Connect with us

Bico do Papagaio

TO atrai investidor para execução de projetos agropecuários e piscicultura no Bico

Publicado

em

Um dos maiores empreendimentos de piscicultura da região norte do Brasil, a Piscicultura Pantanal, em Sítio Novo, na região do Bico do Papagaio, possui 250 hectares de lâminas d`água. Numa área de 50 alqueires cultiva espécies como tambaqui, tambatinga, piau, pintado, pirarucu, matrinxã, curimatá em tanques escavados e barragens.  A produção já ultrapassou 10 toneladas/dia com destaque para o tambaqui, gerando 300 empregos diretos.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, iniciou uma agenda institucional na segunda quinzena de julho, quando visitou o projeto. “Por determinação do governador Mauro Carlesse,  estamos indo a  esses projetos  de empreendedores que estão contribuindo com o desenvolvimento do nosso Estado que cresce com a parceria desses grandes investidores. O Tocantins está crescendo muito em todos os segmentos e este ano é o ano da piscicultura”, destacou.

Incentivos

Ao reconhecer a importância da cadeia da piscicultura para o crescimento econômico-social do Tocantins, o secretário da Seagro relacionou ações que o Governo do Estado está executando para o fomento do setor, como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercado e Serviços (ICMS) do pescado de cultivo até 31 de dezembre deste ano; a resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA) que dispõe sobre o licenciamento ambiental da aquicultura no Estado com a inclusão do cultivo da tilápia em tanques-rede em reservatórios; Inserção do Tocantins na Rota do Peixe e Sistematização da Câmara Setorial da Piscicultura do Tocantins formada por representantes de instituições de governos, pesquisa, educação e iniciativa privada, bem como o primeiro evento que debateu a produção de tilápias no Tocantins – o Tilapiatins durante a Agrotins em maio último.  

Investimentos

Investindo no Tocantins desde a década de 1982  na pecuária, expandindo para postos de combustíveis e mais recentemente em ovinocultura, Gilvan Barros iniciou o projeto de piscicultura em 2013 e destaca a participação do Banco da Amazônia no sucesso do empreendimento. “O Banco da Amazônia demonstrou grande patriotismo lutando conosco para que o projeto desse certo com o financimento inicial  de R$ 15 milhões (investimento e custeio), hoje é o nosso grande parceiro”, enfatizou.

Para o empresário, o Governo do Tocantins vem fazendo a sua parte pelo desenvolvimento do agronegócio.  “Agradecemos ao Governo do Estado, por meio da Seagro por acreditar no agronegócio, fortalecendo o produtor rural e o piscicultor. Acreditamos que o Tocantins em pouco tempo estará nas primeiras colocações de produção de peixe do Brasil”, afirmou.

Também visitaram o empreendimento, o superintendente do Banco da Amazônia Marivaldo Melo, o empresário e piscicultor Gilmar Gonçalves de Carvalho, proprietário da  empresa de ração para peixes  Agronorte  e outras autoridades da região. (Mariah Soares e Amanda Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

CARRASCO BONITO: Traficante é preso no centro da cidade

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) prendeu na noite deste sábado, 06, um homem de 24 anos, acusado de tráfico de drogas na cidade de Carrasco Bonito, no Bico do Papagaio. Em poder do autor foram apreendidas 08 porções de substâncias análogas à maconha, 17 pedras de crack e R $217,00 reais em espécie. Parte dos objetos foram encontrados na residência do acusado.

Os policiais militares receberam denúncia que o autor estaria vendendo droga no centro de Carrasco Bonito, e deu início a diligência no intuito de prender o suspeito. A ação contou com o apoio da equipe da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

O autor foi preso nas proximidades de sua residência também usada como ponto de venda de drogas. Com a chegada da PM, o autor ainda tentou dispersar parte da droga, mas acabou sendo preso e tendo parte dos objetos apreendidos pelos policiais militares. Os materiais ilícitos apreendidos em poder do autor foram localizados dentro de um tênis.

O homem, juntamente com os objetos apreendidos, foram apresentados na Central de Flagrantes para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Município tem novo Decreto contra Covid e toque de recolher às 22h

Publicado

em

Em novo Decreto publicado nesta segunda, dia 8, a Prefeitura limitou o funcionamento de estabelecimento essenciais e não essenciais e tomou outras providências para o enfrentamento á Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio.

Os efeitos do decreto são até dia 30 de março.

Entre os atos estão estabelecidos toque de recolher das 22h às 5h; uso de máscaras em qualquer local do município; proibição de eventos público ou particulares com mais de 20 pessoas; entre outras medidas que podem ser conferidas na integra clicando AQUI.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem é flagrado vendendo cocaína em bar

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na madrugada desta segunda-feira, 08, um homem de 39 anos, com quatro embalagens contendo substância análoga a cocaína em um estabelecimento comercial de Araguatins, Norte do Estado. A PM chegou ao acusado após denúncia anônima.

De acordo com as informações repassadas aos policiais militares eram de que o autor estaria vendendo drogas no bar. O homem não reagiu a prisão e acabou tendo todo o material que estava em sua posse apreendido pela PM.

O homem, juntamente com os objetos foram apresentados na Central de Flagrantes para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade Bronze