Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINOPOLIS: Combate e desnutrição chega a comunidades indígena

Publicado

em

O governo federal e estadual, por meio do PPA – Programa Nacional de Aquisição de Alimentos, conhecido no Tocantins como Compra Direta da Agricultura Familiar, vem combatendo a desnutrição nas aldeias indígenas. O PAA no Tocantins é executado pelo Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins desde 2005.

Atualmente, cerca de setecentos e cinquenta indígenas do município de Tocantinópolis, que pertencem a cinco comunidades, entre elas: Serrinha, Areia Branca, Boi Morto, Prata e São José recebem alimentos do programa. As famílias recebem os alimentos semanalmente, dos quais fazem parte do hábito alimentar dos povos indígenas. O cardápio conta com mandioca, frutas, feijão, milho, mel, frango, polpas de frutas, entre outros.

De acordo com Felismino Coelho, supervisor regional do Ruraltins de Araguatins, a produção de alimentos em áreas indígenas não é suficiente para abastecer todas as comunidades, por isso, existe a necessidade do apoio e reforço alimentar. “O Ruraltins vem desenvolvendo diversas atividades nas áreas indígenas da região, como a implantação de casas de farinha, implantação de hortas coletivas, cultivo de frutas e criação de pequenos animais. Desde 2006 a alimentação foi reforça com a doação de produtos da agricultura familiar, por meio do Programa Compra Direta Local”, enfatizou Coelho.

Para o presidente do Ruraltins José Elias Júnior, o programa PAA será um dos focos principais em sua gestão. “No Tocantins, o programa PAA se tornou essencial. É importante lembrar que um dos principais objetivos é combater a fome e fomentar a produção familiar, tendo como público prioritário as famílias de pequenos agricultores e pessoas em risco nutricional e alimentar. Nós vamos dar continuidade a esta importante ação”, comenta Elias.

Segundo o coordenador estadual do PAA no Tocantins Adenieux Rosa Santa, que é assessor técnico do Ruraltins, o programa beneficiará outras comunidades indígenas dos municípios de Itacajá, Tocantínia, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.

O Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar no Tocantins foi considerado pelo Ministério de Desenvolvimento Social como um dos melhores do país em termo de execução e resultados sociais.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Imagens de flat e boate contradizem depoimento de modelo que acusa Irajá de estupro

Publicado

em

A pedido da defesa do senador Irajá Abreu, a boate Café de la Musique e o hotel La Residence entregaram à Justiça de São Paulo imagens que mostram o parlamentar acompanhado da modelo Hellen Haas na noite do último dia 22 e também da madrugada do dia 23.

Ao acusar Abreu de estupro, a modelo alegou ter sofrido um “apagão” e recobrado a consciência “já com o investigado em cima de si, mantendo conjunção carnal”.

Ao se manifestar nos autos do inquérito, o advogado Daniel Bialski afirma que a versão de Haas “não condiz com a realidade”.

“Todas as imagens de CFTV requisitadas, de todos os locais em que estiveram naquela data, revelam justamente o contrário, ou seja, de que eles chegaram de mãos dadas, caminhando tranquilamente, e, mais que isso, mostrando que ela manuseara seu celular, conduta incompatível com alguém que estaria alegadamente sem a capacidade e  discernimento de seus atos.”

O advogado acrescenta que o exame de corpo de delito de Irajá também rebate a tese de que houve luta corporal e que a modelo se recusou a entregar o celular, cujo conteúdo pode ajudar a “esclarecer detalhes ainda não totalmente esclarecidos” do episódio. (O Antagonista)

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Saúde oficializa primeira morte por Covid-19

Publicado

em

Nesta sexta, dia 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou por meio de seu Boletim Epidemiológico, a primeira morte por Covid-19, no município de Riachinho, no Bico do Papagaio.

A vítima é um homem de 67 anos, com hipertensão. Ele morreu em 22 de agosto no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 4 nomes são cotados para disputar presidência da Câmara

Publicado

em

Com quase 70% de mudança para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Araguatins e o aumento de 11 para 13 cadeiras, promete acirrar a disputa pelo comando da Casa de Leis.

Quatro nomes são cotados para disputar a presidência do Parlamento Municipal, para o biênio 2021/2022. Os novatos Antônio Evangelista (SD) e Roberto Pires (SD), o ex-presidente Rômulo Ferreira (REPUBLICANOS), que volta à Câmara na próxima legislatura e o atual presidente Darlan Pernambuco (DEM).

A eleição acontece dia 1ª de janeiro, logo após a posse dos parlamentares.

Nos bastidores, a informação é que a opinião de Aquiles da Areia (PP), prefeito eleito, deve ser determinante na escolha e deve ser o primeiro teste da composição de sua base na Câmara.

Continue lendo
publicidade Bronze