- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Termo de Cooperação Técnica trabalha implantação de barraginhas em 17 municípios do Bico

Mais Lidas

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), cumprindo metas estabelecidas em Termos de Cooperação Técnica, trabalha a implantação de barraginhas em 17 municípios da região do Bico do Papagaio, no extremo norte do Estado. O projeto Barraginhas consiste na captação das águas da chuva em pequenas bacias, com o objetivo de controlar a erosão dos terrenos, além de proporcionar a infiltração da água no solo e a recarga dos lençóis freáticos.

Nesse sentido, um encontro on-line, ocorrido nessa quinta-feira, 2, reuniu mais de 50 pessoas, entre técnicos, produtores e secretários municipais da Agricultura das cidades de Ananás, Angico, Tocantinópolis, Palmeiras, Darcinópolis, Carrasco Bonito, Praia Norte, Nazaré, Maurilândia, Augustinópolis, Santa Terezinha, Luzinópolis, São Miguel, Sítio Novo, Araguatins, Cachoeirinha e Buriti, para debater o assunto.

A iniciativa foi coordenada pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Ruraltins, Marco Aurélio Vaz, que na oportunidade fez uma ampla explanação sobre a temática, abordando os benefícios ambientais, sociais e econômicos para a região. “Dentro das tratativas com os gestores municipais, a gente sempre priorizou conservar a água e o solo, porque na região chove muito. Então, o efeito principal das barraginhas é diminuir o processo erosivo, causado pela intensidade das chuvas, nessas localidades. Nossa proposta é aproveitar este momento, em que estão sendo reformadas as estradas vicinais, para implantar o projeto, pois as barraginhas são canais adequados de escoamento da água e infiltração no solo, evitando assim o assoreamento de rios, lagos e córregos. O que nós queremos mesmo é promover a proteção do solo”, avaliou Marco Aurélio.


Ainda conforme o diretor, nesta parceria, o custo operacional do projeto Barraginhas ficará a cargo das prefeituras, cabendo, ao Ruraltins, o apoio técnico e o treinamento das equipes envolvidas. “Essa ação é um desdobramento do plano de trabalho acordado com os gestores municipais, por meio da assinatura de Termos de Cooperação Técnica”, destacou, complementando que um cronograma de ações está sendo elaborado para dar início ao processo de implantação do Barraginhas no próximo mês de novembro. 

O projeto Barraginhas é uma tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Tocantins, já foi implantado nas regiões sul e sudeste do Estado, beneficiando milhares de propriedades rurais. (Lúcia Brito)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias