Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Ministério da Saúde habilita UPA. Mais de R$ 1,5 milhão serão repassados por ano

Publicado

em

????????????????????????????????????

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hrs) Dr. Murilo Bahia Brandão Vilela, do município de Tocantinópolis, foi habilitada pelo Ministério da Saúde (MS) para receber anualmente recursos na ordem de R$ 1.560.000 para manutenção e custeio dos serviços da unidade. Inaugurada pela Prefeitura em 27 de julho, a UPA de Tocantinópolis vem funcionando apenas com recursos municipais.

A portaria de nº 2.583, de 30 de novembro de 2016, estabelece que o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática dos recursos, em parcelas mensais, destinados ao Estado do Tocantins e ao Município de Tocantinópolis. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília nesta quarta-feira (30).

A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição Farias ressalta que seu sentimento é de dever cumprido e destaca que o prefeito eleito Paulo Gomes (PSD) está a par da situação e com certeza dará continuidade à funcionalidade dos atendimentos.

Conceição destaca ainda, que sua ida em Brasília, no mês de outubro foi providencial, pois a partir da habilitação, a UPA passará a atender 80% de sua capacidade e posterior à qualificação, processo pelo qual a unidade deverá ser submetida, já que os atendimentos tem sido relevantes, o foco agora é chegar aos 100% em qualificação.

 

Construída para desafogar o fluxo de pacientes, a UPA até então vem atendendo não só a cidade de Tocantinópolis, como também os municípios da região. A Unidade vem prestando serviços de urgência e emergência, que integrados às Unidades Básicas de Saúde do município e à urgência hospitalar, reforçam o atendimento da saúde pública em Tocantinópolis. (Com informações de Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Gestão nova, problemas antigos e população sofrendo na buraqueira

Publicado

em

Moradores de Augustinópolis, uma das principais cidades do Bico do Papagaio, assistem entrar e sair prefeito, e o mesmo problema persistir, a falta de cuidados com a vias urbanas e reclamam da quantidade de buracos, lama e falta de manutenção asfáltica.

Em diversas vias da cidade, seja nos bairros, periferia ou no centro da cidade, existem problemas sérios, que afetam até o que deveria ser um cartão postal da cidade, a Avenida Goiás.

Hoje é impossível, em muitas ruas, veículos trafegarem em linha reta, sem precisar se esquivar da buraqueira.

Moradores reclamam ainda de medidas emergenciais da Prefeitura, na Avenida Goiás, que além de prejudicar o trânsito, não seria um serviço que atenda a real necessidade. Os problemas sem solução, já caminham para uma década, sem que a cidade resolva demandas básicas nas vias, de forma definitiva, fazendo uso apenas de medidas paliativas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Professora Elizabete e líderes recebem Tiago Dimas

Publicado

em

A vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), continua se movimentando nos bastidores políticos. Nesta quinta, 22, ela e um grupo de líderes, organizaram uma reunião com o deputado federal Tiago Dimas (SD).

Na pauta, algumas reivindicações para o município e tratativas para a eleição do ano que vem.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Segundo boletim da Saúde, município chega a 23 mortes por Covid

Publicado

em

Nesta quinta, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou o 23ª óbito por Covid-19, no município de Xambioá, Bico do Papagaio. A morte ocorreu no dia 14 de abril.

A vítima é um homem de 60 anos, sem comorbidades e que estava internado no Instituto Sinai de Araguaína.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze