- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 29 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: Capacitação do “Salto” chega à regional de ensino

Mais Lidas

Cerca de 30 técnicos à Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis (DRE) participam nesta quarta-feira,11, da capacitação do Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins (SALTO). O evento acontece durante todo o dia na sede da diretoria com o objetivo de treinar os agentes envolvidos para utilizarem o novo sistema.

A capacitação é dividida em dois momentos, sendo o primeiro voltado à apresentação do programa e, o último, à operacionalização do Salto, que já está disponível no site da Secretaria Estadual da Educação – Seduc: www.seduc.to.gov.br. Estão sendo treinados servidores dos 11 municípios jurisdicionados à DRE de Tocantinópolis.

O Salto é uma nova ferramenta que vai permitir a análise em tempo real acerca do desempenho educacional, possibilitando aos professores, alunos e ao sistema de ensino se autocompreenderem, diagnosticando assim deficiências, capacidades e direcionando ações corretivas e preventivas. A finalidade é avaliar a qualidade do ensino e aprendizagem na Educação Básica do Tocantins, tanto na rede estadual como na municipal, com vistas a promover a modernização da gestão, o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais do Estado.

Para a diretora da Regional, Luciana Gomes, “o Salto será um momento de avaliação interna, de ponderar as mudanças necessárias para alcançar um melhor desempenho nas avaliações nacionais”. A diretora lembra que este ano será aplicada a Prova Brasil e acredita que a implantação do novo sistema “é um grande passo para a educação e que contribuirá para atingirmos melhores índices que os dos anos anteriores”, pontua.

Avaliação diagnóstica

A etapa inicial avaliará o desempenho dos alunos da Educação Básica, por meio de Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática aplicada nas turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.  Posteriormente, as avaliações serão aplicadas nas demais séries abrangendo todas as disciplinas lecionadas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias