Connect with us

Tocantins

Setor Costa Esmeralda recebe equipe do Projeto Investe Araguaína-TO nos Bairros

Publicado

em

Levar propostas para moradores e criar fontes alternativas de renda, este é um os objetivos do Projeto Investe Araguaína nos Bairros, apresentado na reunião de ontem, 11, para alunos, pais, comerciantes e representantes de entidades de classe do Setor Costa Esmeralda. Na próxima segunda, 16, no mesmo local, será realizada outra reunião, às 19h30.

As reuniões são como preparação junto com os moradores para  o encontro geral no dia 28, onde serão ofertadas dez oficinas, com temas diversos; geração de emprego; oportunidades de trabalho; qualificação; empreendedorismo, entre outros. Posteriormente, a Prefeitura realizará reuniões e encontros nos setores Lago Azul, Vila Azul e Novo Horizonte.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Município, Júnior Marzola disse que esses setores foram escolhidos por serem mais distantes e onde os moradores têm mais dificuldades de geração de renda. “Queremos realizar um cadastramento nestes setores para saber quem está trabalhando e quem não está, para poder oferecer oportunidades de qualificação com cursos profissionalizantes”, disse.

De acordo com o secretário é importante conhecer as potencialidades das pessoas do setor. “Eles podem se organizar para o desenvolvimento econômico do setor, com o comércio local. Podem por exemplo criarem uma padaria comunitária”, sugeriu.

Ouvindo a comunidade

O presidente da Associação de Bairro do Costa Esmeralda, Wanderson Gleydson de Souza, convidou os moradores para a reunião. “Acho muito importante pra gente ver as ideias que eles estão propondo para nosso setor. É o momento também de apresentarmos nossas propostas”.

Dentro das propostas dos moradores estão a produção de pamonha e paçoca, fabricação comunitária de sabão e sabonete, cursos profissionalizantes, curso de informática e outros.

O músico Raimundo Rodrigues Dias tem um bar no setor. “Essa proposta traz uma alegria, sinal que tem gente preocupada conosco, traz mais força pra gente. São pessoas que estão querendo trazer melhorias para nosso bairro e isso é muito gratificante”, comentou

Dias ainda reforçou a mão de obra qualificada também como combate às drogas. “A gente vê jovens e adolescentes no mundo das drogas e pensamos em socorrer, temos que lutar pra resgatar. Temos vontade de ver os filhos da gente e dos vizinhos com um futuro amanhã e cursos profissionalizantes são uma saída”.

Parceiros

São parceiros do Projeto Investe Araguaína nos Bairros o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Consultivo das Associações de Bairro de Araguaína (CCABA), Sistema Nacional de Empego (SINE), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Sala do Empreendedor e secretarias do Município. (Gláucia Mendes/Fotos: Marcos Filho)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Trinca é presa por roubo de moto do Setor Brasil

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite dessa quarta-feira, 03, no Setor Brasil em Araguaína, dois homens, 19 e 23 anos, e uma mulher, 19 anos, por roubo de veículo automotor. Com os suspeitos os policiais localizaram uma motocicleta Honda Biz 125 de cor vermelha, um aparelho celular de cor branca, documentos de identificação pessoal e uma quantia pecuniária em espécie.

Após acionados via Sistema Integrado de Operações Policiais – SIOP, a equipe de Força Tática Motos deslocou ao endereço informado, onde três indivíduos, sendo dois homens, 19 e 23 anos e uma mulher, 19 anos, anunciaram o roubo e subtraíram da vítima, uma mulher, 28 anos, um smartphone de cor branca, uma moto Honda Biz 125 de cor vermelha e  os documentos de identificação pessoal.

Diante dos fatos, a guarnição iniciou patrulhamento tático nas imediações, momento em que os envolvidos foram localizados e após busca pessoal, os objetos roubados juntamente com cinquenta reais e quarenta e cinco centavos em espécie foram encontrados de posse do homem, 19 anos. Ao serem questionados os suspeitos assumiram a autoria do crime. 

“Os indivíduos já estavam na prática recorrente de roubos na região. Graças ao tirocínio apurado e ação imediata dos policiais militares foi possível recuperar os objetos, o veículo e efetuar a detenção dos acusados”, destacou o comandante da unidade, Valdeonne Dias da Silva.

Com apoio de uma viatura os homens, a mulher, o veículo e objetos recuperados foram conduzidos à Central de Flagrantes de Araguaína, para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Homem é preso após transitar em terminal de ônibus com pistola

Publicado

em

Na quarta-feira, 03, por volta de 14h, em Palmas, policiais do serviço ostensivo e de inteligência do 6° Batalhão da Polícia Militar prenderam um infrator, de 38 anos, que transitava nas imediações de estação de coletivo, portando arma de fogo. 

Os policiais obtiveram informações de que um homem estaria armado, próximo da estação de coletivo Javaé, em Taquaralto, região sul de Palmas, e iniciaram diligências a sua procura. Após patrulhamento pela região, as guarnições localizaram o homem, que dirigia um veículo GM/Celta, pelo setor Santa Fé, e realizaram a abordagem. O infrator foi detido e no automóvel encontrada uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 7,65, com carregador contendo 13 munições intactas.

O material apreendido foi encaminhado à delegacia, juntamente com o autor, que foi preso em flagrante pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo.

Continue lendo

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia novo concurso da Segurança Pública

Publicado

em

Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 

Continue lendo
publicidade Bronze