Connect with us

Maranhão

SSP forma profissionais para atuarem no Programa “Crack, é possível vencer”

Publicado

em

Mais 40 profissionais das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Guarda- Municipal estão sendo capacitados para atuarem nas ações do Programa “Crack, é possível vencer”As aulas tiveram início nesta segunda-feira (2), durante a cerimônia de abertura de mais uma turma do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária (CNMPC) realizada no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luis. A capacitação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai).

É a terceira edição do Programa que é resultado de uma parceria  entre os Governo Federal e Estadual. As outras duas edições aconteceram uma em São Luis e a outra em Imperatriz.  A capacitação é composta por mais dois módulos, sendo um destinado a “Rede de Atenção e Cuidado” e o de “Abordagem Policial a pessoas em situação de Risco”.

Na visão do secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto dos Santos, o comprometimento das instituições é um dos pontos mais importantes para que se tenha resultados satisfatórios no combate ao avanço do crack. “É necessário, acima de tudo, que toda a sociedade esteja envolvida para impedir que mais pessoas sejam atraídas para o mundo das drogas. O Governo do Estado tem se mostrado sensível a esta questão e tem dado total atenção as políticas públicas de prevenção”.

As ações desenvolvidas pelas instituições são articuladas de maneira integrada e seguirão três eixos básicos: Prevenção, Cuidado e Autoridade. Os profissionais atuarão em bases móveis. “Cada base dará mais mobilidade no atendimento preventivo, além disso, elas contarão com o aparato de câmeras de videomonitoramento que vão auxiliar os militares no controle e no planejamento de ações”, explicou o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, o capitão da PM, Marcos Silas David.

 Conteúdo

O curso se estende até o dia 27, com carga horária total de 160h. Será ministrado por delegados de Polícia Civil, oficiais da Polícia Militar e profissionais da área de saúde.

O conteúdo envolve temas como Direitos humanos, Relações interpessoais, Mediação de conflitos; Mobilização Social; Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs); Gestão pela qualidade na Segurança Pública e Gestão de Projetos.

Durante o curso, serão tratados, também, temas como “Instrumentos do Direito internacional dos direitos humanos aplicados ao uso da força, presença, verbalização e postura policial”; “Instrumentos de menor potencial Ostensivo”, “Substâncias psicoativas: conceitos fundamentais”; “Epidemiologia do uso de drogas no Brasil”; “Políticas e legislação sobre drogas no Brasil”; “Princípios da abordagem psicossocial” e “O papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, entre outros.

“Estas capacitações dão os profissionais de segurança um olhar mais atento sobre a problemática das drogas. Esta soma de esforços é importante porque as instituições trabalharão com um plano focal estratégico e ainda sob a mesma linha de atuação”, comentou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino.

Estiveram presentes ainda o delegado Joviano Furtado, supervisor do Saisp Oeste, o subcomandante da Diretoria de Ensino da PM, tenente-coronel Antonio Simplício, além de representantes do Corpo de Bombeiros e da Unipas

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Municípios oficializa calendário esportivo para 2021

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Esporte Lazer e Juventude, Sedel/Juv, lançou na manhã desta segunda-feira (18), o calendário de eventos para 2021. Solenidade aconteceu no auditório da secretaria, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com a presença da imprensa da cidade. 

Com intuito de fortalecer o esporte e retirar da ociosidade os jovens e adolescentes, o calendário foi elaborado para beneficiar toda comunidade de Imperatriz, incluindo os povoados da zona rural.Com uma programação extensa, eventos incluem novas oficinas, jogos e atividades em geral.

Ao todo, o calendário tem 20 eventos, sendo onze a serem realizados no primeiro semestre e nove no segundo e já inicia com um diferencial, a 1ª Copa Interbairros de Futsal Feminino, que será realizada entre os meses de fevereiro e março.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Sousa disse que esse momento é de gratidão. “Diante do que está acontecendo no mundo, Deus nos concedeu o privilégio de estarmos aqui hoje lançando esse mega calendário esportivo, jamais visto anteriormente. Esperamos que 2021 seja um ano mais favorável, em relação a tudo o que aconteceu em 2020, para que possamos desenvolver o nosso trabalho sem maiores problemas. Antes a movimentação era apenas em relação aos Jogos Escolares, agora o nosso projeto contempla vinte modalidades esportivas”. 

Luizinho destacou ainda que a Copa Interbairros 2021, terá premiação de R$ 100 mil, distribuída entre campeão, vice-campeão, terceiro e quarto colocados, além das revelações da competição. Ele também anunciou a retomada do projeto ‘Jiu-Jitsu nas Escolas’, que já revelou grandes atletas e que estava paralisado devido à pandemia. Além da retomada das competições que já existiam, serão realizadas novas competições com novas modalidades esportivas para esse ano.

Confira 

Primeiro Semestre

 1ª Copa Interbairros de Futsal Masculino (Fev/Março)

Corrida e Caminhada da Mulher (Março)

Formação de árbitros locais nas modalidades (atletismo, basquete, badminton, jiu-jitsu, judô e voleibol), (Abril/Maio)

Torneio de Futvôlei Misto (Abril e Maio)

I Campeonato de Jiu-Jitsu Cidade de Imperatriz (Abril/Maio)

Corrida de Revezamento por Equipe (Abril/Maio)

I Copa de Bairros Badminton de Duplas (Junho)

Jogos Escolares de Imperatriz – JEI’s e Parajei’s (data a definir)

I Copa Interbairros de Badminton (Junho)

Jogos de Verão (Junho/Julho)

Corrida 16 de Julho (Julho de 2021)

Segundo Semestre

Copa Interbairros de Basquetebol Masculino (Agosto/Setembro)

Jogos Escolares Maranhenses Infantil (A definir)

III Copa Interbairros de Imperatrz (Agosto/Setembro)

Jogos Universitários de Imperatriz (Agosto 2021)

Jogos Escolares Maranhenses Infanto (A definir)

Olimpíadas Escolares Brasileiras Infantil (A definir)

Olimpíadas Escolares Brasileiras Infanto (A definir)

Copa Interbairros de Handebol Masculino (Setembro/Outubro)

Copa de Bairros de Natação (Outubro/Novembro)

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Sebastião Régis recebe Arrastão da Limpeza

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Imperatriz levou os trabalhos de limpeza urbana para o conjunto habitacional Sebastião Régis. Serviço executado pela Secretaria de Limpeza Pública, SLP, contempla os moradores com as ações de varrição manual, paliação de montes, roço das margens das vias, remoção de entulhos e pontas de lixo, entre outros. O mutirão Arrastão da Limpeza também é executado na BR-010, com foco nas entradas da cidade.

“Aproveitando o ensejo da inauguração da Escola Municipal Antônio Leite Andrade, intensificamos os trabalhos de limpeza urbana no Sebastião Régis. Mas as nossas equipes seguem com várias frentes de serviços em diversos pontos da cidade, para garantir que as ações da SLP contemplem o maior número de bairros possíveis. Um exemplo são as equipes de recolhimento de resíduos sólidos domiciliares, que hoje atuam em todos os bairros no sentido da Avenida Pedro Neiva De Santana”, ressalta Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

As frentes de serviços responsáveis pela limpeza e manutenção das praças do município atuam na Jarbas Passarinho, Sagrada Família, Evangelho, Voz, Frei Damião, Calango, Vila Fiquene e Vila Cafeteira. Já os agentes da SLP que realizam o trabalho de remoção de entulhos e pontas de lixo, executam o trabalho na BR-010, nas ruas Sergipe e Dom Pedro II e no bairro Morada do Sol. Ainda na rua Sergipe e na BR-010, realizam o trabalho de poda e remoção de galharias e resíduos verdes.

O serviço de recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis realizado pelo Cata Treco, cumpre cronograma na BR-010, Vila Fiquene, Vila Cafeteira, Vila Ipiranga, Recanto Universitário, Vila Nova, Morada do Sol, São José, Santa Rita, Asa Norte, Sebastião Régis, Nova Imperatriz e no Centro. O trabalho é executado mediante agendamento prévio e de acordo com a demanda da população. Para solicitar o serviço, a SLP disponibiliza o número de telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Equipes de tapa-buracos chegam ao residencial Sebastião Régis

Publicado

em

Equipes de tapa-buracos iniciaram nesta quinta-feira, 14, trabalho de recomposição asfáltica das avenidas José de Ribamar Cunha e Circular I, no residencial Sebastião Régis. Ação é realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra.

Pela manhã, o secretário Zigomar Filho verificou o andamento das frentes de serviços que reforçam a melhoria de acesso dos principais corredores de trânsito dos bairros de Imperatriz. “Nós começamos essa vistoria pelas vias do Sebastião Régis. Objetivo é ampliar o trabalho nestas próximas semanas”, garante.

Ele pontuou que equipes trabalham na recuperação da malha asfáltica da Avenida Jacob, via que interliga a BR-010 à Avenida Pedro Neiva de Santana, passando pelos bairros Jardim Tropical, Parque das Estrelas, Brasil Novo e Vila Redenção I. “É mais um importante corredor de trânsito que começa a ser recuperado pelas equipes da Sinfra”, completa.

Também começou a ser recuperada com tapa-buracos a Avenida Caiçara, na Vila Redenção I; Rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri, e a Rua Floriano Peixoto, no bairro Nova Imperatriz.

Marginais da BR-010

A recomposição asfáltica está sendo realizada ainda nas marginais da BR-010, perímetro urbano de Imperatriz, próximo ao DNER, acesso à Vilinha; Viaduto, no Entroncamento, e nas alças de acesso aos bairros Maranhão Novo e Vila Lobão, próximo à Tocauto. (Gil Carvalho)

Continue lendo
publicidade Bronze