Connect with us

Bico do Papagaio

TO atrai investidor para execução de projetos agropecuários e piscicultura no Bico

Publicado

em

Um dos maiores empreendimentos de piscicultura da região norte do Brasil, a Piscicultura Pantanal, em Sítio Novo, na região do Bico do Papagaio, possui 250 hectares de lâminas d`água. Numa área de 50 alqueires cultiva espécies como tambaqui, tambatinga, piau, pintado, pirarucu, matrinxã, curimatá em tanques escavados e barragens.  A produção já ultrapassou 10 toneladas/dia com destaque para o tambaqui, gerando 300 empregos diretos.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, iniciou uma agenda institucional na segunda quinzena de julho, quando visitou o projeto. “Por determinação do governador Mauro Carlesse,  estamos indo a  esses projetos  de empreendedores que estão contribuindo com o desenvolvimento do nosso Estado que cresce com a parceria desses grandes investidores. O Tocantins está crescendo muito em todos os segmentos e este ano é o ano da piscicultura”, destacou.

Incentivos

Ao reconhecer a importância da cadeia da piscicultura para o crescimento econômico-social do Tocantins, o secretário da Seagro relacionou ações que o Governo do Estado está executando para o fomento do setor, como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercado e Serviços (ICMS) do pescado de cultivo até 31 de dezembre deste ano; a resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA) que dispõe sobre o licenciamento ambiental da aquicultura no Estado com a inclusão do cultivo da tilápia em tanques-rede em reservatórios; Inserção do Tocantins na Rota do Peixe e Sistematização da Câmara Setorial da Piscicultura do Tocantins formada por representantes de instituições de governos, pesquisa, educação e iniciativa privada, bem como o primeiro evento que debateu a produção de tilápias no Tocantins – o Tilapiatins durante a Agrotins em maio último.  

Investimentos

Investindo no Tocantins desde a década de 1982  na pecuária, expandindo para postos de combustíveis e mais recentemente em ovinocultura, Gilvan Barros iniciou o projeto de piscicultura em 2013 e destaca a participação do Banco da Amazônia no sucesso do empreendimento. “O Banco da Amazônia demonstrou grande patriotismo lutando conosco para que o projeto desse certo com o financimento inicial  de R$ 15 milhões (investimento e custeio), hoje é o nosso grande parceiro”, enfatizou.

Para o empresário, o Governo do Tocantins vem fazendo a sua parte pelo desenvolvimento do agronegócio.  “Agradecemos ao Governo do Estado, por meio da Seagro por acreditar no agronegócio, fortalecendo o produtor rural e o piscicultor. Acreditamos que o Tocantins em pouco tempo estará nas primeiras colocações de produção de peixe do Brasil”, afirmou.

Também visitaram o empreendimento, o superintendente do Banco da Amazônia Marivaldo Melo, o empresário e piscicultor Gilmar Gonçalves de Carvalho, proprietário da  empresa de ração para peixes  Agronorte  e outras autoridades da região. (Mariah Soares e Amanda Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Servidores municipais protestam contra demissões

Publicado

em

Servidores municipais de São Miguel, município do Bico do Papagaio, exonerados pelo prefeito, Alberto Moreira (SD), na semana passada, protestaram na Câmara Municipal e também na Prefeitura, na manhã desta segunda, 25.

Os trabalhadores foram aprovados em um concurso público do ano de 2016, mas agora, quase cinco anos depois, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), em um ato moroso, determinou que Alberto Moreira exonerasse os servidores, levando graves transtornos ao gestor e aos trabalhadores.

Os servidores alegam que as demissões são arbitrárias e ainda agravadas pelo fato de se estarem em meio a uma pandemia com proporções humanitárias catastróficas, colocando a estabilidade das famílias com anos de dedicação ao município, em risco.

Eles também ponderam, que o Ministério Público, se manifestou atestando que não houve irregularidades no certame. Recomendando ao prefeito que não realizasse as demissões.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Em jogo eletrizante, TEC derrota Interporto e vai disputar final do Tocantinense 2020

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), venceu o Interporto nesta segunda-feira (25) na semifinal do Tocantinense 2020. A disputa começou com o Tigre na frente com dois gols ainda no primeiro tempo, Tozin marcou o primeiro para a equipe portuense e Lelo marcou o segundo. No segundo tempo o Tocantinópolis empatou com dois gols do centroavante Jheimy. O segundo gol foi aos 46 minutos do segundo tempo.

Com tudo igual, a disputa foi para os pênaltis. O TEC então se saiu melhor marcando quatro, enquanto o Interporto fez apenas dois. Os dois times tinham empatado no jogo de ida, realizado em março de 2020, antes do campeonato ser paralisado por causa da pandemia de Covid-19,

A partida entre os dois times estava prevista para o domingo (24), mas foi adiada. A decisão foi em solidariedade ao trágico acidente que matou quatro atletas e o presidente do Palmas, além do piloto do avião que os transportava.

Agora o Tocantinópolis aguarda o vencedor do jogo entre Palmas e Araguacema pela outra semifinal. A partida seria no dia 28 de janeiro, mas também foi adiada por causa do acidente e não tem data para acontecer. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Representante da Sousa Cruz visita 9º BPM

Publicado

em

Na última sexta-feira, 22, o capitão José Carlos da Costa Abreu, que está respondendo pelo comando do 9º BPM, recebeu o coordenador de segurança da empresa Sousa Cruz, na região Norte e Nordeste, Bruno da Hora de Sousa.

A visita serviu para estreitar os laços e efetivar futuras parcerias entre a empresa de cigarro e a Polícia Militar (PM) por meio do 9º BPM.

Conhecida anteriormente como Souza Cruz, a empresa é uma indústria de cigarros brasileira, atual subsidiária da British American Tobacco no Brasil (BAT Brasil).

Continue lendo
publicidade Bronze