Connect with us

Pará

Sul do Pará ganha universidade federal

Publicado

em

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem, em cerimônia no Palácio do Planalto, a criação até 2012 de quatro novas universidades federais, dentre elas a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que terá sede em Marabá, onde funciona o campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). A nova universidade faz parte do programa de Expansão da Educação Superior, Profissional e Tecnológica do governo federal. Pelo plano do governo, ainda serão abertos 47 novos campi universitários e 120 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia distribuídos por todo o País.

Entre os novos campi, o governo confirmou no Pará a criação do 12º da Universidade Federal do Pará, sediado no município de Ananindeua; os oito campi da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com sede nos municípios de Alenquer, Juruti, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná; dois da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Capanema e Tomé-Açu; e os quatro da nova universidade do Sul e Sudeste do Estado, em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. As outras três novas universidades federais serão a Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, que terá sede em Juazeiro do Norte; e as universidades federais do Oeste da Bahia (Ufoba) e do Sul da Bahia (Ufesba), nos municípios baianos de Barreiras e Itabuna, respectivamente. Já 11 universidades federais, de mais 10 estados, ganharão 14 novos campi.

O Pará ainda será contemplado com a construção de cinco novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos municípios de Ananindeua, Parauapebas, Paragominas, Óbidos e Cametá. Os prefeitos dos municípios assinaram o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014, segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC). (O Liberal)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Botafogo vence o Remo por 3 a 0, em Volta Redonda

Publicado

em

O Botafogo venceu o Remo por 3 a 0 na tarde desta domingo, pela 3ª rodada da Série B do Brasileiro. A partida aconteceu no Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda. O Fogão abriu o placar logo aos treze minutos, com Chay aproveitando passe de Rafael Navarro. O Leão até equilibrou as ações no primeiro tempo, mas voltou meio desligado para a etapa final. O segundo dos cariocas veio em contra-ataque puxado por Ronald, que acionou Rafael Navarro. Atacante só tocou na saída de Vinícius. O terceiro veio em um chute de longe de Pedro Castro, que venceu o goleiro azulino.

O Botafogo se mantém invicto na competição e chega aos sete pontos, assumindo a 3ª colocação. Com quatro pontos, o Remo cai para 10°, podendo perder ainda mais duas posições ao final da rodada.

Na quarta rodada da Série B, o Remo recebe o Vitória na quarta-feira, dia 16, às 16h, no Baenão, em Belém. Um dia depois, o Botafogo visita o Londrina no Estádio do Café, às 19h. (Foto: Samara Miranda)

Continue lendo

Pará

Na Bahia, Paysandu vence Jacuipense por 2 a 0

Publicado

em

O Paysandu venceu o Jacuipense por 2 a 0, em jogo realizado na noite deste sábado, 12, no Estádio Pituaçu, em Salvador, pela terceira rodada do Grupo A da Série C do Brasileiro. O Papão fez o resultado ainda no primeiro tempo, com Marlon e Gedeilson, contra, garantindo a primeira vitória bicolor na competição nacional. O Jacupa, com muitas dificuldades, principalmente, ofensivas, segue sem comemorar um triunfo no torneio.

Com a vitória, o Paysandu pulou da penúltima para a quinta colocação com quatro pontos, mas pode perder posições ao final da rodada. O Jacuipense agora é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto conquistado.

O Paysandu recebe o Volta Redonda no sábado, dia 19, a partir das 17h, na Curuzu, em Belém. Na segunda-feira, dia 21, o Jacupa medirá forças com o Santa Cruz, às 20h, no Arruda, no Recife. (Renan Oliveira)

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze