- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SÍTIO NOVO: Estudantes realizam estudo sobre as condições de saneamento da cidade

EDUCAÇÃO

Mais Lidas

A equipe da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, localizada na cidade de Sítio Novo, conseguiu envolver alunos e comunidade num estudo sobre a cidade. O trabalho foi  desenvolvido por estudantes do ensino médio que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), que apresentaram os resultados das pesquisas para a população durante o I Seminário Temático “Minha comunidade, minha responsabilidade”, realizado na escola, em 26 de agosto.

A diretora Ionne Leal de Aquino Marinho explicou que a escola vem desenvolvendo o projeto desde o mês de março. “O trabalho teve como foco um estudo sobre o saneamento básico, sobre como a comunidade cuida do lixo, como está a preservação das nascentes e como uma comunidade tão pequena apresenta tantos focos do mosquito Aedes aegypti”, esclareceu.

Os estudantes realizaram visitas a algumas localidades, entrevistaram moradores, autoridades ligadas ao saneamento básico e área da saúde. E para compartilhar o resultado desse estudo, a escola optou por realizar o seminário.

“Foi um trabalho muito importante, porque os alunos mostraram o seu potencial em apresentar o que aprenderam e eles entenderam que são os protagonistas e que são eles que podem mudar a própria história e a realidade do local onde residem”, ressaltou Ionne.

“A equipe da Escola Estadual Raimundo Nonato compreendeu a proposta de trabalho do Proemi. Vimos que alunos e alunas se envolveram na prática da responsabilidade social”, comentou Nelma Matias, responsável estadual pelas ações do Proemi, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Na realização do projeto, os alunos atenderam a Proposta Curricular do Proemi, que é promover atividades de iniciação científica e de pesquisa, envolver as Ciências Humanas, da Natureza com as áreas da Linguagem. E a culminância do projeto oportunizou a prática do protagonismo juvenil com a realização de um projeto que melhore a qualidade de vida dos moradores do local.

“Participar do Proemi está sendo uma experiência nova, pois os professores nos levaram para a comunidade para aplicar os conhecimentos da sala de aula e mostrar que podemos ajudar nosso povoado. As pessoas sofrem muito com doenças e com essa pesquisa mostramos a todos que a comunidade pode colaborar para diminuir os problemas”, relatou o aluno Diego Souza, da 3ª série do ensino médio.

“Os professores nos ajudaram a enxergar os problemas de nossa comunidade e as possibilidades de melhorar essa realidade. Também estamos melhorando nossa capacidade de aprender e elevar as notas na escola”, observou o aluno Alessandro Conceição, aluno da 3ª série do ensino médio. (Josélia de Lima)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias