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Tiago Dimas elogia SEBRAE e destaca necessidade de apoio técnico para municípios

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Coordenador da Bancada Federal do Tocantins, o deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO), destacou, nesta segunda-feira, 22 de novembro, a importância das parcerias do Sebrae com os municípios do Estado, em especial no trabalho de capacitação dos gestores e equipes das prefeituras.

A fala de Tiago Dimas fez parte do discurso do parlamentar no Encontro de Prefeitos Empreendedores, evento realizado na manhã desta segunda-feira, em Palmas, pelo Sebrae Tocantins e pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

O deputado elogiou o Sebrae pela realização do evento, dizendo que a instituição reafirma o posicionamento de contribuir com a melhora do trabalho das prefeituras e, em conseguinte, com a qualidade de vida da população. Tiago Dimas fez questão de ressaltar a parceria da instituição com a Prefeitura de Araguaína, que segue gerando excelentes resultados para a cidade e para o setor empresarial. “Eventos como esse mostram o comprometimento do Sebrae e do TCE com prefeitos e prefeitas que possam comandar gestões empreendedoras, com capacidade de transformar suas cidades a partir de muito planejamento”, frisou o congressista.

Necessidade de projetos técnicos

Também no evento, Tiago Dimas falou da necessidade dos municípios do Tocantins, sobretudo os de menor porte, contarem com apoio de equipe técnica que estruture bons projetos para que as prefeituras possam captar recursos de investimento em Brasília. “Estamos na reta final da montagem do Orçamento da União e sempre se consegue empenhar alguma coisa para os municípios. Para isso, porém, é necessário que se tenha propostas elaboradas a partir de bons projetos”, ressaltou o deputado.

O deputado lembrou que o governo do Estado possui uma equipe muito boa de técnicos à sua disposição, seja nas secretarias como nas autarquias. Esses técnicos têm as condições para elaborar os projetos necessários para que se possa pleitear recursos federais. No entanto, essa não é a realidade de grande parte dos municípios. “Sinto falta disso ser estendido aos municípios. Em Brasília, existem os recursos, mas falta apoio técnico”, lamentou o parlamentar.

Defesa da Bancada Federal

Como tem feito em todas as suas participações públicas, Tiago Dimas reafirmou a importância da Bancada Federal para o Tocantins, destacando que são os deputados e senadores os maiores responsáveis por angariar os principais recursos de investimento em infraestrutura e em apoio à saúde pública nos últimos anos.

Para 2022, por exemplo, a Bancada Federal vai destinar, apenas de emendas coletivas impositivas, R$ 212,8 milhões, sendo mais de 80% diretamente para os municípios.
Daniel Machado

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Bastidores

Vanda Monteiro participa da entrega de mais de 600 títulos de propriedades para famílias de Palmas

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Atendendo ao anseio de mais de 600 famílias palmenses, o Governo do Tocantins entregou na na sexta-feira, 26, mais de 600 títulos de propriedade para moradores da região sul da Capital. A cerimônia ocorreu no ginásio de esportes do Centro de Ensino Santa Rita de Cássia, no Jardim Aureny I.

Nesta ação do Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), 603 famílias dos Jardins Aureny I, II, III e IV foram contempladas com os títulos de propriedades.

O titular da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, destacou que as famílias não irão pagar nada para terem seus títulos. “Os custos de todos estes processos são de cerca de R$ 4 mil, mas aqui ninguém vai pagar por isso. O Tocantins vem avançando cada vez mais na área de regularização fundiária, mas ainda falta muito. Só aqui são cerca de 1,5 mil famílias na região sul. Peço que a população comunique que precisa dos títulos e que possamos entregar para 100% da população”, afirmou o presidente.

A deputada estadual, Vanda Monteiro (PSL), disse que a regularização fundiária é realidade no Tocantins e comemorou as mais de 600 famílias dos Aureny’s, em Palmas, receberem do Governo do estado seus títulos definitivos de propriedade. “Um sonho realizado e que contou com meu apoio e da Assembleia Legislativa do Tocantins”, enfatizou.

A senhora Deuselina Guedes de Sá contou que veio de Gurupi quando seu filho mais velho tinha apenas 7 anos. “Tem mais de 20 anos que moro aqui e consegui agora este benefício. É muita emoção, graças a Deus que agora saiu esse título. Me lembro que vim com meus filhos pequenos e agora já estou cheia de netos”, frisou Deuselina com um sorriso no rosto.

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Governo do Tocantins formaliza comissão para inspecionar órgãos

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O Governo do Tocantins publicou na sexta-feira, 26, a portaria conjunta CGE/SSP/PGE nº 257/2021/Gabsec, que designa a Comissão de Inspeção que vai apurar administrativamente possíveis irregularidades em órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. O ato foi publicado na edição nº 5974, do Diário Oficial do Estado (DOE).

A portaria tem como objetivo também a defesa do patrimônio público e a transparência na gestão, conforme determinado pelo governador Wanderlei Barbosa, por meio do Decreto Estadual nº 6.344 de 19 de novembro de 2021. Considera ainda o disposto em portarias de instauração do Ministério Público do Estado do Tocantins. 

As inspeções têm caráter específico, com ênfase em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que apontou a possível existência de ilícitos no âmbito do Poder Executivo Estadual. O processo foi delegado pelo Governador, de acordo com os órgãos que foram elencados na determinação do STJ. 

A portaria traz os nomes dos membros da Comissão de Inspeção, formada por servidoras e servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), designando titular e suplente de cada uma das pastas citadas.

A presidência da Comissão está sob a responsabilidade da servidora Eva Moreira Martins Santos, da Controladoria, órgão que por regulamento tem o serviço de inspeção como uma de suas atribuições. Como suplente da CGE-TO está a servidora Kilvânia Rodrigues de Melo Miranda.

Pela SSP, na condição de titular, foi designado o servidor Luciano Barbosa de Souza Cruz e Aldo Pagliani Schwanck, como suplente; pela PGE, responde como titular Thiago Emanoel Azevedo de Oliveira, e Armando Nunes da Rocha Júnior, pela suplência.

Além dos nomes que compõem a comissão, a portaria também autoriza a requisição de servidores de órgãos e entidades do Poder Executivo para a composição de subcomissões.

Prazo e desdobramentos

A comissão tem um prazo máximo de 60 dias para a realização dos trabalhos, sendo que este pode ser prorrogado uma única vez, por igual período. “O objetivo da comissão é fazer a verificação de regularidade formal dentro dos autos, porém esse trabalho pode ter outros desdobramentos como fiscalizações e auditorias”, explica o secretário-chefe da Controladoria, Senivan Almeida de Arruda.

O gestor ressalta que as inspeções são de caráter administrativo, com a finalidade de se verificar a regularidade dos autos que foram promovidos dentro desses órgãos, de acordo com a decisão tomada pelo STJ. “Os trabalhos resultarão em um relatório que será encaminhado ao governador Wanderlei Barbosa”, conclui o gestor. (Val Rodrigues)

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Requerimentos de Janad Valcari pedem a construção de ponte na avenida NS-15 e pavimentação da LO-21

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Entre os requerimentos aprovados esta semana, de autoria da presidente da Câmara de Palmas, Vereadora Professora Janad Valcari (Podemos), está o que solicita que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, providencie a construção de uma ponte de concreto na avenida NS-15, ponto que interliga as praias de Palmas por meio do Córrego Prata.
Segundo Janad, a atual ponte está em situação de total abandono, colocando em risco a vida de motoristas, ciclistas e pedestres que até já se acidentaram no local.

Ainda no tema infraestrutura, a vereadora também teve aprovado um requerimento solicitando a realização da pavimentação da avenida LO-21, nas proximidades da Arse 81. Em sua justificativa, a vereadora disse que vem recebendo muitas reclamações de moradores e comerciantes da região sobre a situação precária da avenida que vem trazendo muita lama e poeira, além do sofrimento constante com as doenças respiratórias e transtornos físicos.

Ambos os requerimentos, após aprovados, seguem agora para apreciação do Poder Executivo Municipal, que poderá atender aos pedidos ou vetar as melhorias propostas pela vereadora Janad Valcari.

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