- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 13 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

TOCANTINÓPOLIS: Idosos participam de passeio turístico em São Luís-MA

TERCEIRA IDADE

Mais Lidas

Prosseguindo com ações de valorização e inclusão da pessoa idosa, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu de 15 a 18 de novembro, na cidade de São Luís/MA, passeio turístico com integrantes da Junina da Melhor Idade.

Momentos de lazer, descontração, animação e muito conhecimento. Assim, podemos resumir a viagem da Junina da Melhor Idade à Capital do Estado do Maranhão, a qual é rica em manifestações culturais e conta com o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina.

Foram quatro dias de curtição onde os idosos puderam se divertir e ao mesmo tempo conhecer um pouco da história da única cidade brasileira fundada pelos franceses. Com 406 anos, São Luís também é uma das três capitais do Brasil localizadas em ilhas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Eleny Araújo, o objetivo é dar oportunidade ao idoso em participar de atividades de lazer, na qual estabeleçam relações interpessoais com o grupo e que venham a contribuir para uma melhor qualidade de vida. “Temos proposto esses momentos para que todos se sintam valorizados e tenham uma interação e união entre eles”, pontuou.

O prefeito Paulo Gomes que também acompanhou os idosos durante o passeio, acompanhado da primeira-dama, Priscila Lutiane, ressalta que a atual administração além de oportunizar momentos de lazer, também investe em políticas públicas para os idosos. “Momentos como esses reforçam nosso objetivo, que é oportunizar uma melhor qualidade de vida para nossos idosos. Trabalhamos de forma integrada e com planejamento para que as pessoas da terceira idade possam sair da rotina e ter momentos de lazer e descontração como esse, dando a eles oportunidade até de conhecer novos lugares do Brasil”, destacou o gestor municipal.

Para todos que participaram deste passeio, foram períodos inesquecíveis e que permanecerão eternizados na memória. O grupo pôde conhecer alguns dos principais pontos turísticos da Ilha do Amor, em especial, o Centro Histórico, a exemplo do Palácio dos Leões, Praça Dom Pedro II, Catedral da Sé Nossa Senhora da Vitória, Prefeitura, Feirinha Cultural, as vielas e os casarões históricos construídos no período da colonização, dentre outros.

Momentos de alegria e diversão foi perceptível quando alguns idosos conheceram pela primeira vez, o mar. Dona Maria Pereira disse que se sentiu muito bem durante o passeio. “Foi uma experiência maravilhosa. Aprendi muito e espero aprender cada vez mais participando desses passeios promovidos pela Prefeitura. Irei contar essas vivencias para meus netos e bisnetos. Fiquei maravilhada com tudo que vi”, disse.

Dona Geraldina Lima, ressaltou que participar do passeio foi um dos melhores momentos de sua vida. “Essa iniciativa é uma das melhores coisas que já aconteceu em benefício da terceira idade. Conhecer lugares históricos de São Luís, participar de missa na Catedral de Nossa Senhora da Vitória e ir às praias foram lindos momentos que jamais esquecerei, porque para nós idosos, foi marcante em nossas vidas”, destacou.

Dona Petronilha também ficou satisfeita com a viagem promovida pelo Executivo Municipal. “Fui a vários locais que ainda não conhecia. Amei viver essa experiência. O Palácio dos Leões é um lugar perfeito e com uma história surpreendente. Fiquei admirada e adorei tudo. Eu nunca tinha ido a São Luís, portanto, aproveitei cada instante desse lugar maravilhoso, porque não é todo dia que a gente tem uma oportunidade como essa. Agradeço ao prefeito e a vice-prefeita pela oportunidade que nos deram. Eu gostei muito”, disse a participante.

O Sr. João Batista pontou que essa foi uma das experiências que ficará marcada em sua vida, isso porque além de conhecer um pouco da história da cidade de São Luís, o momento oportunizou interação entre os demais participantes. “Estou vivendo saudável e aprendendo novas coisas. Hoje o idoso está tendo aproveito de 100% por parte da Prefeitura, a qual investe verdadeiramente no idoso. As pessoas que trabalham na secretaria se dedicam fundamentalmente com carinho. Conhecer lugares históricos e explicações sobre cada um é uma felicidade e orgulho na minha vida. Então, isso para mim, é de grande proveito”, disse.

Durante o passeio, os idosos também tiveram a oportunidade de participar de atividades de alongamento e relaxamento as quais foram realizadas pelos profissionais de educação física que atuam na Academia da Melhor Idade. Além de promover a integração no grupo, ações como essas reforçam e contribuem para com que os idosos usufruam de bons momentos visando a melhoria da qualidade de vida. (Dirceu Leno)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias