- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

TOCANTINÓPOLIS: Fortes chuvas elevam nível do Rio Tocantins

ALERTA

Mais Lidas

Depois de um longo período sem chuvas, o Tocantins começou a entrar em um período de transição da estiagem para o chuvoso. Tocantinópolis, município localizado na microrregião do Bico do Papagaio, iniciou o mês de dezembro com bastante volume de chuvas.

As intensas ocorrências são resultado do enfraquecimento da massa de ar quente que atua sobre o estado. Com o calor e o aumento da disponibilidade de umidade, várias áreas de instabilidade se formaram sobre o Tocantins resultando em chuvas ao longo de toda a semana.

As fortes pancadas de chuvas além de oportunizar um clima agradável, também contribuíram significativamente para a elevação do nível do Rio Tocantins, o qual tem oscilado durante esses dias e chegado a mais de 1,5 metro acima do normal.

As previsões de elevação serão, segundo informações da UHE – Usina Hidrelétrica de Estreito, de 4.137,20 m³/s para as 24h, 4.141,02 m³/s para 48h e 4.003,37 m³/s para 72h. Com isso, a equipe da Defesa Civil encontra-se de prontidão verificando pontos estratégicos a possíveis alagamentos.

O pescador Valmir Santana disse que nessas épocas do ano, sempre fica em alerta devido as oscilações do nível do rio. “Quando chega o período de chuva, o rio enche de forma rápida e abaixa da mesma velocidade. Temos nossas embarcações e com isso temos que estar sempre olhando. Torcemos para que na época da piracema o rio fique cheio, mesmo assim ficamos apreensivos quando há as enchentes, pois, todos os anos tem as mortandades de peixes e não sabemos do que são causadas”, explica.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou alerta amarelo para a região norte do Tocantins e alerta laranja para a Região Tocantina (Maranhão). De acordo com o aviso são esperados para os próximos dias de 30 a 60mm/h ou 50 a 100mm/h de chuva. A umidade relativa do ar deve ficar entre 60 a 100%, e a temperatura permanecerá estável entre 18º a 28°C.

Nesta quinta-feira (6), o clima continuará úmido. Durante a tarde o céu ficará nublado a encoberto com probabilidade de chuva. À noite, será encoberto a nublado com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.

No final de semana, as chances de chuvas permanecerão. A manhã da sexta-feira (7), será de céu encoberto a nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, podendo ocorrer inclusive nevoeiros. Durante a noite, o tempo ficará encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. (Dirceu Leno)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias