Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Estudantes recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado

em

Quatro estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, do município de Tocantinópolis, foram classificados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2021. Fábio Júnior Rocha e Graziella Soares Belarmino vão receber medalhas de ouro na competição, enquanto Sarah Nobres e Pedro Mariano Oeiras receberão medalhas de prata pelo desempenho das provas teóricas de nível 4, realizada na unidade escolar no dia 5 de agosto, com a participação de 24 estudantes.

A OBR tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, além de identificar jovens talentosos e promover debates e utilizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Fábio Martins Rocha Bandeira Júnior, medalhista de 14 anos de idade, contou que seu desempenho se deve à escola e ao professor que o incentivou e o apoiou. “Para mim, foi mais uma experiência e oportunidade em avaliar o grau do meu conhecimento na área de robótica, que tem despertado cada vez mais minha curiosidade e criatividade. Na primeira OBR que participei, fui medalhista de prata e este ano fui medalhista de ouro. Essa é uma grande conquista na minha vida, pois mostra que tenho avançado e crescido com incentivo, apoio e credibilidade que recebo da escola”, pontuou. 


Para o professor de matemática, Claudir Aguiar de Oliveira, a Olimpíada de Robótica é uma oportunidade de diversificar os conteúdos do Currículo e impulsionar a criatividade dos estudantes. “Conheci a OBR em 2016 e desde então passei a me interessar pelo evento e assim comecei a ver possibilidades de envolver os estudantes nesse universo da robótica. Tendo em vista que, até então, para eles, esse tipo de avaliação externa estava muito distante da realidade sociocultural e socioeconômica, podendo assim oportunizar novas experiências educacionais e além de tudo, valorizar suas habilidades e conhecimentos adquiridos”, ponderou.

OBR

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A Modalidade Teórica acontece nas unidades escolares dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão a questões de uma prova escrita preparada pela Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Também conta com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil. (Guilherme Gandara)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saiba os locais para subscrever abaixo-assinado contra aumento de tarifas do SEMUSA

Publicado

em

O movimento popular que vem organizando um abaixo-assinado, para ingressar junto os órgão de defesa do consumidor e de fiscalização e controle, contra o aumento das tarifas e taxas do Serviço Municipal de Saneamento (SEMUSA), reajustadas em até 171%, disponibilizou 6 pontos de cometa de assinatura. Qualquer morador da cidade pode participar, basta se dirigir a um dos locais, com documentos pessoais, nos seguintes horários: das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas até sexta-feira, 28.

Os locais para o acolhimento de assinaturas são:

  • Departamento de Administração da Câmara Municipal das 8:00hs ao meio dia.
  • Comercial Negreiros na Avenida Araguiaia próximo ao Cruz.
  • Farmácia Bianca, rua Bartolomeu, esquina com a rua F, N°2582. Próximo a Rádio Sucesso FM.
  • Comercial Esquinão, Avenida Quintino Flutuoso, divisa com a Vila Madalena e Vila Miranda.
  • Adega 5 irmãos, Alameda 3, ao lado do Comercial Sandes Vila Cidinha.
  • Casa do Sr. Chico Nunes, na rua Dom João Sexto esquina com a rua C, próximo a Creche abandonada. N°1867
Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: MP instaura inquérito sobre aumento de tarifas no SEMUSA

Publicado

em

Após os usuários do Serviço Municipal de Saneamento de Araguatins (SEMUSA), serem pegos de surpresa com aumento em tarifas e taxas que chegam a até 171%, determinadas pelo prefeito, Aquiles da Areia (PP), o Ministério Público resolveu instaurar um Inquérito Civil.

Segundo o MP, a medida visa verificar os critérios utilizados pelo prefeito para determinar o aumento das tarifas, que vem sendo consideradas abusivas pelos consumidores.

Um grupo de populares também organiza um abaixo-assinado para provocar o PROCON a tomar providências. Um dos líderes do movimento popular, Marcelo Coelho, diz que a população até entende que é necessário o aumento, por conta dos insumos terem aumentado, porém questiona o aumento abusivo e desproporcional, muito acima do normal, e pede que os órgãos de defesa, ajudem a fazer valer os direitos dos consumidores. Coelho ainda lembra que não foi apresentado nenhum plano de melhorias no sistema que justifique um reajuste no patamar que foi feito.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Amélio Cayres solicita a implantação do “Auxílio Enchente” para famílias atingidas pelas cheias

Publicado

em

Durante a sessão extraordinária desta terça-feira, 25, o deputado estadual Amélio Cayres (SD), solicitou o envio de expediente ao governador do Estado, em regime de urgência, requerendo a implantação do “Auxílio Enchete” para ajudar famílias que foram prejudicadas pelas chuvas fortes em todo o estado e que tiveram suas moradias alagadas pelas cheias dos rios.

Segundo o projeto, o auxílio seria pago em parcela única a partir deste mês e perdurar por até 60 dias, ou conforme esteja a situação e o nível das chuvas. Caso o auxílio seja aprovado, os beneficiados precisarão ser cadastrados pelas prefeituras dos municípios.

“Essa solicitação pelo auxílio é para que as pessoas possam se reintegrarem, voltar para as suas residências e dar a elas o mínimo para que possam realmente reerguer o que foi perdido pelas enchentes”, afirma o parlamentar.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Tocantins teve o nível de alerta de tempestades elevado para laranja, sendo o segundo mais grave na escala utilizada pela instituição. Devido ao aumento no nível das chuvas, a Usina de Estreio, na região do Bico do Papagaio, teve elevação no volume, atingindo municípios como Tocantinópolis, Itaguatins, Maurilândia, São Miguel do Tocantins, entre outros.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze