Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dia de Finados movimenta cemitérios

Publicado

em

O dia ensolarado desta quinta-feira (2), foi de muitas homenagens nos cemitérios de Tocantinópolis. Seguindo a tradição no Dia de Finados, centenas de pessoas tiraram um tempinho para prestar homenagens nos campos-santos, levar flores, acender velas e fazer orações aos entes queridos.

Limpeza

Na semana anterior ao dia dedicado aos falecidos, a Prefeitura de Tocantinópolis promoveu mutirão de limpeza nos três principais cemitérios da cidade. As equipes fizeram capina, poda de arvores, roçagem, manutenção de passarelas, recolhimento de entulhos, pintura e varrição. Os serviços visaram dar maior conforto, segurança e fluidez às famílias no momento da visita aos túmulos.

Missas

A Paroquia Nossa Senhora da Consolação preparou uma programação especial para o Dia de Finados. Celebrações eucarísticas foram realizadas nas três necrópoles. Pela manhã o Pe. Edmar Silva celebrou missa no cemitério Central. No período da tarde, tanto no cemitério do Alto Bonito como no Nossa Senhora da Consolação houve missa simultaneamente.

No Alto Bonito, o ato litúrgico fora celebrado pelo padre Miguel Duarte. Já no maior campo-santo do município, a cerimônia eucarística foi presidida pelo bispo Dom Giovane. Carregadas de flores e velas, as centenas de pessoas que prestaram tributo aos familiares e amigos, aproveitaram o momento para participar das celebrações religiosas.

Independente da interpretação religiosa, o dia de hoje é destinado a saudade. Essa palavra que estará sempre presente em nossos corações ao relembrarmos aqueles que amamos e que não estão presentes fisicamente, mas continuarão vivos eternamente em nossos corações.

Renda extra

O dia de Finados não é apenas uma data para relembrar entes queridos. Muitos vendedores enxergam no feriado uma oportunidade de renda extra. A frente do cemitério Nossa Senhora da Consolação, por exemplo, virou um ponto de comercialização para ambulantes. Com o movimento intenso, os vendedores aproveitaram a oportunidade para comercializar flores, velas, arranjos, jarros, coroas e demais enfeites fúnebres. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bebê de apenas 11 dias é salvo pela PM após engasgar

Publicado

em

Um bebê, de apenas 11 dias de nascido, foi salvo pela equipe de policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), na tarde dessa quarta-feira, 03, no Assentamento Indiana, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A mãe da criança, 20 anos, ligou no telefone 190 relatando que seu bebê estava engasgado e pedia socorro da PM.

Ainda segundo a mãe da criança, o bebê havia acabado de mamar e começou a se engasgar com o próprio vômito assim que ela deitou a criança. O policial militar que atendeu a ligação na Central de Operações da PM (Copom), percebendo o desespero da mãe deu início a diversas orientações no intuito de acalmar a mãe e como deveria proceder com os primeiros socorros até a chegada da viatura da PM que já estava a caminho para o local.

A criança foi salva quando os policiais militares chegaram e realizaram o procedimento conhecido por Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo da pessoa respirar.

Durante o trajeto para o hospital de Araguatins, através da sequência das manobras os militares perceberam que as vias respiratórias do bebê já estavam desobstruídas, respirava normalmente e foi entregue à equipe do Corpo de Bombeiros que também já estava a caminho em atendimento da solicitação e assumiu os trabalhos levando o bebê para a Unidade Hospitalar de Araguatins.

“Dá orgulho essas ações, pois demonstram que a nossa atividade vai muito além de prender ladrão, mas também proteger o cidadão de bem, principalmente aquele mais necessitado. Parabéns a cada um dos militares, desde o Copom até a guarnição, pela dedicação nesta ocorrência”, afirmou o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Reis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quinta, 4

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Interporto vence o TEC no Ribeirão

Publicado

em

Os comandados de Wladmir Araújo venceram o TEC por 1 a 0, no estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, nesta quarta, 3.

Com a vitória, a equipe de Porto Nacional segue na liderança com 100% de aproveitamento.

O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Guilherme, aos 43 do primeiro tempo.

Com a derrota o Verdão do Bico caiu para quarto na classificação. 

Continue lendo
publicidade Bronze