- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Técnicos do Pró-Moradia e FNHIS visitam Augusinópolis, Ananás, Angico e Luzinópolis

Mais Lidas

A Secretaria da Habitação do Estado (Sehab), enviou uma equipe técnica para a região do Bico do Papagaio para reunir-se com os beneficiários do Pró-Moradia e Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), nos municípios de Augustinópolis, Luzinópolis, Ananás e Angico. As ações fazem parte das exigências contratuais com a Caixa Econômica, por meio do Programa de Trabalho Técnico Social (PTTS), e foram iniciadas no dia 08 de novembro, no Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) de Augustinópolis.

O PTTS é um conjunto de ações educativas com o objetivo de desenvolver atividades de caráter informativo, educativo e de promoção social, visando o desenvolvimento comunitário e a sustentabilidade do empreendimento. O Trabalho Técnico Social é elaborado com base no modelo fornecido pela Caixa Econômica Federal e apresentado para aprovação, antes da fase de implementação, sendo um pré-requisito para a autorização do início das obras.

Na ocasião, a técnica social responsável pelo município, Maria Elenice de Oliveira, apresentou a equipe da Sehab e tirou as dúvidas dos presentes em relação ao Pró-Moradia. “É importante as famílias participarem de todas as reuniões e que o foco não seja apenas a habitação, mas também a qualificação através de cursos de geração de trabalho e renda previstos no Projeto de Trabalho Técnico Social”, destacou.

Logo em seguida, o coordenador do Pólo da Rede Celtins em Augustinópolis, Luiz Carlos Azevedo Guimarães, ministrou uma palestra sobre O Uso Racional de Energia Elétrica; Dicas de Segurança no Uso da Energia Elétrica e Tarifa Social para famílias com baixa renda.

Segundo Lucilene Lima, presidente da Associação de Mães Solteiras e Carentes do Extremo Norte do Tocantins (AMAS), parceira no empreendimento, das 35 unidades habitacionais previstas no contrato, 24 já foram entregues e 11 estão prontas aguardando a medição e liberação pela Caixa Econômica Federal.

A beneficiária Maria Vieira de Sousa disse que já recebeu a casa e que mora no local há pouco mais de um ano com o esposo e dois filhos. “Na minha casa está tudo certo, ela não apresentou nenhum problema”, disse a beneficiária, que informou ainda que sempre participa das reuniões para ficar “por dentro das novidades”.

Os técnicos também aproveitaram a viagem a Augustinópolis para fazer visitas técnicas aos beneficiários e às casas. Após as visitas a equipe seguiu para o município de Luzinópolis.

Luzinópolis

As ações em Luzinópolis foram realizadas à tarde para os 54 beneficiários do Pró-moradia na cidade. Do total de casas contempladas no contrato, 28 já foram entregues e 26 estão em fase de conclusão. Os técnicos sociais reuniram-se com os beneficiários para esclarecer dúvidas e em seguida participaram de uma palestra sobre a dengue, ministrada pelo enfermeiro Benizá Júnior.

De acordo com a secretária de Assistência Social do Município, Celina Borges, o tema dengue foi escolhido devido à chegada do tempo chuvoso e o surgimento dos primeiros casos da doença. “É importante alertamos a população quanto aos sintomas da dengue, bem como aos cuidados para evitar a proliferação da doença”, ressaltou.

- Publicidade -spot_img

1 Comentário

Assinar
Notificar-me
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
leidy

Nossas essas ksa do pró-moradia eh muito enrolandas tenho uma aqui em são bento… mais ate hj aqui nenhuam foi entreger.. ja tem muitos bermeficiarios morrando na ksa mais foi os proprio donos q terminarão oh q oh PEDRO MIRANDA começou,,,,

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias