- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 29 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: Audiência do Cenovo colhe propostas e ouve população

DESENVOLVIMENTO

Mais Lidas

Com a presença de vários segmentos da sociedade, a cidade de Tocantinópolis encaminhou propostas com vistas às políticas de desenvolvimento, sustentabilidade ambiental, tributária, ciência, tecnologia, educação, infraestrutura, cultura, segurança, inclusão social, saúde e bem estar. O debate foi realizado pela Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo), na tarde desta sexta-feira (22), no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Colhendo os principais reclames e sugestões da cidade e da região, as propostas apresentadas pela plenária serão incluídas em um relatório final a ser apresentado em outubro. O documento vai orientar os deputados na apreciação das leis orçamentárias para os próximos anos. O prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes (PSD), reforçou a importância das discussões para um futuro melhor e promissor.

“Vejo com muita satisfação o início de uma discussão da parte administrativa. Hoje, nós gestores temos a responsabilidade de fazer muito, com pouco, e através de uma discussão clara e com opiniões diferentes nós podemos fazer muito. Eu tiro por Tocantinópolis, que mesmo o país passando por uma crise, estamos fazendo muito com recursos próprios, não dependendo somente de recursos do estado ou do governo federal. Vejo que a juventude tem a capacidade de desenvolver o pensamento do futuro e diante disso, administração hoje tem que pensar na forma econômica para chegar o desenvolvimento aonde mais merece”, pontou.

Fiel defensor da construção da TO-126, o deputado estadual José Bonifácio (PR) ressaltou que a Comissão tem percorrido todo o Tocantins visando encontrar soluções para o enquadramento do Estado. “O LDO [Lei de Diretrizes Orçamentarias] já chegou na Assembleia, serei o relator dela, mas queremos opiniões. O deputado Paulo Mourão está numa peregrinação pelas grandes cidades do estado, colhendo detalhes e opiniões. Daqui deve sair algum plano com indicações, e tomara que a gente possa implementar muitas dessas indicações. Agora se não se procurar o caminho, e aqui já é um começo para levantar as finanças e viabilizar esse estado, nós temos muitos anos pela frente a penar”, concluiu.

Na condição de presidente da Cenovo, o deputado Paulo Mourão (PT) defendeu que o Tocantins precisa iniciar um processo de desenvolvimento que promova cidadania. “É um momento ímpar da sociedade mudar inclusive a forma de fazer a visão sobre a política e sobre o político. Se nós não conseguirmos trazer as discussões para dentro da universidade, das escolas e comunidades, nós não vamos fazer um ciclo sobre a nova formação de uma mentalidade democrática. E esta mentalidade democrática prescinde da participação popular e das discussões. É por isso que estamos levando essa comissão para as grandes cidades do Tocantins, a fim discutir a situação do estado com toda a sociedade”, disse.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública do Estado, vereadores, professores, secretários municipais, estudantes, líderes políticos e comunitários, empresários do comércio local, entre outros. (Dirceu Leno)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias