Connect with us

Tocantins

Sindicatos cobram reunião com governo sobre IGEPREV

Publicado

em

A promessa feita pelo governo estadual durante a audiência pública realizada no último dia 10, no Senado, de discutir naquela mesma semana as reivindicações dos sindicatos que representam servidores públicos do Estado pode ficar só para o ano que vem. Os sindicatos cancelaram manifestações previstas para este mês após a sinalização do governo.

Na audiência em Brasília, o secretário estadual de Administração e atual presidente do Conselho de Administração do IGEPREV, Lúcio Mascarenhas, afirmou que havia recebido orientação do governador para rediscutir diversas posições do Executivo em relação ao IGEPREV.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (SISEPE), Cleiton Pinheiro, não há movimentação perceptível do governo para cumprir a promessa da reunião.
”Não tivemos a reunião que prometeram. Eu solicitei ao secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira, que fosse dada celeridade a essa questão”, disse Pinheiro, que afirmou que se encontrará com o secretário Eduardo na terça-feira para discutir a questão.

Novo Presidente

De acordo presidente do SISEPE, até mesmo a troca de presidente do IGEPREV foi mantida em segredo pelo governo. “Fomos pegos de surpresa em meio a um pedido para discutir a situação do instituto”, disse Pinheiro, que considera “um atraso”, a troca de comandante no instituto. “Até tomar conhecimento de toda a situação do instituto não vai poder dar seguimento a auditoria que tanto esperamos.”

Procurado, o secretário Eduardo afirmou que a reunião marcada com o presidente do SISEPE, “inclui uma pauta mais ampla”. “Houve a conversa para uma reunião na segunda-feira ou na terça-feira para discutir diversos projetos de interesses dos servidores e não um assunto específico”, disse Eduardo, por telefone ao Jornal do Tocantins.

Governo

Procurado, o secretário Lúcio Mascarenhas não concedeu entrevista. Por meio de nota, sua assessoria informou que os sindicatos entregaram a lista com nomes de representantes para discussão somente nesta semana. “Desta forma, antes da primeira reunião do Conselho Administrativo, que deve ocorrer até meados de janeiro, haverá a reunião com as entidades”, conforme texto enviado.

Reivindicações

A principal reivindicação dos sindicatos é discutir o projeto de Lei nº 53, que altera a estrutura de gestão do IGEPREV. Eles querem que os conselhos de Administração, e Fiscal e a Diretoria Executiva sejam compostos por servidores concursados, indicados pelos sindicatos. Outra reivindicação é que seja feita auditoria independente no IGEPREV.

Além disso, os sindicalistas pedem que o governo faça a devolução imediata dos recursos transferidos do IGEPREV para o pagamento do Plansaúde e reveja o veto governamental feito à emenda parlamentar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, que obrigava o Estado a usar o dinheiro do Fundo Previdenciário apenas para o pagamento de aposentadoria aos servidores. (Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins passa de 3 mil mortes por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste sábado, 12 de junho, o estado do Tocantins, passou das 3 mil mortes por Covid-19, cravando 3.009 óbitos.

Hoje o Tocantins registra um total de 559.042 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 187.382 casos confirmados da doença. Destes, pacientes 167.791 estão recuperados e 16.582 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar).

Continue lendo

Tocantins

Bombeiros revisam técnicas e treinam para temporada de praia no Tocantins

Publicado

em

Bombeiros militares iniciaram nesta terça-feira, 8, na sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Palmas, as atividades de nivelamento em salvamento aquático, envolvendo guarda-vidas de todas as unidades da corporação no Estado. O foco é a atualização dos conhecimentos e das técnicas dos salva-vidas, já visando à Temporada de Praia no Tocantins, caso ela venha ocorrer.

Serão três dias de atividades teóricas e práticas, envolvendo também as técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

O mesmo trabalho será feito com militares da corporação em Gurupi, Araguaína e Araguatins.  (Luiz Henrique Machado)

Continue lendo

Tocantins

Aplicativo Infotempo Tocantins será apresentado na Agrotins 2021 100% Digital

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), une esforços para prover o setor produtivo com informações meteorológicas e agrometeorológicas para auxiliar o processo de planejamento e da tomada de decisão agrícola, com o objetivo principal de minimizar possíveis prejuízos em decorrência dos efeitos do clima. Com esse intuito, e considerando o grande número de informações já existentes, e muitas vezes desconhecidas por quem tem o papel importante no setor produtivo, foi criado o aplicativo INFOTEMPO Tocantins.

O aplicativo será apresentado durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital, que será realizada de 15 a 18 de junho de 2021, na plataforma digital pelo acesso www.agrotins.to.gov.br.


Em plena operação, o INFOTEMPO Tocantins reúne informações dos principais órgãos oficiais da meteorologia e agrometeorologia do Brasil, disponibilizando-as de forma simples e clara. “O público-alvo é composto por extensionistas rurais, técnicos agropecuários, agrônomos, produtores rurais [pequenos, médios e grandes], estudantes, indústria, comércio e a sociedade civil”, detalhou o secretário da Seagro, Jaime Café. 

No INFOTEMPO Tocantins, o usuário acessa dados da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e da Unitins. Para baixar o aplicativo, o usuário deve acessar o Play Store.

Funcionalidades do aplicativo

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro e um dos responsáveis pela operação do aplicativo, Alexandre Barreto, é possível consultar as condições do tempo para várias regiões do Tocantins. As previsões são fornecidas em quatro períodos distintos: manhã, tarde, noite e madrugada.

O aplicativo também disponibiliza mapas de monitoramento agrometeorológico, onde é possível fazer o acompanhamento de informações de interesse agronômico, tais como: evapotranspiração, disponibilidade de água no solo, temperatura média, entre outras.

“O tempo influencia diretamente em diversas atividades agrícolas desenvolvidas na propriedade. Visando orientar as tomadas de decisão, o aplicativo apresenta mapas indicativos para tratamento fitossanitário, necessidade de irrigação, manejo do solo e outros”, reforçou o engenheiro. 

Semanalmente, o aplicativo disponibiliza, em formato de vídeo, a Resenha do Tempo. Este canal de comunicação repassa, de forma clara e objetiva, as previsões para os diversos municípios do Tocantins. 

Agrotins 2021

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a Agrotins 2021 100% Digital tem a proposta de disseminar tecnologia, conhecimento e boas oportunidades de negócios. Por isso, o Governo do Tocantins está investindo cada vez mais na plataforma que dá vida ao evento virtual. (Raquel Oliveira)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze