Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Centro de Triagem para atendimento de indígenas com sintomas de coronavírus começa a funcionar

Publicado

em

Diante do aumento dos casos de Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, na manhã desta sexta-feira, 8, a Prefeitura de Tocantinópolis, juntamente com as secretarias municipais da Saúde e Educação e Cultura e, em parceria com o Polo Indígena, instalou, no Pré-Escolar Mãe Eduvirgens, um Centro de Triagem exclusivo para atendimento aos indígenas com suspeita ou sintomas da doença.

O prefeito Paulo Gomes (PSD), tomou a seguinte medida visando à organização de fluxo assistencial exclusivo para atenção aos casos suspeitos, em espaço físico adequado e separado para evitar a propagação e transmissão do novo coronavírus.

“O objetivo é reduzir ao máximo as chances desses pacientes infectarem outros que procuram atendimento por causa de outras doenças. O Centro de Triagem contará com equipe de profissionais especializados da Saúde Municipal e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que auxiliarão no atendimento e na recuperação dos pacientes”, explicou o prefeito.

O secretário, Jair Aguiar, destaca que os apinajés foram devidamente orientados acerca dos riscos de irem à cidade. Outra medida realizada pela prefeitura, é a entrega de máscaras e insumos para ajudar os nativos no enfrentamento da pandemia. “Temos grande temor pela vida, também, dos nossos irmãos Apinajés. Pois, a contaminação de um único índio poderá acarretar na contaminação de todas as aldeias, dadas as suas peculiaridades e cultura comunitária”, disse o secretário.

Desde que os primeiros casos suspeitos e confirmados surgiram no município, a Prefeitura de Tocantinópolis tem tomado medidas que vão desde operações de capacitação de profissionais, conscientização sobre higienização e medidas de prevenção à criação de estrutura de atendimento e tratamento a pacientes, para que a população esteja amparada durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). (Ascom/PMT)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÍTIO NOVO: Dois óbitos por Covid-19 são confirmados

Publicado

em

Nesta quinta, 4, foi confirmada pela Secretaria de estado da Saúde (SES) e pela Secretaria Municipal de Saúde, mais duas mortes por Covid-19, no município de Sítio Novo, no Bico do Papagaio.

Agora, o município sobre para 3 óbitos pela doença.

Os óbitos confirmados nesta quinta, por meio de exame laboratorial, é de um homem de 75 anos, diabético, que faleceu no dia 18 de maio no Hospital Regional de Augustinópolis. O outro, é de uma mulher de 49 anos, que faleceu no 01 de junho também no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Vereadores suspeitos de receberem propina vão permanecer no cargo até STJ analisar caso

Publicado

em

Com a decisão desta quarta, dia 3, do presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, que determinou por meio de liminar, o retorno ao cargo os vereador de Augustinópolis, cassados, investigados por suposto recebimento de propina, o desenrolar da situação só será decidida no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O desembargador, em sua decisão, determinou que a medida vale até que o STJ julgue toda a questão de forma mais ampla. Isso ainda não tem data para acontecer.

Os parlamentares são suspeitos de receber propina para aprovar projetos de interesse da Prefeitura e foram alvo da Polícia Civil durante a operação Perfídia, no começo de 2019.

Maia Neto entendeu que como ainda não houve condenação dos parlamentares no processo não há justificativa para o afastamento deles das funções por tanto tempo. Disse ainda que há risco de danos irreversíveis aos vereadores, já que eles estão impedidos de exercer os mandatos para os quais foram eleitos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Foragido com mandado de prisão aberto pela Justiça de Goiás é preso

Publicado

em

Um homem de 27 anos, acabou sendo preso na manhã de quarta-feira, 03, em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, por força de um mandado de prisão expedido pela Justiça da cidade de Cachoeira de Goiás-GO. A guarnição da Policia Militar do 9º Batalhão da PM realizava patrulhamento pela cidade quando deparou com o autor em atitude suspeita assim que avistou a viatura da PM.

O indivíduo conduzia uma motocicleta Honda Biz quando foi interceptado e abordado pela guarnição. Junto ao sistema de consultas os policiais constataram que havia o mandado de prisão em aberto contra o acusado. 

O autor relatou a equipe de policiais militares que também já havia sido preso por crime de roubo praticado em Axixá do Tocantins.

O indivíduo foi conduzido para a Central de Flagrantes para as demais providências a serem tomadas. (Ascom 9 BPM)

Continue lendo
publicidade