Connect with us

Bico do Papagaio

Setas orienta municípios do Bico com dificuldades no preenchimento do Censo SUAS 2017

Publicado

em

Visando orientar as cidades tocantinenses quanto ao correto preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo SUAS) 2017, técnicos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) prosseguem até a segunda-feira, 16, capacitando os municípios que estão com dúvidas e ou dificuldades relacionadas ao questionário.

O Censo SUAS é um processo de monitoramento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que coleta dados, por meio de um formulário eletrônico, e armazena todas as informações dos beneficiários dos programas do Governo Federal. A atualização correta dos dados é importante para que o repasse não seja cancelado.

“O Censo SUAS é uma ferramenta de monitoramento de grande importância e o não preenchimento pelo município em tempo hábil produz sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos; porém, nos preocupamos não só com o prazo para o preenchimento, mas com a veracidade das informações”, disse a gerente dos programas de gestão do SUAS, Gildeth Evangelista.

Diana Pereira dos Santos Souza, de Araguatins.

Diana Pereira dos Santos Souza, de Araguatins, pertencente a regional Norte I, disse que sua cidade têm dificuldades por ser uma gestão nova. “Tudo é aprendizado, mas graças às orientações recebidas já sanamos a maioria das dúvidas e tenho certeza que responderemos dentro do prazo”, disse a técnica.

A capacitação atenderá dois técnicos de cada município inscrito, das sete regionais tocantinenses, sendo um responsável pela operacionalização do Sistema e um que possa contribuir no preenchimento do questionário. A capacitação acontece desde a última segunda-feira, 2, no laboratório de informática da Secretaria, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cronograma

O Censo SUAS segue um cronograma de abertura e de encerramento para cada tipo de questionário, que se iniciou em 11 de setembro, com a liberação dos primeiros questionários para os Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e Centros de Convivência; e encerra com o Período de Retificação, que vai de 4 a 8 de dezembro. (Cláudio Duarte)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas medidas para enfrentamento à Covid devem ser anunciadas

Publicado

em

Diante do contexto atual da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta, 5, uma reunião com os profissionais da saúde, membros do Conselho de Saúde, além de representantes de diversas entidades do município.

O encontro, realizado no auditório do CAPS, teve como objetivo debater assuntos pertinentes ao atual cenário da pandemia do Covid19. Foram abordados temas como dados atuais do Coronavírus, as novas medidas que serão adotadas, além de um debate de novas estratégias, ações a serem executadas diante do crítico cenário atual.

Estivaram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, membros do conselho de saúde, Aciat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sebrae, Vigilância Sanitária, além dos secretários de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ainda não foram anunciadas as medidas que serão adotadas. (Com informações da Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico têm até 31 de março para solicitar apoio ao fomento do setor agropecuário

Publicado

em

A Plataforma +Brasil disponibilizou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

O objetivo é apoiar projetos de desenvolvimento e fomento ao setor agropecuário para incentivo à produção agro de pequeno e médio porte, disponibilizando meios para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e de processamento agroindustrial. Os municípios interessados em participar do programa têm até o dia 31 de março de 2021. 

O programa também oferece oportunidade de realização de obras agropecuárias de desenvolvimento rural, tais como construção e readequação de estradas vicinais.

Critérios para Seleção

• Existência de dotação orçamentária para atendimento aos projetos;

• Aprovação dos aspectos técnicos das propostas apresentadas;

• Atender a critérios de legalidade estabelecidos pelo Decreto n 6170/2007 e alterações, pela Portaria Interministerial 424/2016 e alterações;

• Estar em situação de adimplência na União, mediante ao SIAFI, CADIN, CAUC e, ainda, nas administrações Estadual e Municipal.

Os interessados devem se cadastrar na Plataforma +Brasil, até o próximo dia 31 de março de 2021. (Brasil 61)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Verdão do Bico vai à Paraíso em busca de reabilitação

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), busca reabilitação neste sábado, 6, diante do NC Paraíso, no estádio Pereirão, na cidade de paraíso, região central do estado. O Verdão do Bico perdeu na última rodada dentro do estádio Ribeirão, para o Interporto, por 1 a 0 e ocupa a quarta colocação no Campeonato Tocantinense 2021. O técnico Neto Costa tem todo grupo à disposição.

NC/Paraíso também busca reabilitação nesta rodada. O time que vinha de uma sequência de duas vitórias acabou empatando na última rodada com o Araguacema. Para o duelo deste sábado, o técnico Wilcemo Rodrigues, tem todo elenco à disposição. A equipe ganhou ainda o reforço do centroavante Tony Júnior (inscrito no BID).

A partida pode ser acompanhada pelo Canal Boa Vista, no Youtube clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze