- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

TOCANTINOPOLIS: Combate e desnutrição chega a comunidades indígena

Mais Lidas

O governo federal e estadual, por meio do PPA – Programa Nacional de Aquisição de Alimentos, conhecido no Tocantins como Compra Direta da Agricultura Familiar, vem combatendo a desnutrição nas aldeias indígenas. O PAA no Tocantins é executado pelo Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins desde 2005.

Atualmente, cerca de setecentos e cinquenta indígenas do município de Tocantinópolis, que pertencem a cinco comunidades, entre elas: Serrinha, Areia Branca, Boi Morto, Prata e São José recebem alimentos do programa. As famílias recebem os alimentos semanalmente, dos quais fazem parte do hábito alimentar dos povos indígenas. O cardápio conta com mandioca, frutas, feijão, milho, mel, frango, polpas de frutas, entre outros.

De acordo com Felismino Coelho, supervisor regional do Ruraltins de Araguatins, a produção de alimentos em áreas indígenas não é suficiente para abastecer todas as comunidades, por isso, existe a necessidade do apoio e reforço alimentar. “O Ruraltins vem desenvolvendo diversas atividades nas áreas indígenas da região, como a implantação de casas de farinha, implantação de hortas coletivas, cultivo de frutas e criação de pequenos animais. Desde 2006 a alimentação foi reforça com a doação de produtos da agricultura familiar, por meio do Programa Compra Direta Local”, enfatizou Coelho.

Para o presidente do Ruraltins José Elias Júnior, o programa PAA será um dos focos principais em sua gestão. “No Tocantins, o programa PAA se tornou essencial. É importante lembrar que um dos principais objetivos é combater a fome e fomentar a produção familiar, tendo como público prioritário as famílias de pequenos agricultores e pessoas em risco nutricional e alimentar. Nós vamos dar continuidade a esta importante ação”, comenta Elias.

Segundo o coordenador estadual do PAA no Tocantins Adenieux Rosa Santa, que é assessor técnico do Ruraltins, o programa beneficiará outras comunidades indígenas dos municípios de Itacajá, Tocantínia, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.

O Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar no Tocantins foi considerado pelo Ministério de Desenvolvimento Social como um dos melhores do país em termo de execução e resultados sociais.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias