Connect with us

Pará

Sistema de captação de Marabá tem novo prazo para entrar em operação

Publicado

em

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prorrogou para a próxima quarta-feira, 4, o prazo de entrega da estrutura emergencial de captação de água no rio Tocantins em Marabá, sudeste do Estado. O presidente da companhia, Claudio Conde esteve no município nesta sexta-feira, 29, para visitar as obras e comunicar o novo prazo. “Nós tivemos um atraso na entrega de equipamentos que faltavam para completar o serviço”, informou.

Ainda segundo Conde, o caminhão com os equipamentos que deveria ter chegado na última terça-feira, só nesta sexta conseguiu desembarcar os equipamentos no pátio de obras da Estação de Tratamento de Água da Nova Marabá. “Já foi montado um esquema de trabalho de plantão durante todo o fim de semana”, revelou, explicando que a máquina de solda que chegou dará condições de soldar um tubo em PAD, material sintético de alta durabilidade e flexível, que terá um total de 147 metros de comprimento, do leito do rio até o reservatório na estação de tratamento de água.

O presidente ainda ressaltou que foi necessário instalar um gerador de energia exclusivo para o sistema emergencial e duas bombas anfíbias que estão montadas sob uma estrutura de concreto na margem do Tocantins.

Todo a estrutura, envolvendo material, mão de obra e transporte, custou R$650 mil reais para a Cosanpa. “ A princípio, a ideia é não se desfazer mais desse sistema, pois não podemos prever uma seca como essa no rio Tocantins, a mais severa dos últimos 40 anos”, completou Cláudio Conde.

O rodízio de água em Marabá começou no último dia 30 de agosto e afetou o núcleo Cidade Nova, que é abastecido durante 10 horas do dia e o núcleo Nova Marabá, abastecido nas outras 14 horas por dia. Com o novo sistema montado e entregue, a Cosanpa espera normalizar o fornecimento de água para os clientes de Marabá. (Andrea Cunha)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Primeira mulher eleita cacique Xikrin toma posse

Publicado

em

A primeira mulher eleita cacique em Parauapebas tomou posse na manhã deste sábado, 20. Kôkôti Xikrin, de 28 anos, foi recepcionada em uma cerimônia festiva que contou com a participação de 11 aldeias do povo Xikrin, 43 aldeias Kayapó e representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município.

A posse da primeira cacique do povo Xikrin do Cateté é uma demonstração de fortalecimento da cultura e do reconhecimento do papel da mulher na comunidade indígena. 

Kôkôti  Xikrin

A primeira cacique Xikrin é casada, mãe de três filhos e vem de uma linhagem de caciques. Ela foi escolhida pelo pai e pela comunidade por sempre ter demonstrado interesse em cuidar do seu povo, participando das reuniões de lideranças indígenas. “Agora, mesmo que as índias da nossa tribo não falem português, elas têm voz e têm força”, comemora a cacique. (Foto: Divulgação)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Cerca de 50 famílias já precisaram de apoio da Defesa Civil

Publicado

em

A período chuvoso na região de Carajás vem trazendo transtornos aos moradores de Parauapebas e a cidade segue em estado de alerta para riscos de deslizamentos e inundações.

Nesse fim de semana, cerca de 50 famílias vítimas de deslizamentos e inundação já foram atendidas pela Defesa Civil.

A Prefeitura vem oferecendo abrigo provisório, seguindo os protocolos sanitários contra o novo coronavírus, e aluguel eventual, para as famílias das áreas de risco.

Para acionar a Defesa Civil, ligue: 199 e 3356-2597.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Sucuri de quase 6 metros é encontrada morta no Rio Tocantins

Publicado

em

Moradores de Marabá, na região de Carajás, estado do Pará, registraram o aparecimento de uma cobra de quase 6 metros em área urbana, neste sábado, 20. O animal estava morto.

A sucuri estava presa a entulhos às margens do Rio Tocantins, no Balneário Mangueiras.

Continue lendo
publicidade Bronze