Connect with us

Tocantins

TO reduz em 16% o desmatamento entre 2018 e 2019

Publicado

em

De acordo com dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), divulgados nessa segunda-feira, 18, o estado do Tocantins reduziu o desmatamento em 16%, entre 2018 e 2019.

As estatísticas do Prodes apontam também a redução do desmatamento no período entre 2017 e 2019. No ano de 2017, a supressão da vegetação nativa para uso alternativo do solo, ou seja, para atividades relativas a agropecuária, por exemplo, foi de 3,1 mil hectares. No ano de 2018, foi de 2,5 mil hectares e em 2019, reduziu para 2,1 mil hectares.

A redução do desmatamento também foi constatada por meio de dados do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga), Sistema do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que indicou que no ano de 2017, o Instituto emitiu 954 Autorizações Para Exploração Florestal (AEF). No ano de 2018, foram 808, autorizações, e em 2019, o Sistema apontou a emissão de 170 licenças ambientais.

A diminuição das áreas autorizadas para desmatamento pode ser verificada por meio da emissão das Autorizações Para Exploração Florestal, quando menciona o total de área autorizada para desmatamento, pelo Naturatins. Em 2017, foram 171.812 hectares, em 2018, 112.111 hectares e em 2019, foi um total de 61.417 hectares.

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque disse que a redução das emissões das Autorizações Para Exploração Florestal (AEF), entre 2018 e 2019, faz parte de uma política de Governo, de mais rigor na análise dos processos. E assegurou que, “antes da emissão da licença, os técnicos utilizam muitos critérios na análise. De maneira que o Governo do Estado do Tocantins cumpre com a legislação ambiental e os regimes da lei”, afirmou.

Outra medida relevante na análise dos processos que solicitam as Autorizações Para Exploração Florestal é uma rigorosa análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “O objetivo do Naturatins é combater o desmatamento ilegal. Temos que proteger a natureza, respeitar a riqueza dos nossos recursos hídricos, bem como a fauna e as nossas florestas”, destacou o presidente do Instituto.

Durante as análises dos processos que solicitam as AEF, a equipe técnica do Naturatins, consulta rigorosamente o sistema federal e o estadual de monitoramento ambiental. Os procedimentos são fundamentais para autorizar qualquer tipo de desmatamento. (Tânia Caldas)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Evento vai discutir Educação Empreendedora

Publicado

em

Saúde mental da comunidade educacional em tempos de pandemia. Este, é o tema do Seminário de Educação Empreendedora de Araguaína que acontece nesta quarta-feira, 25, às 14 horas. O objetivo do evento é promover o desenvolvimento contínuo dos participantes, além de estabelecer uma rede de relacionamento e troca de experiências. Este ano, o encontro acontece de forma online e gratuita, e será transmitido pelo canal do YouTube do Sebrae Tocantins. 

A palestra será ministrada pelo escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, e agregará toda a comunidade educacional, sendo eles, alunos, professores e pais/responsáveis, uma vez que, a escola foi para dentro do lar em 2020, fazendo com que todos se incluam na temática.

O Seminário de Educação Empreendedora de Araguaína, é uma realização do Sebrae Tocantins junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). As inscrições, e todas as informações sobre o evento, podem ser acessadas aqui.

Para a Diretora Técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, a temática do evento é indispensável neste momento de insegurança causado pela pandemia do coronavírus. “Sabemos que a saúde mental se esvai em momento atípicos, e para a classe educacional as coisas são ainda piores, pois, sem os encontros presenciais, afeta o trabalho do docente e o aprendizado do discente. Estamos promovendo este seminário para auxiliar os mesmos, em manter a boa saúde do corpo e da mente na atual conjuntura”, destacou.

Sobre o Palestrante

Rossandro Klinjey é palestrante, escritor e Psicólogo clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor vários de livros, sendo os mais recentes: As cinco faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz. É consultor da Rede Globo em temas relacionado a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Continue lendo

Tocantins

Tocantins atinge 79.612 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta segunda-feira, 23 de novembro, foram contabilizados 100 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 37 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 250.785pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados da doença. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados e 6.256 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.148 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Ronaldo Dimas paga primeira parcela do 13º salário ao funcionalismo municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Araguaína pagou, nesta sexta-feira, 20 de novembro, para todos os servidores municipais a primeira parcela do décimo terceiro salário. A medida beneficia aproximadamente 2.150 pessoas e deve movimentar a economia local com um montante de mais de R$ 2,4 milhões.
 
Os demais 2.681 servidores já haviam recebido o adiantamento de 50% do décimo terceiro em meses anteriores, seja por requerimento próprio ou em decorrência do mês de aniversário, conforme Decreto Municipal nº 067, de março de 2018.
 
Para o prefeito Ronaldo Dimas, a medida busca dar tranquilidade aos servidores que são chefes de família, neste momento de combate à pandemia da covid-19.
 
“Sempre que as finanças permitem, esse pagamento é antecipado, e este ano não foi diferente. Além de honrar esse compromisso com o nosso servidor, a proposta é movimentar o comércio e a economia local neste momento tão difícil de combate à covid-19 que estamos vivendo”, explicou o prefeito.
 
Aquecendo o fim de ano

A estimativa é de que, em dezembro, o Município injetará aproximadamente R$ 41,6 milhões na economia local, por meio da quitação do salário de novembro, dezembro, segunda parcela do 13º e proporcional de férias, segundo dados da Secretaria da Fazenda do Município. (Thatiane Cunha / Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo
publicidade Bronze