Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Fabion Gomes oficializa apoio a Vicentinho

Publicado

em

O pré-candidato a deputado estadual, Fabion Gomes (PR), declarou nesta sexta-feira (22), durante reunião com prefeitos da região do Bico do Papagaio, apoio à reeleição do senador Vicentinho Alves (PR). O encontro político aconteceu no Colégio João Paulo II, na cidade de Axixá do Tocantins. Na ocasião, 15 gestores confirmaram adesão à pré-candidatura do republicano ao senado. Os vereadores de Tocantinópolis, Zullias Amoury (PSD) e Joelson Farias (PSD), também marcaram presença.

Em pré-campanha, Fabion aproveitou o encontro político para visitar moradores da cidade de Axixá, e durante a agregação, falou do projeto político que está sendo construído para as eleições do ano que vem. “Um prazer muito grande estar aqui em Axixá. Uma recepção maravilhosa. Iniciamos as andanças políticas na procura de apoios na tentativa de consolidar nossa pré-candidatura”, disse.

Gomes destacou que Vicentinho, além de ser companheiro, é um grande político por ter uma visão que busca a qualidade de vida do povo, e que independente do lado político, tem viabilizado recursos para melhorar os municípios. “Tenho um grande apreço pelo senador. Não há nada melhor do que votar em num candidato que temos uma amizade, a liberdade de conversar, de participar, de abraçar e sentir no abraço a sinceridade e a verdade. No meu amigo senador Vicentinho eu sinto isso”, frisou Fabion.

Com uma proporção de quase 145 mil eleitores, a região do Bico do Papagaio tem condições de eleger pelo menos uns cinco deputados estaduais, no entanto, é preciso fazer uma análise e depositar o voto em quem realmente se pode confiar, pois o voto precisa ser bem estudado. “A política está muito desorganizada e muito desacreditada. É preciso que demos uma caprichada no nosso voto. Não podemos votar naquelas pessoas que não conhecem a realidade da nossa região, não podemos deixar que nosso voto seja levado ao vento, vamos tirar ele e colocar na urna como sendo nosso verdadeiro pensamento de realização, de melhorias para a população, pois o povo precisa melhorar a qualidade de vida”, destacou Fabion.

Fabion comentou ainda que quando em visita pelo Bico, viu a necessidade do Tocantins ter se tornado um Estado da Federação, caso contrário, as cidades inda seriam apenas povoados. “Melhoramos muito, porém precisamos melhorar ainda mais. Graças aos recursos alocados pelo senador Vicentinho, o qual tem ajudado os municípios do Bico e todo o Estado do Tocantins, os prefeitos estão tendo condições de melhorar a situação de seus municípios”, enfatizou.

Com dez meses pela frente, a corrida eleitoral se aproxima e o cenário político fica cada vez mais acirrado. “Temos dez meses pela frente, outras reuniões virão, talvez mude alguma coisa daqui para abril, junho, ou julho que é o prazo para as convenções, mas já estamos na estrada procurando companheiros e companheiras que possam fortalecer e nos ajudar, sobretudo, que passem a acreditar em nosso projeto e nas nossas propostas”, informou Fabion destacando que Tocantinópolis, hoje dá grande suporte na sua eleição de deputado, todavia, é necessário a ajuda de outras cidades para a concretização desse plano.

Com a adesão de 60 prefeitos, das regiões do Sul, Sudeste, Vale do Araguaia e agora do Bico do Papagaio, Vicentinho considerou fundamental o apoio e o reconhecimento dos gestores e a confiança no trabalho desenvolvido no Congresso, em favor dos municípios. “Todos eles têm sido grandes parceiros durante meu mandato, e eu tenho de todas as formas tentado contribuir, ajudando e apoiando as iniciativas em prol dos municípios”, destacou o senador.

Confirmaram apoio à reeleição de Vicentinho os prefeitos: Damião Castro (MDB), Axixá do TO; Valber Saraiva (PSDC), Ananás; Américo Borges (PV), Buriti do TO; Carlos Alberto (PP), Carrasco Bonito; Maria Ivoneide (PR), Itaguatins; Gustavo Novato (PR), representado por Antônio Novato; Leioneide Sobreira (PR), Maurilândia; Elvira Araújo (PR), Nazaré; Ho-Che-Min (MDB), Praia Norte; Diva Ribeiro (PR), Riachinho; Armindo Cayres (PR), Sampaio, representado pelo deputado Amélio Cayres; Ronaldo Parente (PSDB), São Bento do TO; Elizângela Alves (PR), São Miguel do TO; Adriano Rodrigues (PT), São Sebastião do TO; Claúdio Santana (MDB), Araguatins.

Também estiveram presentes, o presidente da Associação dos Municípios Tocantinenses (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT); o prefeito de Rio Sono, Dr. João (DEM); e o vice-prefeito de Araguanã, Hernandes Brito (PSD), além de vereadores e líderes políticos do Bico do Papagaio. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Segunda parcela do FPM é antecipada para sexta, 18. Valores continuam em alta

Publicado

em

Os valores do segundo decêndio de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) serão creditados nas contas das Prefeituras do Bico do Papagaio e restante do país, nesta sexta-feira (18).

O segundo decêndio de junho de 2021, comparado com o mesmo decêndio do ano anterior, apresentou um crescimento de 26,24% em termos nominais, sem considerar os efeitos da inflação. No acumulado deste mês, em relação ao mesmo período de 2020 o crescimento foi de 88,45%. O economista e especialista em Orçamento Público, César Lima, explicou os motivos desse crescimento.

“Ano passado, nessa época, estávamos com uma economia bem mais fechada, vários lockdowns mais abrangentes no Brasil. A atividade econômica realmente estava bem mais arrefecida. Esse ano já há uma melhoria na atividade econômica, e houve também o fator inflação, que pressionou bastante os preços.”


Mas segundo o especialista, os resultados referentes ao crescimento só poderão ser comprovados no próximo ano. “Nós só vamos conseguir comparar se houve um crescimento real da economia em 2022 (muito provavelmente já com uma população quase que completamente vacinada e uma normalidade da atividade econômica) com 2019, que é o período pré-pandemia. Por enquanto, 2020 e 2021 são pontos fora da curva, só que este ano apresenta uma melhora significativa em relação ao ano passado, por conta da atividade bem mais liberada em todos os estados”, explica. 

Os valores relativos ao fundo são pagos aos municípios a cada dez dias (10, 20 e 30) de todo mês. Como em junho a data cai no domingo, o repasse foi antecipado para o primeiro dia útil anterior. 

O dinheiro é creditado pelo Banco do Brasil S/A, que disponibiliza, na sua página na internet, os avisos referentes às distribuições decendiais das contas dos Fundos de Participação, com os lançamentos a crédito e débito.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é a maneira como a União repassa verbas para os municípios brasileiros, cujo percentual, dentre outros fatores, é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes.

Como é feito o cálculo do FPM?

O cálculo do FPM leva em conta um coeficiente, determinado com base na quantidade populacional de cada município, e o percentual de participação dos estados. Os coeficientes variam de 0,6 a 4,0.

Os municípios são divididos em três categorias: capitais, interior e reserva. As capitais dos estados e Brasília recebem 10% do FPM. Interior são os demais municípios brasileiros e representam 86,4% do FPM. Já os municípios de reserva são aqueles com população superior a 142.633 habitantes e recebem – além da participação como município de interior – uma cota adicional de 3,6% do fundo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: 15ª morte por Covid é confirmada pela SES

Publicado

em

Nesta terça, 17, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou o 15º óbito por Covid-19, em Buriti, no Bico do Papagaio.

A vítima é uma mulher, 30 anos, tendo como fator de risco uma gravidez complicada por Covid-19, puérpera. Ela faleceu no dia 4 de junho, no Hospital Materno Infantil de Imperatriz (MA).

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Evangelista repudia deboches de Aquiles e pede respeito às vítimas da Covid

Publicado

em

Antônio Evangelista (SD), foi o único vereador de Araguatins a se pronunciar sobre as declarações do prefeito Aquiles da Areia (PP), ironizando as mortes por Covid-19. Os demais parlamentares presentes ao evento aplaudiram as chacotas do prefeito e os que não compareceram, se calaram.

Para Evangelista, só quem perdeu sabe a dor que enfrenta e que todo cidadão tem o dever de se solidarizar. De Aquiles, o vereador exigiu coerência e decência.

Com a palavra vereador Antônio Evangelista:

O vereador de Araguatins, Antônio Evangelista (SD) repudia a fala do Prefeito Aquiles Pereira (PP), que ocorreu na manhã da última terça-feira, 15, durante a ordem de serviço da pavimentação asfáltica de ruas e avenidas de Araguatins.

Primeiramente nos solidarizamos com as famílias que perderam seus membros ao longo destes meses de pandemia e que só quem perdeu sabe a dor que enfrenta e nós como cidadãos desta cidade nos solidarizamos com os companheiros e amigos que diariamente perdem seus familiares na batalha contra o coronavírus.

Como comandante do executivo, o senhor Aquiles deveria tomar medidas cabíveis e agir com coerência e decência, algo que não vem fazendo e deixando nossa gente sofrer e padecer, pois não temos um Hospital para atendimento a casos graves e ficamos a depender das vagas do Hospital Regional de Augustinópolis, Araguaína, Palmas ou a rede particular de Imperatriz.

Temos que agir, cuidar da nossa gente e nos preocupar com as vidas, pois só quem perdeu um familiar sabe a dor e como é difícil, ainda mais no momento terrível que temos passado.

É hora do executivo, juntamente com seu Secretariado agir em harmonia com a Câmara Municipal e alinhar os pensamentos, e se for o caso ter estratégias rígidas para que se tenha resultados para coibir as aglomerações e a proliferação deste vírus.

Eu como parlamentar me coloco a disposição da minha comunidade e repudio veementemente toda e qualquer afronta contra a nossa gente e o que devemos fazer é cuidar da nossa gente.

Previna-se!

Cuide-se!

Use máscaras, álcool em gel e evite aglomerações!

Araguatins – Tocantins, 16 de junho de 2021

ANTÔNIO EVANGELISTA
Vereador – Solidariedade

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze