Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Gestores e técnicos da Diretoria de Ensino discutem melhorias para escolas indígenas

Publicado

em

Os gestores e técnicos das seis Diretorias Regionais da Educação (DREs) que contam com escolas indígenas estarão reunidos em Palmas, na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nesta terça-feira, 3, e na quarta-feira, 4, para socializar os documentos que regem a Educação Escolar Indígena e as ações desenvolvidas nas escolas dessas Diretorias.

As seis DREs que contam com unidades de ensino indígena são Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Araguaína, Pedro Afonso e Gurupi, que atendem os seguintes povos: Apinajé, Xerente, Javaé, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô e Krahô-Canela.

São 5.469 alunos entre crianças e jovens em idade escolar, bem como adultos com interesse em se alfabetizar em todo o Estado, que recebem um atendimento específico. “É um momento de avaliação e planejamento da oferta da Educação Escolar Indígena no Estado do Tocantins. Esse momento também possibilita a integração, a participação e o alinhamento das ações para 2020”, destacou o secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes.

O gerente de Educação Indígena, Waxiy Maluá Karajá, também destacou que um balanço realizado em 2019 ajudou no planejamento das ações para o próximo ano. “É o momento de alinharmos o nosso trabalho e caminharmos na mesma direção em prol de uma Educação que valorize a identidade dos povos indígenas e que desenvolva cada vez mais a aprendizagem”, ressaltou.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Candidatura de Rocha Miranda é aprovada pelo TRE

Publicado

em

Por 5 a 1 , a candidatura de Rocha Miranda (PTB), da coligação “De Volta ao Progresso”, foi aprovado pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na manhã desta quinta, 29.

Com a decisão, Rocha Miranda se torna apto a disputar a eleição.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: TRE não dá provimento a Recurso de Rocha e mantém aprovada candidatura de Cláudio

Publicado

em

O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), negou Recurso interposto pela Coligação “De Volta ao Progresso”, do candidato a prefeito Rocha Miranda (PTB), contra a decisão do juiz eleitoral, José Carlos Tajra Reis Junior, que reformou a primeira decisão de indeferimento de Cláudio Santana (MDB), da Coligação “Juntos por Araguatins” e aprovou o registro.

O Recurso Eleitoral questionava a Sentença que acolheu Embargos de Declaração com efeitos infringentes no Registro de Candidatura de Claudio Carneiro Santana, após a aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), da prestação de contas, que até então, estavam reprovadas e motivava a inelegibilidade.

Por unanimidade, os juízes não reconheceram o recurso de Rocha Miranda e mantiveram o deferimento da candidatura de Cláudio Santana.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 desta quarta, 28

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze