os consórcios racionalizam o uso de recursos financeiros, humanos, equipamentos e instalações físicas.

Essa união viabiliza a criação de centros de especialização, que seriam caros e ociosos para atender a apenas um município de pequeno porte. Ao mesmo tempo, diz ele, o uso descentralizado dos equipamentos evita a concentração do fluxo de pacientes e de recursos do SUS em uma única cidade.

Como a Acispes, de acordo com dados do Datasus de 2009, o país já contava com 183 consórcios na área da Saúde, em 13 estados. Minas Gerais na época já contava com 68 – 18 de natureza pública.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias