Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Audiência do Cenovo colhe propostas e ouve população

Publicado

em

Com a presença de vários segmentos da sociedade, a cidade de Tocantinópolis encaminhou propostas com vistas às políticas de desenvolvimento, sustentabilidade ambiental, tributária, ciência, tecnologia, educação, infraestrutura, cultura, segurança, inclusão social, saúde e bem estar. O debate foi realizado pela Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo), na tarde desta sexta-feira (22), no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Colhendo os principais reclames e sugestões da cidade e da região, as propostas apresentadas pela plenária serão incluídas em um relatório final a ser apresentado em outubro. O documento vai orientar os deputados na apreciação das leis orçamentárias para os próximos anos. O prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes (PSD), reforçou a importância das discussões para um futuro melhor e promissor.

“Vejo com muita satisfação o início de uma discussão da parte administrativa. Hoje, nós gestores temos a responsabilidade de fazer muito, com pouco, e através de uma discussão clara e com opiniões diferentes nós podemos fazer muito. Eu tiro por Tocantinópolis, que mesmo o país passando por uma crise, estamos fazendo muito com recursos próprios, não dependendo somente de recursos do estado ou do governo federal. Vejo que a juventude tem a capacidade de desenvolver o pensamento do futuro e diante disso, administração hoje tem que pensar na forma econômica para chegar o desenvolvimento aonde mais merece”, pontou.

Fiel defensor da construção da TO-126, o deputado estadual José Bonifácio (PR) ressaltou que a Comissão tem percorrido todo o Tocantins visando encontrar soluções para o enquadramento do Estado. “O LDO [Lei de Diretrizes Orçamentarias] já chegou na Assembleia, serei o relator dela, mas queremos opiniões. O deputado Paulo Mourão está numa peregrinação pelas grandes cidades do estado, colhendo detalhes e opiniões. Daqui deve sair algum plano com indicações, e tomara que a gente possa implementar muitas dessas indicações. Agora se não se procurar o caminho, e aqui já é um começo para levantar as finanças e viabilizar esse estado, nós temos muitos anos pela frente a penar”, concluiu.

Na condição de presidente da Cenovo, o deputado Paulo Mourão (PT) defendeu que o Tocantins precisa iniciar um processo de desenvolvimento que promova cidadania. “É um momento ímpar da sociedade mudar inclusive a forma de fazer a visão sobre a política e sobre o político. Se nós não conseguirmos trazer as discussões para dentro da universidade, das escolas e comunidades, nós não vamos fazer um ciclo sobre a nova formação de uma mentalidade democrática. E esta mentalidade democrática prescinde da participação popular e das discussões. É por isso que estamos levando essa comissão para as grandes cidades do Tocantins, a fim discutir a situação do estado com toda a sociedade”, disse.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública do Estado, vereadores, professores, secretários municipais, estudantes, líderes políticos e comunitários, empresários do comércio local, entre outros. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Força Tática e Patrulha Rural vão intensificar apoio a Destacamentos no Bico

Publicado

em

Policiais militares das equipes especializadas do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), Força Tática e Patrulha Rural da unidade, estiveram reunidos com o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Silva Reis, na manhã desta quarta-feira, 03, no auditório do quartel da PM em Araguatins, Norte do Estado.

O encontro teve a finalidade de tratar de diversos assuntos relacionados à atividade de segurança pública na região do Bico do Papagaio, área de atuação do 9º BPM. Comandante Reis esteve acompanhado do subcomandante da Unidade, capitão José Carlos da Costa Abreu.

Dentre os variados assuntos elencados pelo tenente-coronel Reis, o comandante destacou sobre a intensificação do emprego do efetivo nas operações que serão realizadas na área da Unidade durante o ano de 2021, e apoio das equipes aos destacamentos da PM na região.

O comandante também reforçou sobre a atuação da Força Tática no combate à criminalidade nas áreas urbanas, com a prisão de criminosos e sobre a atuação da Patrulha Rural nas áreas rurais da unidade, trabalho que tem trazido resultados bastante positivos com mais tranquilidade aos moradores do campo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Unidades prisionais de Araguatins e Tocantinópolis estão na 2ª Temporada da Operação Lockdown

Publicado

em

Com o objetivo de preservar a saúde dos servidores e das pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, prossegue os trabalhos desenvolvidos na II Temporada da Operação Lockdown. Período teve início no dia 24 de fevereiro e prossegue até o dia 24 de abril, caracteriza a segunda fase da operação, duas unidades foram selecionadas no Bico para o recebimento de novos presos, são em Araguatins e Tocantinópolis.

O superintendente do Sistema Penal tocantinense, Orleanes de Sousa, explicou que, paralelo às atividades da Operação Lockdown, também foram aderidas ações preventivas em todas as unidades. “Além da limitação no recebimento de novos presos no Sistema, também estabelecemos o Plano de Ação para Contenção a Transmissão do Novo Coronavírus, com trabalhos pontuais de higienização e sanitização das unidades penais, uso obrigatório de máscara, realização de teste rápido e testes laboratoriais, suplementação alimentar, vacinação de H1N1 e estabelecemos protocolos sanitários”, disse.

Sobre a logística aderida para a execução da Operação Lockdown, o gerente de Administração e Operações dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Bionor Vaz, explicou que todas as ações estão sendo feitas de forma responsável garantindo a segurança e o direito à saúde dos servidores e custodiados. “Ainda na primeira temporada da ação, em 2020, readequamos o número de regionais, aumentamos de cinco para oito, na configuração que abrange as unidades prisionais do Tocantins, isso favoreceu a Segurança Pública e também a execução da Operação”.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Escola Denise Amui promove 1º Aulão da Busca Ativa

Publicado

em

Na segunda, 1ª, a Escola Estadual Denise Gomide Amui, em Araguatins, no Bico do Papagaio, realizou um aulão com a participação ativa de cerca de 100 alunos, por meio da plataforma Meet com o tema: Vacinação Para Covid-19 no Brasil, abordando a biologia do vírus, tecnologia de formulação da vacina, eficácia, contraindicações e sua distribuição.

O objetivo da aula foi ofertar um reforço pedagógico com vista à complementação das habilidades e competências não desenvolvidas durante o período letivo do ano de 2020.

O evento contou com a participação dos profissionais da saúde, como a enfermeira Iarllene Amorim Dourado que é coordenadora do combate ao Covid-19 em Araguatins; Jader Sereno de Melo Figueiredo, bioquímico e diretor do Hospital Municipal.

O projeto foi idealizado pelos professores, Danilo Henrique da Matta, Edmilson Gomes Ribeiro, Flávio dos Anjos de Sousa, Leonardo Sousa Silva e Vladimyr Vieira.

A gestora da Escola, Edilene Gomes da Costa, agradeceu a participação dos estudantes, professores, colaboradores da Saúde e equipe pedagógica. Na oportunidade a mesma falou sobre a importância do trabalho em equipe e a efetividade do tralho na busca ativa aos alunos oportunizando o retorno dos educandos e assim evitar o número de reprovação e evasão escolar.

Continue lendo
publicidade Bronze