Connect with us

Tocantins

TO dobra a capacidade de testagem de pacientes com suspeita de coronavírus

Publicado

em

Com uma capacidade ampliada para analisar 2.100 testes por semana, com média de 300 por dia, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) realizou até o dia 10 de maio, 2.688 testes RT-PCR (testes de biologia molecular) dentro do Sistema GAL do Ministério da Saúde (MS), sendo 1.605 testes neste mês de maio. Essa ampliação da capacidade de testagem, que antes era de 140 por dia, foi possível graças à articulação entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que disponibilizou mais um equipamento para aumentar a capacidade de testes.

A força-tarefa para atender as demandas por exame tem sido positiva e, no momento, não há fila ou amostras reprimidas. “Temos um tempo médio de 24 horas para a liberação dos resultados após as amostras chegarem ao laboratório. Seguimos todos os protocolos e as recomendações estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela própria SES. Diante disso, os exames são realizados em: pacientes sintomáticos para Covid-19 e aqueles que tenham tido contato, nos últimos 14 dias, com caso confirmado para Covid-19; pacientes internados com suspeita de Covid-19 e óbitos suspeitos de Covid-19”, destaca a diretora do Lacen, Jucimaria Dantas, acrescentando que a análise do Laboratório Central é feita em amostras que são coletadas e enviadas pelos municípios.

Jucimaria explica ainda que, juntamente com o aumento das testagens, eles tiveram que ampliar a equipe. “Antes, nós tínhamos duas pessoas que depois passaram a seis colaboradores e hoje contamos com uma equipe de 12 pessoas só na área técnica de processamento desses exames. Para atender a demanda, nós estamos trabalhando em três turnos, manhã, tarde e noite, até a meia-noite, os sete dias da semana”, pontua.

Para o titular da SES, doutor Edgar Tollini, a sinergia entre todos os órgãos do governo, nesse momento, possibilita os avanços alcançados em todo o setor da saúde. “Todos os órgãos do Governo do Tocantins não têm medido esforços para oferecer um atendimento ágil e de qualidade em meio à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. O aumento da capacidade de testes do Lacen, por exemplo, teve ajuda importante da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Esse esforço não teria êxito se não contássemos também com a equipe do Lacen que vem atuando de forma contínua para atender as solicitações de testagem para a Covid- 19, feitas pelas unidades de saúde”, completa. (Ellayne Czuryto/Foto: Nielcem Fernandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Carlesse prorroga suspensão das aulas e jornada reduzida para servidores no Tocantins

Publicado

em

As atividades educacionais na forma presencial permanecerão suspensas em todo o Tocantins até dia 30 de junho, assim como a manutenção da jornada de trabalho de 6 horas para os servidores públicos. A prorrogação do prazo consta no Decreto 6.099, assinado pelo governador do Tocantins Mauro Carlesse, que será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira, 28.

“Estamos vivendo um momento sem precedentes. Um vírus muito dinâmico que requer a revisão de nossas ações quase que diariamente. Nossa preocupação maior é com a população, no sentido de evitar aglomerações para que esse vírus não se propague ainda mais, levando mais pessoas a adoecerem e aí colapsar a rede de saúde”, afirma o governador Mauro Carlesse.

A suspensão das aulas na forma presencial abrange tantas instituições da rede pública quanto privada, da educação básica ao ensino superior.

Continua fixado, o horário das 8 às 14 horas, ou seja, 6 horas diárias, a jornada de trabalho nas unidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Estadual. Cabendo aos dirigentes dos órgãos públicos organizar jornada laboral alternativa, no turno da tarde, das 14 às 20 horas, a fim de se evitar a aglomeração de pessoas.

O trabalho home office é assegurado aos seguintes servidores: idosos com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes e lactantes; aqueles que mantenham sob sua guarda criança menor de um ano; portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico.

O governador Mauro Carlesse reforça a necessidade de cada pessoa adotar medidas de prevenção à Covid-19. “Enquanto ente público, nós adotamos medidas como a desinfecção de locais públicos onde tem maior aglomeração em várias cidades para dar uma segurança maior à população. Mas o uso de máscaras é indispensável para qualquer pessoa quando for sair à rua, lavar bem as mãos com frequência, quando não for possível, usar o álcool em gel. É importante ter esse cuidado consigo mesmo e com seus familiares, e se tiver qualquer sintoma procure o serviço de saúde para o devido acompanhamento”, conclui.  (Vania Machado)

Continue lendo

Tocantins

Acidente no Tocantins, na BR-153, próximo ao posto Marajó deixa um morto

Publicado

em

Um acidente envolvendo dois caminhões na BR-153, no município de Nova Olinda, norte do Tocantins, deixou um motorista morto e o outro ferido. A batida aconteceu no km 784, na madrugada desta quinta-feira (28), por volta das 5h30, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Não há mais informações sobre a identidade do caminhoneiro que morreu. O outro foi resgatado por pessoas que transitavam pela rodovia, antes da chegada da polícia.

A suspeita da polícia é que um dos veículos estava saindo de um posto de combustíveis e bateu no outro caminhão ao entrar na via.

Um dos caminhões estava carregado de verduras, que ficaram espalhadas pela pista. (G1)

Continue lendo

Tocantins

Covid-19 avança para 3.277 casos no Tocantins. Recuperação também aumenta

Publicado

em

Nesta quinta, 28, o Tocantins contabilizou 270 novos casos confirmados da Covid-19.

Os novos casos são em Aguiarnópolis, Alvorada, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carmolândia, Colinas do Tocantins, Darcinópolis, Dianópolis, Fátima, Tabocão, Guaraí, Gurupi, Itapiratins, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Nova Olinda, Palmas, Palmeiras do Tocantins, Paraiso do Tocantins, Piraquê, Porto Nacional, Praia Norte, Rio Sono, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.  

Atualmente, o Tocantins apresenta 3.277 casos no total, destes, 1.087 pacientes estão recuperados, 2.122 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 68 pacientes foram a óbito.

Continue lendo
publicidade